Anemostat

Em instalações residenciais, públicas, comerciais e industriais, a fim de garantir a circulação de ar ideal e criar um microclima confortável, vários tipos de sistemas de ventilação são montados. Alguns fornecem ar fresco, outros servem para remover o excesso de ar.

Existem sistemas de ventilação operando no modo de aquecimento de ar. Aqui, um dos componentes de tais sistemas será considerado.

O que é um anemostato? Termo e definição

O que pode estar associado à palavra "anemostat"? Para aqueles que não encontraram este dispositivo técnico, a primeira hipótese será o equipamento médico ou algo relacionado à física.

Isto não é assim, mas eles não estarão longe da verdade. Este projeto é um dos tipos de sistemas de ventilação de distribuição de ar para fornecer ar condicionado e distribuição controlada de fluxos de ar dentro da sala.

O objetivo dos anemostats. Por que eles estão instalados nas instalações?

Junto com grades de ventilação, difusores, este projeto é projetado para controlar artificialmente o movimento de massas de ar através de linhas de ventilação.

Grades e difusores, representam um projeto estático projetado para um determinado volume e uma direção de movimento do ar que entra. O design do anemostat é dinâmico e fornece a capacidade de controlar esses indicadores no modo manual ou automático.

Tipos de Anemostats

Como observado, os sistemas de ventilação são projetados para executar várias funções. O design do anemostato permite seu uso em qualquer sistema.

Ventilação

Este tipo fornece ventilação da sala e a extração de odores desagradáveis ​​da sala, enquanto remove o excesso de umidade dentro da sala com a corrente de ar. Mais frequentemente usado em residências, escritórios e edifícios públicos.

Abastecimento

Projetado para fornecer ar fresco, para manter um microclima confortável dentro de casa. Eles podem ser usados ​​para equipar sistemas em qualquer tipo de instalações (residenciais, comerciais, industriais). Eles podem ser usados ​​em sistemas de aquecimento de ar, como parte final separada do sistema e como um elemento de estruturas pré-fabricadas, pré-fabricadas, incluindo filtros, ventiladores, aquecedores de ar.

Abastecimento e exaustão

De acordo com o seu design, este tipo fornece uma combinação combinada de funções de ventilação da sala (exaustor, fornecimento). Dependendo do modo de uso, este projeto é capaz de fornecer fluxo de ar ou exaustão. Como o ar fornecido, esse design pode ser usado em sistemas de ventilação autônomos e como parte do projeto de sistemas forçados.

Tipos de anemostats em forma

O desenho do anemostato é um invólucro, dentro do qual, sobre uma lamela imóvel ou "flutuante", é fixado um parafuso de ajuste com uma "placa" fixada a ele. Dependendo do modo de uso pretendido, a placa pode ser convexa ou côncava.

A forma convexa (em relação à sala) garante a passagem efetiva do fluxo de ar no equipamento para garantir a exaustão. A forma côncava contribui para uma distribuição mais uniforme do fluxo de ar, proporcionando um influxo de ar fresco ou quente.

Ao contrário de uma grade ou difusor, esta forma cria um diagrama cônico e circular da direção do fluxo de ar. Ao usar desenhos com ripas "flutuantes", é possível direcionar o movimento do ar na direção ideal (ao longo das paredes, teto).

A escolha do material depende do tipo de sala e das condições de operação. O material mais comum para fazer anemostats é de plástico. Isso se deve às propriedades físicas e químicas do material (baixo peso, resistência, inércia química em relação ao meio ambiente).

Para uso em sistemas de ventilação com aquecimento de ar forçado, é dada preferência a uma estrutura feita de metal (aço galvanizado, alumínio). Para os amantes do design artístico, o design pode ser feito de madeira ou outro material. Mas esses projetos são feitos exclusivamente para encomenda.

Como um anemostato é instalado em uma sala?

A instalação do dispositivo pode ser realizada em qualquer parte da sala onde as comunicações de ventilação estão instaladas ou de acordo com um projeto aprovado. Mas, na prática, a instalação é geralmente realizada em uma cobertura de teto (tetos suspensos e suspensos).

No caso de sistemas abertos de um duto rígido, cujas aberturas de ventilação, como regra, estão localizadas na parte superior da parede, a instalação é feita na parede, o que não afeta a eficiência da distribuição de fluxos de ar dentro da sala.

Métodos de instalação para anemostats

O design do dispositivo oferece facilidade de instalação. O mais simples é montar em um duto rígido aberto. Equipamento adequado para o diâmetro do orifício de ventilação é selecionado, inserido e montado em uma estrutura de suporte.

Você pode instalar diretamente o corpo do produto ou o gabinete é montado em um flange de montagem montado no orifício de ventilação que está incluído em algumas amostras de produto.

Um processo de instalação mais complexo é ao instalar um ou mais dispositivos em comunicações de ventilação. No caso de instalação no processo de obras de construção e acabamento, é necessário levar em conta que o aumento do número de furos de ventilação devido ao aumento do comprimento dos dutos de ar vazados praticamente elimina o uso de anemostats.

No caso de instalação em uma sala equipada e acabada em dutos de ventilação montados, o principal problema é a precisão de determinar a localização do furo tecnológico para a instalação do produto.

Instruções de instalação

Em locais onde sistemas flexíveis de dutos de ar são produzidos, um furo tecnológico é perfurado (serrado) com um diâmetro correspondente ao diâmetro do duto de ventilação. Um alojamento de anemostato é inserido na abertura do duto. A parte estendida do dispositivo na forma de um círculo (manguito) é presa à superfície do mancal com parafusos auto-perfurantes ou fita de construção, dependendo do material de revestimento. Uma estrutura de suporte com um círculo decorativo é instalada na caixa. Para fixação confiável, são fornecidos sulcos e espaçadores. A placa (blindagem) com um parafuso de ajuste é parafusada na estrutura de suporte. Resta ajustar a folga necessária para o uso eficiente do equipamento montado.

Dicas Úteis

Deve ser lembrado que a instalação de sistemas com controle automático é melhor feita na fase de construção e instalação. Caso contrário, será necessário realizar o reparo novamente após colocar o cabo elétrico e instalar o interruptor.

Ao instalar durante o trabalho de construção, quando a caixa é instalada durante a instalação de dutos de ar, e o restante da estrutura é montado após o término do trabalho, a abertura do duto deve estar fechada.

Fabricantes e modelos populares

Hoje, os fabricantes fornecem produtos de qualidade. Marcas "ERA", "VENTOS" produzem produtos de todos os tipos. Você deve se concentrar nas características técnicas do dispositivo, dependendo das condições de instalação e operação futura. A marcação dá uma ideia da finalidade da estrutura, da marca do material a partir do qual é feita e do diâmetro máximo da estrutura.

Conclusão

O uso de anemostats, sujeito a todas as instruções fornecidas para instalação e operação, permite que você crie um microclima confortável na sala, o que afetará positivamente o bem-estar dos presentes. Além disso, é também uma oportunidade para fazer alterações originais e decorativas no interior da sala.

Assista ao vídeo: Anemostat nawiewny Zehnder ComfoValve Luna (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário