Como ligar o forno em um fogão elétrico

O forno é um dos eletrodomésticos mais comuns e necessários na cozinha. Permite que qualquer dona de casa prepare pratos deliciosos e saudáveis ​​tanto para a mesa festiva como para a alimentação diária de toda a família. No entanto, esse é um dispositivo de alto risco e requer conformidade com várias regras durante a instalação, conexão e operação.

Manual de instruções do dispositivo

Como ligar o forno em um fogão elétrico? Tanto o forno quanto o fogão elétrico como um todo são poderosos, assim como aparelhos bastante perigosos. Portanto, cada fabricante tenta fazer as instruções mais detalhadas e compreensíveis para eles.

Deve ser estudado cuidadosamente antes do primeiro uso, e recorrer a isto no futuro como necessário. O que você deve prestar atenção especial a:

  1. É importante instalar e conectar, bem como reparos, se necessário, confiar apenas em especialistas qualificados.
  2. Para cozinhar no forno, recomenda-se a utilização de refratários especiais (ferro fundido, cerâmica, silicone, etc.).
  3. A parte mais baixa do forno não se destina a cozinhar, colocar uma assadeira ou outros pratos lá, corre o risco de estragar o aquecedor.
  4. Ao definir a temperatura, ouça as recomendações indicadas na receita do prato.
  5. Depois de cozinhar, recomenda-se também ventilar a sala dos produtos de combustão.

Atenção! Antes de limpar o forno, certifique-se de desconectar o aparelho da fonte de alimentação. Se esta regra simples não for observada, existe o risco de choque elétrico.

Primeiro lançamento

Primeiro de tudo, você precisa verificar o conteúdo do forno e extrair todo o excesso.

Em seguida, você precisa inserir o plugue em uma tomada elétrica e ajustar o temporizador para a temperatura desejada. Se o forno for usado pela primeira vez, recomenda-se “queimá-lo”. Para fazer isso, o dispositivo é aquecido a uma temperatura de 120 ° a 150 ° C, vazio por 20 a 30 minutos.

Você pode então abrir a porta e deixar entrar ar fresco. Com posterior utilização, após aquecimento até à temperatura desejada, é inserida uma assadeira com produtos.

Atenção! Ao usar o forno, você deve se lembrar de seu forte aquecimento. Tocar seus elementos sem luvas de proteção pode resultar em graves queimaduras térmicas.

Após o término do tempo de cozimento, o botão de controle de temperatura deve ser ajustado para "0" e o dispositivo deve ser desconectado da rede elétrica. Quando o forno esfriar, limpe-o.

Apresentando recursos básicos

A principal função do forno é preparar uma variedade de pratos de carne, frango, peixe, vários produtos de confeitaria, etc Além disso, a principal vantagem de um fogão elétrico em comparação com um fogão a gás é a capacidade de definir a temperatura exata para cozinhar um determinado prato de acordo com a receita.

No entanto, a maioria dos modelos de fornos elétricos é equipada com os seguintes elementos que fornecem funções adicionais:

  • Temporizador
  • Despertador;
  • Elementos de aquecimento superiores e inferiores.

Tanto o despertador quanto o cronômetro são ajustados por um certo tempo necessário para cozinhar, mas sua finalidade funcional é diferente. O despertador toca com um sinal sonoro sobre a expiração do tempo definido e a prontidão do prato, enquanto o timer desliga o modo de manutenção da temperatura após o final do tempo.

O aquecimento inferior é usado para que a comida não queime, é adequado para cozinhar alimentos que não requerem altas temperaturas, por exemplo, frutas cozidas. Aquecimento superior permite que você dê ao aperitivo uma deliciosa crosta dourada.

Fornos multifuncionais também são oferecidos no mercado moderno, que não só pode cozinhar alimentos, mas também pode ser usado para aquecer pratos, bem como descongelar e secar alimentos. Neste caso, o aquecimento fraco de ambos os elementos de aquecimento é aplicado de uma só vez.

O nível médio é mais adequado para cozimento uniforme em todos os lados.

A parede do fundo do forno em modelos mais caros pode ser equipada com um ventilador, que fornece cozimento uniforme ao mesmo tempo vários pratos colocados em diferentes níveis.

Se a família tiver filhos pequenos, a função adicional de trancar a porta automática ou mecanicamente pode se tornar útil.

Além disso, muitas donas de casa vão gostar das guias telescópicas, graças às quais é fácil remover as grades e a assadeira, o que reduz o risco de queimaduras.

Regras de segurança

Independentemente do fabricante do fogão elétrico e do seu modelo ao usar o forno, você deve se familiarizar e observar as seguintes regras básicas de segurança:

  • Não deixe um dispositivo em funcionamento por um longo tempo sem supervisão;
  • É proibido admitir crianças ao dispositivo incluído;
  • Você deve limpar o forno todas as vezes depois de cozinhar os alimentos nele, depois de ter desconectado o dispositivo da fonte de alimentação;
  • Para limpeza, use apenas detergentes permitidos pelas instruções do dispositivo;
  • Resfrie o forno apenas com a tampa fechada;
  • Não armazene substâncias inflamáveis ​​perto do fogão elétrico;
  • É proibido usar o forno para outros fins, por exemplo, para aquecer a sala;
  • Em caso de avaria, é proibido desmontar e consertar o aparelho por conta própria, é necessário utilizar os serviços de especialistas em reparos.

Sujeito a estas regras simples, o forno irá servir-lhe por muitos anos e irá deliciá-lo com pratos deliciosos e perfumados!

Deixe O Seu Comentário