Tipos de refrigeradores

Classe de Compressor

O princípio de funcionamento dos refrigeradores deste tipo baseia-se na propriedade do gás para aumentar a sua própria temperatura durante a compressão e reduzi-lo drasticamente durante a expansão. Portanto, os componentes do dispositivo são os seguintes: um compressor (às vezes dois), que fornece movimento do refrigerante, o próprio refrigerante, um evaporador no qual o gás se expande e esfria e um condensador que transfere calor do transportador para o ambiente.

O sistema de compressão funciona da seguinte maneira. O compressor localizado na parte inferior do refrigerador fornece freon para o evaporador. Este último é um sistema de tubos escondido nas paredes do dispositivo. Lá, o gás muda seu estado de agregação, reduzindo drasticamente a temperatura.

Calor de produtos nos escritórios de guarda-volumes é removido. Em seguida, o freon se move sob alta pressão para o condensador - uma grade preta na parede traseira do equipamento de refrigeração. Lá, ele gradualmente esfria e, retornando ao estado líquido, através de um tubo capilar, começa novamente seu caminho para o evaporador. O ciclo se repete exatamente até que os sensores de temperatura nas câmaras de armazenamento forneçam um sinal para parar o compressor.

Classe de absorção

Frigoríficos desta classe são mais familiares para os caminhoneiros e pessoas que vivem em áreas sem um fornecimento organizado de eletricidade. O refrigerante nos dispositivos de absorção é uma solução concentrada de amônia. O princípio da operação é bem simples.

O aquecimento da solução na zona de separação provoca a evaporação da amônia, que nesse estado entra no evaporador. Lá, devido à expansão, reduz sua própria temperatura e assume o calor dos produtos nas câmaras.

Além disso, o caminho do refrigerante encontra-se na câmara de absorção, onde é misturado com a sua própria solução menos concentrada. Esta zona é resfriada naturalmente ou graças aos ventiladores integrados. Após o que toda a mistura é novamente alimentada na câmara de aquecimento. O ciclo é repetido até que o regime de temperatura desejado seja alcançado nas câmaras de armazenamento de alimentos.

Ao contrário dos dispositivos de compressão, esse tipo de refrigerador tem um escopo estreito. Não proporciona alto desempenho e é considerado equipamento bastante perigoso devido às características químicas do refrigerante. No entanto, os recursos de design o tornam muito conveniente em seu segmento.

Classe Termoelétrica

O princípio de funcionamento desta classe de equipamentos de refrigeração é a absorção direta de calor. A ausência de um refrigerante e um sistema de circulação tornam os dispositivos termoelétricos bastante simples em termos de design. O papel do cooler é desempenhado por dois semicondutores conectados na forma de uma placa.

Ajuda! A operação de instalações termoelétricas é baseada no efeito Peltier, quando ao passar uma corrente elétrica através do ponto de contato de dois semicondutores, ocorre a transferência de energia de um para o outro.

Assim, a placa de resfriamento sob a influência da corrente elétrica reduz sua temperatura e retira calor dos produtos no refrigerador. Vale a pena notar que a aplicação de tensão com polaridade reversa dá o efeito oposto exato - a placa aquece.

Existem dispositivos em que a placa pode esfriar a -6 ° C, mas pertencem à categoria de modelos caros. Refrigeradores termoelétricos refrigeram produtos por um tempo muito longo, no entanto, os dispositivos são muito populares. Seus volumes variam de pequenos recipientes para bebidas a câmaras com uma capacidade de várias dezenas de litros.

Assista ao vídeo: Escoge el mejor refrigerador para tu hogar. (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário