Por que o microondas não liga

Um microondas há muito tempo se tornou um companheiro integral de todas as cozinhas. Ela facilita muito o processo de cozimento e é assistente fiel da anfitriã. No entanto, mesmo uma coisa insubstituível pode se tornar defeituosa. Você pode descobrir a causa da falha e realizar reparos sozinho.

Razões possíveis

Aparelhos domésticos, mesmo de alta qualidade, um dia falham. Na maioria dos casos, peças defeituosas podem ser substituídas e o dispositivo funcionará com vigor renovado. Microondas não são exceção.

O término do funcionamento pode ser causado por vários fatores:

  • porta aberta;
  • distúrbios no trabalho de baterias;
  • mal funcionamento do transformador;
  • falha do magnetrão;
  • substituição necessária de fusíveis;
  • substituição de capacitores;
  • definindo o modo errado.

Antes de realizar diagnósticos e reparos, é recomendável que você leia atentamente o manual de instruções. Ele mostra todas as nuances de cada parte selecionada, bem como as sutilezas ao trabalhar com o produto.

Se o trabalho for interrompido por outros motivos, entre em contato com um especialista no reparo de eletrodomésticos. Esses salões estão presentes em todas as cidades.

Muitas vezes é fácil descobrir, mesmo com uma inspeção visual, por que o forno de micro-ondas de repente desligou ou não começou a funcionar.

Porta aberta

Fornos de microondas emitem poderosos raios eletromagnéticos. Portanto, para a segurança do dispositivo, eles são equipados com vários tipos de travas. Um deles é a incapacidade de começar com a porta aberta. Portanto, a possível razão pela qual o micro-ondas não liga está precisamente nisso.

Se o microondas não ligar, verifique primeiro o aperto da porta ao corpo. Entre eles permanece um pequeno espaço necessário para conter os raios. Se a porta se afastar do corpo, o início da operação se torna impossível. Neste caso feche a porta firmemente para retomar a operação.

Uma possível razão poderia ser afrouxando laços. Para restaurar, você deve remover a porta e substituir as dobradiças por outras mais fortes. Para trabalhar, você precisa apenas de uma chave de fenda estreita. Você pode substituir em casa, entrar em contato com um centro de serviço é opcional.

Configurando o modo errado

Uma ninharia aparentemente tão insignificante quanto definir o modo é de grande importância. Se a seleção estiver incorreta, a comida será levemente aquecida. Para operação estável, você precisa selecionar o modo correto.

Violações no trabalho de baterias

Uma possível causa pode ser falta de tensão. Você precisa ter certeza de que há eletricidade nos quartos restantes do apartamento ou escritório. Se tudo estiver em ordem, recomenda-se verificar a tomada e o próprio aparelho de cozinha.

Para verificar a tomada, pode ligar outro equipamento, por exemplo, uma chaleira eléctrica ou a carregar a partir de um telemóvel. No caso de seu trabalho, a causa deve ser procurada nos elementos do próprio micro-ondas. Derretimento pode ocorrer no cabo, por causa disso os contatos caem e a fonte de corrente pára. A melhor opção para uso estável é substituir o cabo. Para levar a cabo este procedimento, é melhor confiar o forno de microonda ao mestre de trabalho com eletrodomésticos.

Uma possível razão para o término do trabalho pode ser um mau funcionamento da própria tomada. Para testes, recomenda-se conectar outros aparelhos elétricos. Se achar que falhou, você deve entrar em contato com um eletricista para reparo ou substituição.
O congestionamento da linha tem uma grande influência. Se vários aparelhos estiverem conectados à tomada de uma só vez, o forno de micro-ondas pode não funcionar devido a interrupções. Para fazer isso, é desejável desconectar dispositivos de terceiros da rede.

Violações na operação de componentes

Dificuldades no uso do forno de microondas podem ser causadas pelo mau funcionamento das peças integradas. Em caso de danos graves, recomenda-se entrar em contato com os centros de serviços para substituir peças antigas e solucionar problemas.

No entanto, muitas vezes o microondas não liga devido a pequenos defeitos. É possível identificar a causa e eliminar alguns deles. Vamos dizer-lhe o que e como fazer em casa.

Solução de problemas

Substituição de fusível

O principal objetivo dos fusíveis de micro-ondas é a proteção elétrica. No processo, eles podem queimar.

Importante! Após o exame, a aparência dos fusíveis queimados é imediatamente evidente: eles estão enegrecidos e levemente inchados.

Você pode substituí-los você mesmo. Ao comprar, é importante prestar atenção à identidade do novo produto para peças antigas. Você pode fazer a compra em lojas especializadas ou centros de serviços.

Verificação do capacitor

A razão pela qual o forno de microondas funciona, mas não produz calor, pode ser a falha do capacitor.

Você pode verificar seu desempenho usando um dispositivo especial - um ohmímetro. A resistência da seta indica seu mau funcionamento.

Reparação pode ser realizada de forma independente, depois de comprar um novo dispositivo. Antes de retomar a operação, recomenda-se verificar novamente com um ohmímetro.

Ajuda. A marca no sinal "infinito" indica a restauração das funções do capacitor.

Se isso não for possível, é melhor entrar em contato com um especialista.

Verificação do transformador

O transformador é um dos principais interiores do microondas. Ele está envolvido no processamento e transmissão de tensão de entrada.

O mau funcionamento pode ser causado por burnout do enrolamento primário ou secundárioque é perceptível durante a inspeção visual. Em tal situação, a decisão certa seria entrar em contato com o centro de serviços. Tentando se substituir pode piorar a situação.

Falha do magnétron

Magnetron - o elemento mais importante do microondas. Ele entra no circuito executivo do gerador de radiação. É um pequeno bloco com uma antena. É ele quem é responsável pelo aquecimento dos pratos, destacando as ondas eletromagnéticas especiais. Em caso de mau funcionamento, o forno microondas pode funcionar, mas o aquecimento não será realizado.

Para reparos, é melhor entrar em contato com especialistas.

No entanto, o magnetron pode ser substituído de forma independente, em casa. A nova parte deve corresponder totalmente ao antigo. É importante prestar atenção a isso ao comprar.

Para substituir, remova cuidadosamente a parte de trás do estojo e encontre o magnetron. Depois disso, a parte antiga é removida e substituída por uma nova. Resta anexar a parte traseira traseira do caso. Depois de concluir as etapas, verifique a operação do microondas.

Atenção! Todos os trabalhos sobre a substituição de dispositivos internos com falha devem ser realizados somente após o corte da fonte de alimentação.

Não seguir as precauções de segurança pode resultar em ferimentos pessoais e sérios danos à saúde humana.

Conclusão

O forno de microondas estabeleceu firmemente a sua posição no mercado de aparelhos de cozinha. Seu fracasso sempre se torna uma surpresa e um grande desgosto para o dono. Você pode realizar um pequeno diagnóstico e substituir peças quebradas com alguns passos simples e precauções de segurança.

Deixe O Seu Comentário