Como cortar um laminado

Um dos tipos populares de revestimento para instalações residenciais é um laminado. Este material consiste em várias camadas, cada uma das quais executa um certo propósito funcional. Ao colocar tal revestimento, é necessário ajustar e aparar os painéis para realizar a instalação de forma eficiente e tecnológica.

O que pode ser usado para cortar laminado em casa

Com cobertura total do piso, independentemente do tamanho, você deve ajustar os painéis à área necessária. Para cortar uma peça do comprimento desejado em casa, use uma ferramenta de corte diferente:

  • serra para metal ou madeira;
  • quebra-cabeças;
  • rebarbadora (moedor);
  • faca de construção;
  • guilhotina;
  • serra circular ou máquina de corte.

Qualquer um desses dispositivos é usado no trabalho, mas você precisa conhecer os recursos de cada um deles.

Serrote ou serra de madeira

A ferramenta mais acessível que pode ser encontrada em qualquer, até mesmo a menor fazenda, é uma serra de madeira. Ela facilmente corta as camadas componentes do painel. A qualidade do corte dependerá, em maior medida, de quão bem a serra é afiada. Para que a borda serrada seja reta, a serra deve ser mantida em um ângulo agudo para a lamela, em contato com a linha de marcação.

ATENÇÃO! Se, após o corte da peça de trabalho, os defeitos indesejados permanecerem no lado da serra - desalinhamento e aumento da rugosidade, a superfície é tratada com uma lima ou lima com granulação fina.

Uma serra para metal também pode ser usada para cortar um laminado, só você precisa saber que uma lâmina destinada ao ferro vai entupir rapidamente com resíduos de madeira. O uso adicional da ferramenta para trabalhar com metal exigirá a substituição da lâmina. O uso de serras para madeira ou ferro é possível com um pequeno número de peças cortadas, por exemplo, ao colocar o revestimento em uma das salas de estar. A complexidade do uso deste equipamento se fará sentir após o 3º corte. E aqueles, mesmo em uma pequena sala, terão que fazer pelo menos uma dúzia.

IMPORTANTE! Ao cortar com uma serra, é difícil entrar na linha de marcação, porque a ferramenta se move constantemente para o lado. Para precisão, use uma pequena barra, que é aplicada ao longo da linha de marcação, e então descanse nesta barra com uma lâmina de serra para facilitar a entrada na linha traçada!

Corte com um quebra-cabeças

O uso dessa ferramenta elétrica facilitará a laboriosidade do trabalho. Sua vantagem é considerada alta velocidade e capacidade de realizar cortes indiretos. Ao trabalhar com um quebra-cabeça, a marcação é feita na parte de trás dos painéis e o laminado é colocado com a face na mesa de trabalho durante o corte, porque o pé de apoio da mandíbula deixa uma marca na forma de um arranhão. Tal dano não será perceptível se permanecer do lado errado.

A vantagem de usar uma ferramenta elétrica é a capacidade de cortar vários espaços em branco de uma vez sem aumentar o esforço aplicado. Ao realizar esses cortes, os painéis são firmemente presos com grampos e controlam a conformidade dos tamanhos de cada um deles.

ATENÇÃO! Ao trabalhar com um quebra-cabeça, recomenda-se usar uma tela com um dente pequeno. Isto irá melhorar a qualidade da superfície final do corte.

A desvantagem de usar uma ferramenta elétrica é considerada uma pequena irregularidade na linha de corte, pois o trabalho manual é sempre diferenciado da máquina pela falta de retidão.

Usando um moedor

A presença de uma rebarbadora facilitará o corte das peças de trabalho ao colocar o laminado. Mas se tal trabalho não tem que ser feito, então é melhor primeiro fazer cortes de teste no material de esboço. O poder do moedor e as especificidades do uso de discos de corte na madeira requerem certas habilidades.

A versatilidade da retificadora permite cortar de forma rápida e eficiente o número necessário de painéis. Se você precisar realizar cortes indiretos, o moedor será relevante. Ao cortar, os painéis são colocados com a face para cima, você pode processar vários espaços em branco de uma só vez, mas você precisa se lembrar sobre a rigidez da fixação do laminado, porque o poder do moedor cria vibração.

ATENÇÃO! O uso de discos de corte para metal é uma violação da segurança contra incêndio. Neste caso, o aparecimento de um odor desagradável e fumaça.

Como cortar um laminado com uma guilhotina

Uma ferramenta profissional inclui um cortador para painéis do tipo guilhotina. Tem dimensões grandes e é projetado para cortar peças do comprimento necessário. Ao realizar o trabalho, o laminado é instalado sob a guilhotina virada para cima, em seguida, pressione a alavanca e pegue a peça de trabalho do tamanho desejado.

As vantagens deste dispositivo é a precisão e boa qualidade da superfície final. As desvantagens incluem: grandes dimensões da ferramenta e o tamanho limitado do corte. Por exemplo, um painel largo não pode ser cortado em um ângulo agudo devido ao curto espaço de trabalho. Para fazer cortes longos, use um cortador de lâmina especial com um tamanho de lâmina maior.

AJUDA! O custo de uma guilhotina é muito alto. Não faz sentido comprá-lo para colocar o laminado em um ou vários quartos!

Aplicação de faca de construção

Na ausência de uma ferramenta de bancada, você pode cortar a peça de trabalho usando uma faca de escritório. Será melhor usar uma faca de construção, porque tem maior rigidez e facilidade de retenção.

Para cortar o painel, coloque um canto ou trilho de metal ao longo da linha de marcação e, apoiado no dispositivo, faça um corte com uma faca. Neste caso, a peça de trabalho é colocada com a face para cima e exerce um grande esforço ao segurar a ferramenta ao longo da linha de corte. Papelão ou madeira compensada são colocados sob o painel e a passagem da faca ao longo da linha de corte é repetida até que as camadas superiores do laminado sejam destruídas. Depois de passar pela maior parte da espessura do material, a peça de trabalho é quebrada.

Cortar com uma serra circular

A utilização de uma máquina portátil para cortar painéis fará com rapidez e eficiência a quantidade necessária de laminado com o comprimento desejado. Ter as habilidades para trabalhar com ferramentas circulares portáteis ajudará no processamento longitudinal de peças de trabalho. Se você se deparar com essa ferramenta profissional pela primeira vez, então é necessário realizar vários cortes brutos, mesmo com a habitual corte transversal dos painéis.

Para cortar a peça de trabalho, ela é marcada na frente. Em seguida, um disco de dentes pequenos é instalado, o equipamento é ligado e, pressionando o painel contra um leito horizontal, eles empurram o laminado ao longo da linha desejada.

ATENÇÃO! Realizar um corte longitudinal requer definir a largura na máquina circular!

Uma serra circular é uma ferramenta conveniente para o corte, mas as dimensões e o peso exigirão o transporte especial do dispositivo para o local de trabalho. O instalador determina de forma independente a viabilidade de usar esse equipamento.

Características de corte de vinil laminado

Alta resistência à abrasão da camada superior, semelhante aos painéis comerciais, faz com que o revestimento de vinil seja demandado. Além disso, este material cria um efeito decorativo original. A estrutura dos painéis de vinil é diferente do comum, suavidade e tenacidade.

Para cortar esse material, é melhor usar uma faca de construção ou de escritório. Esta ferramenta permite cortar todas as camadas de laminado de vinil, sujeito a destruição mecânica.

Depois de estudar todos os métodos de corte e o possível uso de uma ou outra ferramenta, cada um escolhe de forma independente o dispositivo necessário, dependendo da tarefa e disponibilidade.

Assista ao vídeo: Colocação de piso laminado: Passo a passo (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário