O que é um filtro HEPA em um aspirador de pó

O que é um filtro HEPA para um aspirador de pó? HEPA é uma abreviação inglesa que significa "retenção de partículas de alto desempenho". O princípio de funcionamento do filtro HEPA decorre de sua estrutura interna.

Princípio HEPAfiltrar

O consumível consiste em uma estrutura fibrosa de formato complexo. Como material, as fibras termoplásticas com diâmetros de décimos a unidades de micrômetros (microns) são usadas principalmente.

Graças a este formulário, a filtragem ocorre de três maneiras:

  • Difusão - pequenas partículas, colidindo em um fluxo de ar entre si e fragmentos maiores, começam a se mover em todas as direções que não coincidem com o movimento do fluxo de ar, o que aumenta sua probabilidade de permanecer devido ao movimento caótico ou browniano;
  • Inércia - grandes partículas com alta velocidade não são capazes de dobrar em torno das fibras que caem no caminho do seu vôo, como resultado do qual ocorre o efeito de retenção;
  • O engajamento é o efeito das partículas que aderem à superfície do filtro aderente na vizinhança imediata das fibras.

O que é um filtro HEPA para um aspirador de pó? Os sistemas de filtros HEPA estão localizados na seção final da cascata de purificação de ar, já que eles são projetados para capturar as menores partículas de poeira.

Além da função básica - purificação fina do ar - eles podem combater microorganismos. Para fazer isso, a cavidade interna é tratada com uma composição antibacteriana. Como as bactérias podem se acumular e se desenvolver dentro do material ao longo do tempo, é necessário monitorar a substituição oportuna de consumíveis.

O que é um filtro HEPA em um aspirador de pó? Esses filtros são classificados de acordo com os padrões internacionais, de acordo com sua eficiência de limpeza.

Pertencer a uma determinada classe é indicado por um índice específico, começando com o número 10, que corresponde à porcentagem de partículas filtradas. A tabela abaixo fornece informações sobre todas as classes existentes atualmente:

Índice de Filtro HEPA % de partículas a serem capturadas
1085
1195
1299,5
1399,95
1499,995
1599,9995
1699,99995
1799,999995

Hoje, um bom nível de limpeza é considerado se o dispositivo tiver um filtro com uma classe não inferior a HEPA13.

O alcance dos dispositivos equipados com esses filtros é bastante amplo. Eles são usados ​​em instalações médicas e farmacêuticas, em empresas com "salas limpas", por exemplo, para a produção de equipamentos eletrônicos de alta precisão, em sistemas de filtragem de ar de complexos hoteleiros, nas empresas da indústria alimentícia, em usinas nucleares para a captura de partículas radioativas.

Recentemente, esta tecnologia está se espalhando ativamente na vida cotidiana. É ativamente e com sucesso operado por fabricantes de aspiradores domésticos.

A eficiência dos filtros HEPA cai significativamente dependendo do grau de contaminação. Se a superfície estiver limpa, as partículas de poeira são mais ativamente retidas pela estrutura fibrosa.

Quando toda a superfície é preenchida com poeira, novas partículas aderem umas às outras, também se acumulando no interior das fibras. Quando uma massa crítica de lixo é acumulada, ocorre um destacamento maciço de grumos, causando um efeito de avalanche.

Importante! Os filtros devem ser lavados em tempo hábil se forem reutilizáveis ​​ou substituídos. Um sinal característico de que o tempo de serviço chegou é o aumento do cheiro de poeira durante a operação do dispositivo.

Em média, a substituição é necessária a cada 1-3 anos. Se uma grande quantidade de poeira for gerada na sala, ou se alergias forem frequentemente gastas nela, os consumíveis devem ser substituídos com mais frequência.

Deixe O Seu Comentário