O microondas é prejudicial à saúde humana?

Um forno de microondas é um aparelho conveniente e compacto, graças ao qual nós rapidamente e rapidamente aquecemos os alimentos, assim como preparamos alimentos mesmo sem usar óleo.

Por alguma razão, as pessoas sempre desconfiaram de todas as inovações, assim como o microondas desde o momento de sua aparição, adquiriu especulações sobre os danos à saúde humana. Em seguida, vamos descobrir se é perigoso afetar negativamente o nosso assistente de cozinha no corpo.

Mitos e ficção em torno do microondas

Existem 3 mitos comuns sobre danos causados ​​por microondas:

  • O primeiro mito Alta radioatividade. De fato, o dispositivo emite energia - ondas eletromagnéticas em super freqüências. Mas uma quantidade mínima de radiação, incapaz de prejudicar uma pessoa, passa pelo alojamento de aparelhos domésticos.
  • O segundo mito Mudar a estrutura dos produtos e a qualidade dos alimentos para pior. A realidade é que os cientistas ainda não encontraram evidências de que, sob a influência das ondas, os alimentos estejam saturados de substâncias cancerígenas. Mas ao aquecer alimentos com óleo em uma panela, pelo contrário, há muitos argumentos confirmados para a obtenção de produtos cancerígenos.
  • O terceiro mito Perda de nutrientes por alimentos. Quando aquecidas, as moléculas devido às ondas eletromagnéticas começam a se mover a uma freqüência muito alta. Graças à transferência acelerada de energia, o tratamento térmico ocorre na velocidade máxima. Não há mudanças significativas nos produtos em si e não podem ser.

Ajuda: Em um forno de microondas, o aquecimento é muito mais rápido, o que significa que menos nutrientes são perdidos.

Opinião de especialistas: “Você pode aquecer!”

Para a pergunta: é o forno de microondas prejudicial à saúde humana, o diretor do centro de testes TEST-BET Oleg Dronitsky reagiu com humor. Ele brincou que este dispositivo é muito perigoso se você colocar sua mão nele. E então ele fez uma reserva que ficar queimado mesmo em um caso tão absurdo não funcionaria - equipamentos modernos estão equipados com proteção de bloqueio de crianças, mesmo quando o aparelho está desligado.

Oleg Dronitsky explica que o alimento cozinhado ou aquecido em um microonda não se diferencia no grau de substâncias perigosas da comida de uma panela comum ou panela. Emissão de ondas é realmente prejudicial para o corpo, no entanto, se uma pessoa fica ociosa por 8 horas a uma distância de 5 cm do microondas. E então, as microondas prejudiciais afetam apenas parcialmente.

Nota: de acordo com os padrões sanitários vigentes na Rússia, a densidade de energia irradiada não deve exceder 10 mkW por 1 sq. cm a uma distância de 50 cm do microondas aquecendo 1 litro de água. Todos os modelos produzidos atendem plenamente aos requisitos exigidos com uma grande margem.

As opiniões dos cientistas foram divididas - algumas alardeadas sobre a inaceitabilidade do uso de microondas, outras, pelo contrário, sobre seus benefícios excepcionais. Por exemplo, pesquisadores americanos acreditam que, devido ao método delicado de cozinhar sem petróleo nos Estados Unidos, a porcentagem de doenças cancerígenas diminuiu.

Em contraste, na Suécia, o biólogo Hertel e o professor Bernard Blank tentaram provar um aumento nos glóbulos brancos devido ao uso de microondas. Mas a experiência deles era incompetente porque, devido à falta de dinheiro para pesquisa, os cientistas limitavam-se a apenas um experimental.

Um veredito oficial da OMS foi agora emitido com base em evidências científicas: fornos de microondas não têm um efeito nocivo sobre o corpo humano e alimentos consumidos.

Importante: a única exceção são as pessoas com marca-passos, pois o fluxo de microondas intenso afeta negativamente o trabalho dos motoristas de ritmo cardíaco.

O que dizem nutricionistas e médicos?

Muitos especialistas em nutrição dietética estão convencidos de que é impossível cozinhar alimentos saudáveis ​​no micro-ondas. Mas também nutricionistas acham inaceitável cozinhar em uma panela ou em uma panela. A melhor opção para preparar alimentos saudáveis ​​para nutricionistas é uso de um fogão lento ou um banho-maria.

Compare radiação de microondas com outros eletrodomésticos

Um forno de microondas, claro, produz uma certa porcentagem de efeitos nocivos sobre uma pessoa, mas é tão perigoso se comparado a outros atributos técnicos insubstituíveis em uma casa? Vamos ver alguns exemplos:

  • Geladeira com sistema NO FROST. Compressor de 10 cm produz um campo magnético que excede em muito o nível permitido. A segurança é fornecida apenas a uma distância de um metro da porta.
  • Fogão elétrico. A uma distância de 25 cm do painel frontal - já alta intensidade do campo magnético (1-3 μT). Recomenda-se cozinhar, movendo-se pelo menos a 50 cm do fogão.
  • Chaleiras elétricas. Também publicar alta radiação num raio de 20 cm - 0,6 μT.
  • Irons É impossível não sucumbir aos efeitos negativos da radiação ao passar a ferro - dispositivos emitem campos magnéticossuperior a 0,2 μT, se o braço estiver a menos de 25 cm do ferro.
  • Uma máquina de lavar roupa. Tal técnica de trabalho não deve ser abordada de forma alguma - (10 μT).
  • Aspirador de pó. É o mais poderoso emissor nocivo. Durante a operação, a intensidade dos campos magnéticos excede 100 μT.

Ao usar um forno de microondas, emissões prejudiciais são produzidas (cerca de 0,3 - 0,8 μT), comparáveis ​​ao impacto negativo de um roteador Wi-fi ou TV. Mas os fornos microondas estão equipados com uma barreira protetora especial, através da qual é impossível penetrar ondas radioativas em uma quantidade que exceda as normas permissíveis.

Danos ou bom

Em uso microondas muito mais pros do que contras:

  • calor profundo no forno - até 2,5 cm da superfície;
  • aquecendo significativamente mais rápido;
  • uniforme produtos de aquecimento;
  • cozinhando a temperatura mais baixa (abaixo de 100 graus);
  • conveniência e conforto.

As desvantagens incluem a perda de certas substâncias necessárias para o tratamento da oncologia. Em particular, é melhor adicionar alho depois de retirar o prato do microondas, uma vez que perde as suas propriedades benéficas.

Problemas de vazamento de microondas foram observados em modelos de microondas mais antigos. Amostras modernas passaram por uma modernização aprimorada e são absolutamente seguras para a saúde. As únicas exceções são instrumentos com caixa danificada, então você deve considerar cuidadosamente a condição técnica do forno de microondas. Se a porta não estiver suficientemente isolada, a porcentagem de radiação pode aumentar várias vezes, por isso, recomenda-se excluir esses dispositivos do uso.

Dicas de microondas

As seguintes diretrizes devem ser seguidas para minimizar o dano potencial do microondas:

  1. Instalar dispositivo em uma posição estritamente horizontal a uma distância de um metro da superfície do piso.
  2. Usar sistema de ventilação.
  3. Não use o microondas para cozinhar ovos crus em conchas.
  4. Não use panelas ou recipientes contendo metal.
  5. Não inclua sem produtos.
  6. Remova o microondas defeituoso.

Um microondas tem uma longa lista de benefícios. Das deficiências, pode-se identificar apenas o efeito não comprovado da radiação, bem como a perda de algumas vitaminas úteis. A principal vantagem é o uso econômico do tempo. permitirá microondas para permanecer no auge da popularidade entre os aparelhos domésticos para aquecimento e cozimento por um longo tempo.

Deixe O Seu Comentário