Como desligar o aquecedor de água

Normalmente, no período de primavera-verão, uma onda de friso começa na Rússia, que é acompanhada por um desligamento do fornecimento de água quente. Em algumas casas, a falta de água quente pode durar vários meses. Esta situação obriga os proprietários a instalar aquecedores de água.

Como desligar o aquecedor de água

Um aquecedor é um dispositivo que torna a água fria quente usando combustíveis líquidos, sólidos ou gasosos e fornece diretamente ao consumidor. As instruções anexadas à unidade sempre contêm uma descrição detalhada do procedimento de conexão, e o processo de desconexão da caldeira deve ser realizado de forma independente. Em seguida, vamos considerar em mais detalhes as etapas que devem ser tomadas para desligar adequadamente o aquecedor.

Na hora certa

Há circunstâncias em que é necessário desligar a caldeira durante um certo período:

  • lançamento de abastecimento de água quente;
  • longas férias;
  • repartição técnica;
  • à noite para economizar eletricidade.

Nestes casos, quando não há necessidade de desmontagem, não são necessárias ferramentas adicionais.

Primeiro você precisa colocar o controlador no painel de controle no modo "Off / Off", em seguida, desligue o aquecedor de água da rede e realize manipulações com três toques:

  • desligue o fornecimento de água fria para a caldeira;
  • feche a saída do líquido aquecido do tanque;
  • Abra a torneira com água quente no riser, que entrega diretamente para a torneira.

AJUDA! Se uma pequena quantidade de líquido permanece na caldeira, mas não há necessidade de drená-lo se o tempo de inatividade for curto.

Seguido pelo desmantelamento

Para posterior desmontagem do aquecedor de água, serão necessárias ferramentas adicionais:

  • chave inglesa;
  • alicate
  • tanque para drenagem de fluido do tanque.

Antes de iniciar o desmantelamento, é necessário executar os mesmos passos sequencialmente como ao desconectar a caldeira por um tempo. A única diferença é que a água do tanque deve ser drenada, para isso é necessário desparafusar a válvula, remover a mangueira da torneira que fornece água fria, instalar uma mangueira de borracha e drenar o conteúdo em um recipiente especialmente preparado ou diretamente no esgoto.

O próximo passo é desconectar o termostato, a parte elétrica do dispositivo e remover o aquecedor das montagens.

Quando o aquecedor de água está desligado

As razões pelas quais você deseja desligar o aquecedor de água podem ser diferentes: economizar energia para executar as medidas preventivas necessárias e, portanto, a duração do desligamento varia de várias horas a vários meses.

Como desligar o aquecedor de água ao fornecer água quente

O motivo mais comum para a instalação de caldeiras é a falta de água quente. Se, no momento, a caldeira não for mais necessária e você precisar desativá-la antes da próxima emergência, o plano de ação será o seguinte:

  • desligando o dispositivo no painel de controle;
  • desconexão da tomada;
  • liberação total do tanque do líquido;
  • fechando as válvulas que fornecem água fria e quente para o tanque;
  • inclusão do guindaste com água quente em um riser.

Como desligar a caldeira à noite

Se de manhã você tomar um banho ou usar água quente para outros fins, então você precisa acordar com antecedência para ligar a caldeira, já que o processo de aquecimento da água leva tempo. Em média, leva cerca de 2 horas para o fluido aquecer e estar na temperatura certa. Se de manhã não houver necessidade de água quente, então desligar o tanque durante a noite economizará energia.

A desativação de métodos depende do tipo de controle:

  • mecânico requer a transferência do regulador para o modo "Desligado" e a desconexão da rede;
  • o eletrônico é desligado depois de pressionar o botão especial "Off", nele você pode definir os temporizadores que vão colocar a caldeira em modo de suspensão durante a noite, e ligá-lo e aquecer a água quando acordar.

Como desligar o aquecedor de água por um longo tempo

A coisa mais importante ao desligar o aquecedor por um longo período é se livrar do líquido no tanque, porque se você deixar o líquido dentro dele, ele pode oxidar, escalar, multiplicar as bactérias e, como resultado, encurtar a vida útil do dispositivo.

IMPORTANTE! Se a sala não for aquecida (por exemplo, uma residência de verão), a presença de água no tanque pode levar ao congelamento do líquido e à ruptura da caldeira. Pode ser drenado graças a uma torneira, torneira ou válvula de alívio. Uma caldeira com um volume de 80 litros fundir-se-á não mais do que 2 horas, após as quais é possível realizar o desmantelamento.

Depois de ligar a caldeira após um longo período de inatividade, trate-a com agentes anticorrosivos especiais.

Se você não tem certeza de que pode desligar o sistema por conta própria, confie este assunto aos profissionais. Certifique-se de cumprir os requisitos de segurança, especialmente ao drenar a água e desconectar o dispositivo da rede elétrica.

Deixe O Seu Comentário