Por que razões um congelador não pode congelar

O freezer, como qualquer eletrodoméstico, está sujeito a avarias. No entanto, a operação incorreta do dispositivo nem sempre é evidência de uma falha. Às vezes, isso é consequência de manifestações de operação inadequada, sujeitas à eliminação fácil e imediata, o que pode ser extremamente importante para a segurança dos produtos colocados no freezer. Quais são as possíveis causas do mau funcionamento dos dispositivos de congelamento ou sua operação em um ciclo interrompido?

Em caso de qualquer mau funcionamento no funcionamento do freezer, medidas imediatas devem ser tomadas para eliminar o mau funcionamento. Oportunidade e exatidão das ações são importantes.

O freezer não liga

Neste caso, em primeiro lugar, é necessário verificar a rede elétrica. Se a tomada estiver funcionando - a lâmpada que recebe energia estiver ligada e, quando o dispositivo estiver ligado, a indicação acender, você poderá prosseguir para o diagnóstico do sistema de arrefecimento.

ATENÇÃO! Verifique o modo de operação da unidade, ela deve estar ligada para congelar.

Em seguida, vá para o termostato. Se ele ficar preso no estado desligado, o circuito elétrico não fechará e a câmera não começará a acumular frio. Substitua o conjunto com falha por si mesmo ou chame um engenheiro de serviço.

O próximo passo é verificar o motor do compressor. Se, por algum motivo, ela se tornar inadequada, primeiro você deverá substituí-la e, em seguida, determinar o que poderia causar a falha. Se o congelador for bastante antigo, o compressor pode simplesmente ficar sem vida.

O freezer não congela, mas está ligado

Há muitas razões pelas quais o freezer, quando ligado, não congela muito. Vamos começar com aqueles que são fáceis de consertar devido à ausência de avarias por si.

  1. Uma grande quantidade de conteúdo de alta capacidade de calor foi carregada na câmera. Por exemplo, você decide congelar muita carne de uma só vez ou esfriar a água. A quantidade de calor que precisa ser removida é diretamente proporcional à diferença de temperatura (corrente e alvo), calor específico do produto e sua massa. Se os dois últimos fatores forem de grande importância, o dispositivo pode não ter energia suficiente para resfriamento. Você precisará descarregar a câmera e enchê-la gradualmente, ao congelar o conteúdo colocado anteriormente.
  2. A mesma coisa acontecerá quando forem colocados produtos muito quentes - o resfriador não irá lidar com a remoção do excesso de calor. A saída é pré-resfriar o produto naturalmente ou na geladeira.
  3. Verifique o modo de operação, talvez ele seja derrubado acidentalmente.
  4. O motivo pelo qual o dispositivo não congela pode ser seu desligamento forçado por um relé de proteção térmica. Funciona quando correntes muito altas passam pelo enrolamento do motor do compressor, levando ao superaquecimento do condutor. Isto pode ocorrer durante o funcionamento contínuo prolongado do frigorífico ou quando sobreaquecer do exterior. Suas ações são para remover a câmera da luz solar direta e fornecer a convecção necessária, se necessário, afastar o dispositivo da parede.
  5. A porta não está selada - feche-a com mais força, se isso não for possível, provavelmente você terá que substituir o selo.
  6. O freezer abre com muita freqüência, resultando em um aquecimento constante da câmera - mude o modo de acesso.
  7. A formação de grandes quantidades de gelo na câmara do evaporador. Neste caso, o gelo impedirá a propagação do frio no interior e na área onde o sensor está localizado, a temperatura não atingirá o nível definido. Para evitar danos sérios, você precisa descongelar a câmera.
  8. Indo além da faixa de temperatura correspondente à classe climática do dispositivo - ligue o ar condicionado, ventile a sala ou tome outras medidas para reduzir a temperatura ambiente a um nível aceitável.

As seguintes razões indicam a falha do aparelho, que requer trabalho de reparo.

ATENÇÃO! Não só pequenos, mas também maus funcionamentos sérios podem ser completamente identificados independentemente.

A formação das chamadas pontes térmicas no material isolante da caixa do equipamento entre as paredes externa e interna pode levar a uma descarga parasita de precioso resfriamento. Isso se deve à umidade que penetra na pele. Para eliminar esse defeito, é necessário alterar a área de isolamento úmido e selar o gabinete.

A circulação de refrigerante foi selada - não há meios suficientes para remover a energia térmica da câmara para o exterior. O mau funcionamento é determinado pela adição de corante ao circuito frio. Nesse caso, é necessário eliminar o vazamento e reabastecer o sistema com o freon. Pessoalmente, tal intervenção só pode ser realizada se você tiver as habilidades e ferramentas especiais.

O entupimento dos tubos capilares também levará à incapacidade do freezer de coletar frio. Ocorre durante o uso prolongado sem profilaxia. Para resolver o problema, é necessário drenar o refrigerante, trocar o óleo, limpar o sistema e reabastecê-lo com freon.

Se o compressor estiver com defeito, o freezer ou o motor do gabinete funcionarão, porém, por si só, nenhum efeito de resfriamento será observado na câmara. A substituição da unidade com falha é necessária.

Outro tipo de falha que afeta a intensidade do congelamento é a falha do ventilador, que remove o excesso de calor do radiador do condensador. A unidade irá operar continuamente sem a transferência de calor necessária. Reparar neste caso é bastante simples e não é caro - substituindo o ventilador.

O freezer não desliga

O freezer funcionará continuamente se o sensor de temperatura não sentir o nível de temperatura desejado. Portanto, todas as avarias indicadas acima (exceto para o modo configurado incorretamente) podem levar a câmera a não desligar, desde que o relé térmico do motor não atinja a temperatura na qual um desligamento forçado ocorrerá.

Outro motivo para o funcionamento contínuo do refrigerador pode ser uma avaria do sensor, do termóstato ou do termóstato de segurança. Nesse caso, o problema pode ser resolvido identificando o elemento com falha e colocando uma parte viável.

O freezer liga e desliga imediatamente

Se o freezer ligar por alguns segundos, após o que será desligado, isso pode ser um sintoma de um mau funcionamento no condensador.

Também é possível que o erro seja devido a um problema no motor. Se a sua potência não for suficiente e sobreaquecer constantemente, ocorrerá um disparo no funcionamento do relé de proteção térmica. Alternativamente, tente fornecer um resfriamento mais intenso do motor, mas provavelmente ele terá que ser mudado.

Um desligamento rápido do dispositivo após uma curta partida pode indicar um mau funcionamento da unidade de controle.

Deixe O Seu Comentário