Filtro de ciclone DIY para um aspirador de pó

Durante os trabalhos de construção nas instalações reparadas, acumula-se uma grande quantidade de pó. Ele contém substâncias prejudiciais à respiração e está sujeito a limpeza regular. Aspiradores domésticos comuns não se destinam a limpar detritos de edifícios, pó de concreto, porque, em primeiro lugar, têm um tamanho insuficiente do recipiente de resíduos e, em segundo lugar, os seus filtros entopem muito rapidamente, o que pode levar ao sobreaquecimento e danos ao aparelho.

Neste caso, o filtro ciclone irá poupar, o que irá expandir o compartimento de lixo e adaptar o sistema de filtragem devido à captura principal da parte principal do pó dentro do separador.

A vantagem de um filtro ciclônico feito por si é que o preço de instalação é significativamente menor do que ao comprar um aparelho industrial, ele pode ser feito de qualquer forma, potência e volume a um custo mínimo. As desvantagens incluem menor eficiência energética e qualidade de remoção de poeira.

Para a fabricação independente de um filtro ciclone, você precisará dos seguintes consumíveis:

  • um aspirador de pó clássico ou um dispositivo doador do qual o motor será removido;
  • recipiente de lixo (como opção, balde ou barril);
  • capacidade cônica (ou ciclone);
  • mangueiras corrugadas;
  • acessórios sanitários com juntas adaptadoras;
  • fixação de hardware;
  • selante;
  • contraplacado (aglomerado, etc.)

Outros componentes podem ser necessários dependendo da opção de montagem.

Agora vamos considerar opções de como montar um modelo de ciclone de um aspirador de pó.

Dependendo do caminho escolhido, a sequência de trabalho pode variar ligeiramente. Para começar, considere a opção mais simples.

De um aspirador de pó doméstico

Além do antigo aspirador de pó Como o segundo componente principal, o ciclone montado será usado.

Para começar, faça duas mangueiras: uma é um trabalhador com um bocal para limpeza, a segunda é uma intermediária, para conectar o ciclone ao dispositivo. Cortar os tubos corrugados de diâmetro adequado, apertar as dobras de encanamento através de acoplamentos de adaptador tratados com selante nas extremidades de ambos os lados.

Durante a operação, o ciclone jogará o lixo no recipiente abaixo dele. Como o último, você pode usar um balde com tampa. Um furo é feito na tampa para o diâmetro da saída do ciclone, após o qual as duas partes são combinadas e fixadas uma à outra através dos orifícios previstos pelo projeto do ciclone.

Se necessário, é necessário reforçar a construção do balde ao longo do perímetro, de qualquer maneira possível, a fim de evitar a sua deformação sob a influência do vácuo. Agora resta conectar todos os orifícios usando mangueiras feitas anteriormente. Um bocal está instalado na mangueira de trabalho - o dispositivo está pronto para operação.

Fora do balde

Se você não tem um aspirador de pó de trabalho, então você pode fazer isso sozinho. Neste caso, é necessário montar um invólucro selado a partir de materiais improvisados, por exemplo, de aglomerado, e montar o motor nele. É necessário fazer a conexão elétrica dos terminais do motor ao botão de energia através do regulador de potência.

Os fios do cabo de alimentação são soldados aos terminais restantes do botão. Vale a pena notar que o motor, a unidade de controle de potência e outros componentes elétricos podem ser usados ​​a partir de um antigo aspirador de pó que perdeu sua eficiência. Todas as conexões elétricas devem ser bem isoladas e protegidas contra poeira.

A segunda cascata do sistema será um ciclone - pode ser feito fora do balde forma cônica. A tarefa principal é organizar a entrada de tal maneira que ela seja direcionada para baixo ao longo da tangente até a parede interna.

Isto é necessário para que um ciclone se forme no recipiente, o que fará com que o lixo caia sob seu próprio peso no recipiente, e o ar retido será removido através da saída na tampa do balde. Isso requer a redução do encaixe do encanamento conectado ao compartimento de entrada de ar a uma altura abaixo da entrada.

A cascata mais baixa é um contêiner de lixo. Um ciclone improvisado com um motor no topo será instalado nele. Também pode ser feito fora do balde com tampa hermeticamente selada. Este compartimento deve ser o mais durável, pois além da massa de toda a estrutura, ele ainda precisa suportar o vácuo que é formado.

Depois de conectar todas as três cascatas com mangueiras e remover o "escape", você pode começar a testar. Um aspirador montado por si tem um grande sinal de menos - não será capaz de reter poeira fina, sendo eficaz somente para grandes detritos de construção.

Fora de um cone de trânsito

Em vez de um ciclone ou balde acabado, um cone de construção pode ser usado como um filtro. Sua forma também é bastante adequada para formar os fluxos de ar necessários para a retenção eficaz de poeira. Sequência de ações ao mesmo tempo:

  • vire o cone de cabeça para baixo;
  • no lado do cone, mais próximo da base, um buraco é feito tangencialmente à sua superfície interna;
  • o tubo de saída é baixado de cima, o qual deve terminar abaixo da entrada - é fixado por meio de um disco de contraplacado cortado no tamanho da base do cone;
  • o topo do cone invertido é cortado, e é fixado à tampa do recipiente de lixo - um grande balde ou barril, também usando uma peça redonda de madeira compensada.

O bico superior é conectado a um aspirador de pó, uma mangueira com um bocal de trabalho é inserida no segundo. Assembly concluído.

Ao fazer um filtro de ciclone, você pode encontrar as seguintes dificuldades:

  1. A dificuldade de fixar o tubo de entrada em um ciclone improvisado. É muito importante organizar o movimento de ar correto na entrada do filtro. Para fazer isso, recomenda-se usar curvas de canalização em um ângulo de 870 ou 600;
  2. Montagem insuficiente. Na fabricação da unidade, é necessário garantir o aperto das estruturas e juntas ao longo de todo o percurso do fluxo de ar. Não poupe o vedante para o processamento de juntas e juntas;
  3. Os recipientes do dispositivo, em particular o recipiente de lixo, podem sofrer deformação sob a influência do vácuo. Fortalecer o projeto das partes relevantes (barris ou baldes), selecionar cuidadosamente o motor do dispositivo para poder, de preferência com a possibilidade de seu ajuste;
  4. Além disso, uma certa dificuldade pode ser causada pelos problemas de fixação de peças e montagens de um aspirador híbrido. O projeto deve ser rígido, bem fixo e forte, a fim de evitar sua destruição durante a operação do dispositivo. Como a unidade é geralmente dimensional e pesada, é aconselhável reforçá-la em uma pequena plataforma com rodas.

Deixe O Seu Comentário