Aquecedor a gás DIY

Com o início do tempo frio, muitos querem ter uma pequena fonte econômica de calor, o que poderia ser levado com eles para a garagem, para a casa de campo ou em uma caminhada. A fonte ideal de energia para esse dispositivo é o gás. A eletricidade não é tão econômica, e nem em toda parte, e quando se usa gasolina, os odores desagradáveis ​​e a fuligem não podem ser evitados.

Naturalmente, a indústria moderna produz muitos modelos de aquecedores a gás portáteis, mas nem todos podem pagar por eles. Em um esforço para economizar dinheiro, muitos estão tentando fazer esses dispositivos com suas próprias mãos.

Sobre uma das opções de fácil fabricar, mas ao mesmo tempo dispositivo de aquecimento conveniente e eficiente, contaremos neste artigo.

O processo de fabricação do aquecedor a gás portátil proposto é bastante simples, e muitos materiais e ferramentas necessários para o trabalho serão encontrados no domicílio.

Para o trabalho, precisamos dos seguintes materiais:

  • Peneira de cozinha de metal hemisférica;
  • Folha de estanho;
  • Um pedaço de malha de metal;
  • Garrafa de gás de 0,5 L + queimador com válvula (vendida em qualquer supermercado).

Como fazer um aquecedor a gás? A partir da ferramenta, você precisa preparar:

  • Marcador
  • Tesouras para metal;
  • Klepochnik;
  • Rebites capazes de rebitar a partir de uma espessura de 1 mm;
  • Uma chave de fenda com uma broca (o diâmetro da broca é selecionado dependendo do tamanho dos rebites).

Como fazer um aquecedor a gás com as próprias mãos? Quando todas as ferramentas e materiais estão preparados, nós começamos a trabalhar. O primeiro passo é a fabricação de um trocador de calor para dissipar o calor da chama do queimador.

Nós desconectamos o cabo da peneira, não precisaremos mais dele. Pegue uma peneira, encoste-se em uma folha de lata e desenhe um marcador ao redor do contorno. Para o círculo resultante nos quatro lados, desenhamos orelhas retangulares de cerca de 3 cm por 1,5 cm.

Nós cuidadosamente cortamos duas peças idênticas ao longo do contorno com uma tesoura de metal, removemos uma delas para o lado, será útil para nós na segunda etapa do trabalho. Continuamos com a primeira peça de trabalho, com a ajuda da tesoura cortamos no centro um círculo com um diâmetro de 5-7 mm menor que o diâmetro externo do queimador.

Dobramos duas orelhas na peça de trabalho e, com a ajuda de rebites, conectamos com uma peneira de metal. Colocamos a estrutura resultante em um queimador de gás e o fixamos devido às duas orelhas restantes, inclinadas para baixo.

Bem, o primeiro estágio está completo, agora a chama do queimador se dissipará em uma peneira e aquecerá o volume circundante. Você pode se debruçar sobre isso, mas aconselhamos que você modifique um pouco o design, aumentando sua eficácia.

O segundo passo será a implementação de um circuito adicional de transferência de calor em nosso aquecedor. Será um vidro de metal, cujo fundo faremos do restante da lata, e as paredes de uma malha fina.

Pegamos a segunda peça de trabalho, perfuramos 10 a 15 buracos, cortamos uma tira de malha de 8 a 10 cm de largura e fixamos duas peças com rebites. Resta cobrir o projeto original com o produto resultante e prosseguir para os testes.

Especialistas desaconselham o uso contínuo de aquecedores a gás caseiros. Estes projetos são bons como uma alternativa barata para contrapartes industriais apresentados em lojas para viagens periódicas para a natureza ou para a garagem.

Se você quiser gaseificar uma casa de veraneio, garagem ou estufa de forma contínua, vale a pena dar uma olhada nos modelos industriais de aquecedores. Eles são mais eficazes e seguros, porque possuem vários graus de proteção.

Se você ainda decidir fazer um aquecedor a gás, então por motivos de segurança, certifique-se de estudar cuidadosamente e pensar sobre o design do dispositivo, fornecer uma maneira simples e intuitiva para ativar / desativar.

Importante! Todos os elementos do dispositivo responsáveis ​​pelo fornecimento de gás devem ser fabricados apenas industrialmente, não sujeitos a modificações no curso das atividades.

Qualquer fonte de calor que use a queima aberta é um meio de maior perigo. E antes de tudo, isso se aplica ao equipamento a gás. Para sua própria segurança, para evitar explosão, incêndio ou envenenamento por produtos de combustão, observe atentamente as seguintes regras de segurança:

  1. Ao usar um aquecedor a gás, um influxo de ar fresco é obrigatório. Reduzir a quantidade de oxigênio e o acúmulo de produtos de combustão acarreta um risco para a vida humana.
  2. Quando usado, o design do aquecedor aquece a temperaturas muito altas. Não coloque o dispositivo próximo a materiais inflamáveis, nunca toque nele com as mãos até que ele esfrie completamente.
  3. O cilindro de gás deve ser armazenado estritamente na vertical e em uma área bem ventilada.

Apesar de todas as dificuldades, os aquecedores a gás são muito populares entre a população. Em conformidade com os requisitos de segurança e funcionamento adequado, até mesmo uma máquina faça-você-mesmo servirá por muitos anos.

Deixe O Seu Comentário