Caldeira a gás DIY

Com o início do tempo frio, muitas vezes pensamos em como aquecer a nossa casa antes do início da estação de aquecimento ou durante todo o período. Afinal, o custo de aquisição e instalação da caldeira é muito alto, então você pode fazer uma caldeira a gás por conta própria.

O princípio de funcionamento de uma caldeira a gás

Uma caldeira a gás é constituída pelos seguintes componentes:

  • queimador a gás;
  • permutador de calor;
  • uma bomba;
  • tanque de expansão;
  • Automação
  • um fã;
  • sistemas de segurança;
  • um termômetro;
  • manômetro;
  • válvula de gás;
  • respiradouro de ar.

Quando esta unidade está conectada à rede, o queimador de gás acende. Aquece o permutador de calor com o conteúdo a uma determinada temperatura. Então a bomba começa a funcionar, o que cria pressão. Sob sua influência, o refrigerante circula constantemente através dos tubos, enquanto transfere calor para a sala usando um radiador.

Caldeira de bricolage

Para montar a caldeira com suas próprias mãos, você precisa entender que assume uma grande responsabilidade sobre si mesmo, pois esse processo não é seguro. Primeiro você precisa de um diagrama no qual cada estágio será descrito em detalhes, então você precisa calcular e preparar todos os detalhes necessários para a fabricação.

IMPORTANTE! O serviço de gás não aprova a instalação de equipamentos caseiros de maneira contrária à lei.

Da coluna de gás

Uma caldeira a gás pode ser feita de uma coluna de gás. Com sua ajuda, será possível aquecer uma pequena sala, como, por exemplo, uma casa de banhos. A coluna tem alta produtividade, por isso consome muito gás natural. Para este equipamento, será necessário reduzir o consumo desta substância instalando 2 queimadores a gás fabricados na China, fazendo um orifício nos bicos com um tamanho de 1 mm. Em vez de um tanque de expansão, um tanque de plástico ou um cilindro de gás é freqüentemente usado. Ele é instalado na linha de fluxo para que o vácuo não seja criado durante a operação da bomba. A bomba é usada nova ou retirada de uma máquina de lavar antiga, a unidade de controle é instalada sem um temporizador.

Do fogão a gás

Um tanque de metal cheio de água é instalado na placa de aquecimento, que é conectado ao tubo feito de plástico através do topo. Uma bomba é conectada ao tanque abaixo, com a qual a água é fornecida às baterias.

Para garantir que o dispositivo seja seguro, um tanque de expansão é instalado, um pequeno cilindro de gás é adequado para isso. Uma válvula de segurança também é instalada para evitar todos os tipos de obstruções à fonte de alimentação.

Tal equipamento de aquecimento não tem energia suficiente para aquecer um apartamento ou casa durante as geadas, mas é adequado para o aquecimento no outono ou na primavera.

Do cilindro

Para montar este equipamento a partir de um cilindro, as seguintes ferramentas devem ser preparadas:

  • garrafa de gás, 50 litros;
  • folha de metal;
  • eletrodos
  • máquina de solda;
  • rebarbadora.

Para começar, o topo do cilindro é cortado, no futuro ele será usado como uma cobertura com alças. Então, um pistão com um bocal inferior, que inclui um tubo vazio, é colocado no meio do tanque, com seu ar de ajuda entrando no meio da atmosfera para o processo de combustão. Uma panqueca é soldada no fundo do pistão, cujo tamanho é menor que o próprio cilindro. As lâminas na forma de um arco são anexadas a ele para formar um movimento circular do fluxo sobre uma substância combustível latente. Este elemento não permitirá a ocorrência de chama aberta.

ATENÇÃO! Este equipamento fornecerá queima lenta do fogo, enquanto o gás se moverá e queimará.

Para uma chaminé, um furo é cortado do lado do cilindro, para o qual um tubo para remoção é soldado e descarregado para o exterior. Este tubo é constituído por duas partes, cujos diâmetros são de 0,15 me 0,2 m, sendo utilizados tubos de diferentes diâmetros para uma queima mais longa.

Também será necessário fazer uma jaqueta de água para aquecimento.

IMPORTANTE! Será mais econômico fazer um tanque com um refrigerante ao redor da chaminé.

Tubos de aquecimento são conectados à camisa, um tanque de expansão é instalado no tubo de suprimento superior. Em seguida, é montada uma bomba que fornece circulação natural.

De uma caldeira de combustível sólido

Este tipo de caldeira pode ser convertido em gás, mas, ao mesmo tempo, precisará ser radicalmente alterado. Para fazer isso, você precisará soldar tubos de uma polegada de metal sobre o queimador do equipamento, o que permitirá que a energia térmica circule nos tubos.

IMPORTANTE! Refazer uma caldeira de combustível sólido, usá-lo no modo anterior não funcionará.

Primeiro, a caldeira existente é desmontada. Em seguida, os tubos são instalados, os quais são colocados:

  • a uma altura de 3 cm do queimador;
  • em um ângulo para que o líquido nos tubos não fique estagnado e ferva;
  • em três filas distantes umas das outras de cerca de 15-20 mm.

No exterior, uma rebarbadora faz um furo na camisa de água da caldeira um pouco mais do que o necessário. Com a ajuda de uma coroa com bicos da Pobedit, são feitos furos no metal para tubos.

IMPORTANTE! Para instalar os tubos em ângulo, é necessário escolher o diâmetro da coroa para que seja maior que o diâmetro dos tubos.

Ao perfurar, recomenda-se regar periodicamente o orifício com uma solução de sabão, para que os bicos vitoriosos não se partam quando aquecidos. Os tubos são soldados por uma tocha de gás.

Então a jaqueta de água é selada. No meio, você precisa soldar um pino dos encaixes, o que não permitirá que a caldeira inche. No final do processo, um buraco é soldado ao redor da borda. Antes de instalar a caldeira, o líquido é derramado e verificado a presença de vazamento. Após a detecção, um buraco é feito novamente e o local de vazamento é feito.

Deixe O Seu Comentário