Como drenar a caldeira

A maioria dos sistemas de aquecimento opera transferindo energia térmica através de um refrigerante. A manutenção de todo o complexo de aquecimento, assim como de elementos individuais, requer a drenagem do líquido. A necessidade de reparar ou substituir a caldeira é impossível sem liberar a cavidade interna da água.

Preparação

Para drenar o líquido do equipamento de aquecimento a gás, é necessário preparar uma mangueira, cujo diâmetro interno deve corresponder ao tamanho externo da torneira do encaixe de drenagem localizado abaixo do nível da caldeira. Tal válvula é instalada no "retorno" do aquecimento, no ponto mais baixo. Além da mangueira, um recipiente é preparado com o mesmo volume que a quantidade estimada de água a ser drenada.

O trabalho preparatório também inclui a verificação das válvulas de fechamento do equipamento anexo, incluindo guindastes, na "alimentação" e "retorno" da caldeira.

IMPORTANTE! A verificação das válvulas é realizada apenas com a unidade de aquecimento desligada! A sobreposição da válvula na tubulação principal no modo de operação resultará na quebra do equipamento!

Após a verificação, a mangueira é conectada ao encaixe de drenagem, enviada ao tanque e a unidade é desligada.

Tipos de caldeiras

Para aquecimento de instalações usando vários tipos de equipamentos. Pelo tipo de combustível em que operam, eles são divididos em:

  • combustível sólido;
  • elétrico;
  • equipamento de combustível líquido;
  • gás;
  • unidades combinadas.

A especificidade dos combustíveis sólidos nos permite dividir o equipamento em várias subespécies.

AJUDA! Unidades combinadas são fabricadas usando duas fontes de aquecimento, muitas vezes combinam elétrica com outro tipo.

Por marcação:

  • circuito único, apenas para sistemas de aquecimento;
  • circuito duplo, para aquecimento e preparação de água quente.

A maioria dos projetos de equipamentos de aquecimento tem cavidades internas nas quais o refrigerante é aquecido até a temperatura definida. Quando a água é drenada da caldeira, o interior é liberado do líquido e possibilita a manutenção de todos os componentes e conexões da unidade.

Maneiras de drenar a água

Depois de concluir o trabalho de preparação, abra todas as torneiras do radiador e, em seguida, desaparafuse as válvulas que regulam o fluxo do refrigerante (se houver). Depois disso, o desvio do dreno é aberto e o líquido é direcionado para um recipiente especialmente preparado. Primeiro, a pressão no manômetro cairá e, em seguida, acompanhada de um chiado silencioso, o jato encherá o recipiente.

Um som semelhante a um apito baixo será emitido por uma ventilação automática, que completa o sistema de aquecimento. A presença de som indica a manutenção do dispositivo, que libera o excesso de ar durante a operação da unidade. O método considerado lançado a partir da água não só a caldeira, mas também todos os aparelhos de aquecimento e tubos. Para melhor esvaziamento de dispositivos, eles usam guindastes Maevsky, abrindo cada um deles por sua vez.

ATENÇÃO! Quando o permutador de calor do aquecimento de água quente da caldeira de circuito duplo estiver vazio, abra primeiro a torneira de água quente após o encerramento, até o líquido arrefecer. Em seguida, desligue o fornecimento de água fria e, se necessário, libere o trocador de calor do conteúdo, desparafuse o encaixe do suprimento de água quente.

Caldeiras modernas, especialmente as de gás, são equipadas com um soprador de ar automático e um encaixe de dreno. Para drenar o líquido de tal unidade, basta abrir a válvula de drenagem, depois de realizar o trabalho preparatório. Se o equipamento for instalado na parte superior do sistema de aquecimento, o líquido sairá, liberando somente a cavidade da caldeira. E através da unidade instalada abaixo dos radiadores, a água flui dos aparelhos superiores.

IMPORTANTE! Para não drenar o líquido de todos os circuitos do sistema de aquecimento, utilizam-se válvulas de fechamento da caldeira, que conectam o equipamento aos tubos de "alimentação" e "retorno".

Em que situações a água é drenada?

Executar o trabalho em drenar o líquido da caldeira executa-se:

  • ao substituir o equipamento de aquecimento;
  • após a detecção de um mau funcionamento da unidade e reparo de componentes individuais;
  • se necessário, eliminar vazamentos nas conexões de torneiras, conexões ou outros bicos da unidade;
  • quando o aquecimento é desligado, no inverno, por um longo período;
  • quando substituir o refrigerante.

Reparação e manutenção do sistema de aquecimento requer a drenagem do fluido. A evacuação do equipamento do refrigerante pode ser realizada por todos com pequenas habilidades técnicas. A capacidade de drenar a água da caldeira permitirá lidar facilmente com qualquer mau funcionamento do equipamento, o que é especialmente importante no inverno.

Assista ao vídeo: Controle de drenagem e descarga de fundo (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário