Como verificar a retroiluminação LED da TV

A produção de TV na última década atingiu um novo nível. A qualidade da imagem resultante, som e várias configurações de tela permitem que você alcance o efeito de imersão completa na atmosfera dos eventos que ocorrem na tela.

No entanto, apesar do fato de que existem receptores de TV em cada casa, poucos entendem como estão organizados e funcionam. Nos modelos modernos, uma das principais funções é executada pela retroiluminação LED, sem a qual o vídeo não será exibido e a reprodução será interrompida. Em nosso artigo, vamos considerar as possíveis causas de mau funcionamento e falar sobre as opções de reparo.

Você deve entender o princípio do trabalho para aprender a identificar possíveis falhas. Para fazer isso, consulte as instruções de operação ou leia sobre o dispositivo de TV. Por conveniência, oferecemos o seguinte plano de solução de problemas se a TV falhar:

  1. Primeiro, é necessário excluir outras causas de falha. Verifique a conexão de rede, o funcionamento do console e a integridade do case.
  2. Se não houver imagem ao ligar a TV usando o controle remoto, tente iluminar a tela com uma lanterna do lado de fora.
  3. Quando uma imagem aparece sob a ação de uma lanterna, não há dúvida de que a razão está precisamente na luz de fundo, sem a qual a imagem está faltando.

Provavelmente, os LEDs queimados eram a fonte do mau funcionamento. Normalmente eles são presos em linhas em tiras especiais. Para uma determinação precisa, remova a tampa da tela e desmonte o painel traseiro.

IMPORTANTE! Execute todas as ações com cuidado para não danificar as peças. Se você não tem experiência, então é melhor não correr riscos.

Se você decidir desmontar a estrutura você mesmo, então vale a pena levar a cabo todas as ações de acordo com o plano e não se apressar. O desmantelamento não é particularmente difícil, mas você deve considerar cuidadosamente este processo:

  1. Por sua vez, desapertar as fixações de retenção da tampa traseira de todos os lados.
  2. Em seguida, remova lentamente a tampa. Se isso falhar, você não desatarraxou todos os parafusos. Inspecione cuidadosamente a peça, remova os fixadores até o final.
  3. Depois de ter acesso às placas e microcircuitos, você precisa verificar a tensão de saída. Em valores de 100 V, podemos falar de um mau funcionamento da parte iluminadora.
  4. Para chegar diretamente aos LEDs, você deve primeiro remover a matriz, que consiste em três placas principais.

A subseqüente desmontagem das placas e microcircuitos deve ser confiada ao mestre, já que há muitas peças pequenas nesta zona, cujos danos podem levar a sérios problemas e quebrar a tela. As principais etapas do trabalho consistirão na remoção gradual da placa T-con, destacamento da proteção de metal e decodificadores (especialmente manipulação meticulosa), destacamento do painel frontal da tela.

IMPORTANTE! Prepare o local de trabalho e mesa com antecedência para colocar todas as peças. Você precisa trabalhar apenas com as mãos ou luvas limpas para não contaminar as matrizes e os decodificadores.

Ao obter acesso, você pode começar a procurar a origem do problema. Para fazer isso, remova o circuito de plástico e libere a luz de fundo do LED. Dependendo do modelo e ano de fabricação, cada TV terá sua própria peculiaridade na localização dos diodos. Sua desvantagem comum é a conexão serial. Ou seja, quando um elemento é queimado, toda a cadeia deixa de funcionar. Portanto, a imagem desaparece na tela.

O princípio da verificação é baseado no cálculo da tensão e na identificação de um elemento defeituoso:

  • quando o motorista quebra, a tensão não atinge o circuito;
  • se a lâmpada queima, então a tensão continua, mas com um circuito aberto não há efeito;
  • será mais fácil detectar um colapso durante o burnout e um ponto preto característico do flash;
  • se não houver ponto e não for possível estabelecer visualmente a origem, a verificação precisará ser executada seqüencialmente para cada elemento do sistema.

Se um LED queimado for detectado, ele deve ser substituído por um novo elemento para restaurar a operação normal do circuito. É difícil encontrar peças de reposição. Tiras separadas com lâmpadas não são entregues nas lojas e apenas peças individuais podem ser adquiridas no mercado. Muito provavelmente você terá que trabalhar com itens já usados ​​e reparados.

  1. Remova as peças danificadas primeiro. Geralmente eles são montados em fita dupla face. Pode ser derretido com ar quente de um secador de cabelo.
  2. Separe a peça e remova os LEDs queimados.
  3. Substitua usando itens comprados. Você pode ter que cortar uma das bordas da peça, já que elementos não-nativos podem ser um pouco maiores que o soquete original.
  4. Solda também com um secador de cabelo.
  5. Instale as lentes sobre a faixa nativa.
  6. Verifique o funcionamento de todo o circuito.
  7. No caso de operação normal, monte cuidadosamente toda a estrutura na ordem inversa.

Para a substituição, seria melhor entrar em contato com a oficina ou realizar reparos na garantia. O trabalho independente pode levar a problemas ainda maiores.

Deixe O Seu Comentário