Como nivelar um piso de madeira sob um laminado

Piso laminado é uma das opções de revestimento mais populares hoje. Ele é usado em todos os lugares e as empresas de manufatura oferecem um grande número de modelos e cores de lamelas. No entanto, nem todos sabem que a chave para o acabamento final é a preparação correta da fundação. Portanto, a questão de como nivelar um piso de madeira sob um laminado é bastante relevante.

Como nivelar o piso de madeira?

As lamelas são feitas de tal forma que sua fixação é realizada com base em um princípio de groon-tenon. Um sistema de travamento especial facilita e simplifica a criação de uma tela completa na superfície do piso. Se o chão áspero preparado é par, o revestimento servirá e parecerá atraente por muito tempo, independente das cargas que o afetam.

Uma situação completamente diferente surgirá se o laminado for colocado em tábuas de madeira irregulares despreparadas. Diferenças na altitude farão com que as lamelas caiam sob a influência de objetos pesados ​​ou a constante caminhada de uma pessoa. O sistema do castelo também cederá e ficará exposto a influências para as quais não foi projetado. Tal revestimento rapidamente falhará e ficará inutilizável.

Importante! Antes de comprar um laminado e começar a instalação, você deve se certificar de que a sub-base de madeira é uniforme. Se houver diferenças de elevação, é necessário realizar o alinhamento.

Existem várias maneiras de fazer o alinhamento:

  • usando mesa de gesso;
  • aplicação de forros especiais;
  • laje de piso OSB.

Cada pessoa ou mestre especializado escolhe um método de nivelamento. Depende do tipo de instalações, a carga, que continuará a ser no chão, bem como as preferências pessoais do proprietário das instalações.

Usando uma mesa de gesso

O reboco de gesso é utilizado quando o desnível não ultrapassa 1 cm, sendo importante saber que o reboco de gesso se fixa rapidamente. Portanto, o trabalho é feito muito rapidamente.

Importante! Antes de começar, verifique cuidadosamente a força das placas. Se as tábuas de madeira estiverem apodrecidas ou soltas entre si, este método não é categoricamente adequado.

As principais etapas do trabalho são as seguintes:

  • Para começar, corrija todas as tábuas de madeira desconcertantes;
  • então as juntas entre as placas são revestidas com um primer especial em madeira ou feitas independentemente com uma mistura de cola PVA e serragem, é necessário permitir que a superfície seque completamente;
  • depois disso, a superfície é cuidadosamente preparada para fornecer proteção contra umidade;
  • Além disso, a superfície do piso é coberta com polietileno para o nível de instalação do laminado no futuro e juntas coladas com fita adesiva, isto é necessário para a impermeabilização de alta qualidade do novo piso;
  • mesmo placas OSB são colocadas na superfície preparada, isso irá garantir um ajuste apertado do laminado à superfície;
  • a mistura é preparada de acordo com as instruções que se aplicam ao material e começam a fluir para a superfície preparada a partir do canto distante;
  • Após o vazamento, a superfície da mistura de enchimento é nivelada com um rolo especial ou uma espátula larga, isso deve ser feito com cuidado para não danificar o filme frágil.

Posteriormente, resta apenas permitir que a mistura endureça completamente, após o que você pode começar a trabalhar na instalação do piso. Tal preenchimento permitirá que você consiga uma superfície plana da sub-base, graças à qual o laminado durará por muitos anos.

Usando almofadas

Essa opção de nivelamento é usada se as colisões estiverem a cerca de 2 a 3 cm da base do piso. Os construtores recomendam a escolha de revestimentos não com uma espessura grande, mas é melhor empilhar 2 folhas com uma espessura de 1 cm. Assim, a resistência à flexão será muito maior.

Como substratos, vários materiais desnecessários já são usados:

  • pedaços de lamelas velhas;
  • guarnições de madeira compensada;
  • Aglomerado;
  • placas;
  • OSB e outros.

Nas paredes marcam os pontos do futuro piso com um lápis, as peças são cortadas em pequenos quadrados. Nas paredes extremas, vários substratos são instalados, e os eletrodos são instalados no centro da sala. Com a ajuda da regra de construção, o nível do piso futuro é claramente verificado. sua uniformidade é controlada.

Em seguida, as peças são dispostas ao longo das linhas marcadas e fixadas com parafusos. Após a preparação, você pode colocar sobre eles a primeira folha de compensado e verificá-la quanto a dobrar e flacidez. Se tudo estiver em ordem, o trabalho continua, expondo um chão rugoso.

Importante! O principal é observar uma folga de 2 mm entre as chapas de compensado.

Na primeira camada de madeira compensada, linhas de almofadas fixas são desenhadas, e a segunda camada é disposta de modo que a interseção das linhas da primeira camada caia diretamente na primeira folha do segundo. Isso garantirá que as folhas restantes estejam posicionadas corretamente.

Depois de colocar todas as folhas, você pode proceder à fixação com parafusos. Eles são parafusados ​​nos quadrados resultantes na marcação. Se todo o trabalho for feito corretamente, você obterá uma superfície plana e dura que protegerá o laminado de danos durante a operação.

Usando placas OSB

Nivelando o piso com folhas OSB, alguns especialistas consideram o mais eficaz. Placas grossas de material de aparas de madeira escondem facilmente todas as irregularidades, mesmo as muito grandes. Esta opção, com algumas habilidades, pode ser facilmente feita por conta própria.

Importante! As placas devem ter a mesma umidade que é observada na sala onde a instalação será realizada. Caso contrário, o material também pode se deformar em um curto espaço de tempo, o que anulará todos os esforços.

Normalmente, as placas são dispostas em duas camadas ou as placas da maior espessura são tomadas. Os especialistas ainda aconselham o uso de duas placas mais finas, de modo que a rigidez da sub-base será a mais correta para a posterior colocação do laminado.

A primeira camada de placas é colocada de acordo com marcas pré-alinhadas, se necessário, almofadas de vários materiais são utilizados. Eles ajudam a esconder solavancos básicos e grandes oscilações. A segunda camada de placas fornecerá rigidez confiável e tornará o piso perfeitamente plano no plano horizontal.

Por que o piso deve estar nivelado em frente ao laminado?

Nivelar o chão antes de colocar o laminado é necessário por duas razões principais. Em primeiro lugar, 97% de todos os problemas que surgem com este material de acabamento para o revestimento durante o seu funcionamento devem-se à preparação de má qualidade da sub-base. As articulações do castelo das lamelas em diferenças de elevação perdem sua força e quebram, o que torna o piso inutilizável.

Além disso, com irregularidades no piso áspero, o laminado afunda constantemente ao caminhar sobre ele. Os vazios presentes sob o revestimento superior ressoam, criando um som desagradável e bastante alto. Nos prédios de apartamentos, esse som penetra facilmente nos pisos de concreto armado e "agrada" os vizinhos. Se, durante o dia, um som desse tipo puder deformar um pouco, mas não incomodar, então, à noite, soará bastante alto nos apartamentos dos vizinhos, o que levará a conflitos.

É por isso que nivelar o piso como uma das etapas de acabamento das instalações é um dos principais. O trabalho realizado qualitativamente não só permitirá que o revestimento sirva por muitos anos e não perca suas qualidades externas, mas também proporcione movimento confortável no laminado, sem causar transtornos aos vizinhos e demais moradores do apartamento.

Assista ao vídeo: Eucafloor. Instalação de Piso laminado com Click (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário