Overscan no monitor o que é

Overscan traduzido do inglês em palavras simples significa que a imagem ultrapassa os limites do monitor. Ou seja, na tela da TV ou do monitor, a imagem é transmitida com distorção ou cortada nas bordas. Isto é devido ao fato de que desde o lançamento da primeira TV, o princípio da transmissão de vídeo mudou muito frequentemente.

AJUDA! Na fabricação de modelos antigos de receptores de TV, os fabricantes simplesmente não sabiam exatamente onde as bordas da imagem deviam ser devido a problemas com tolerâncias industriais que existiam naquela época.

O trabalho das TVs modernas baseia-se na tecnologia de fixação de elementos de sinal de vídeo. Graças a isso, a imagem é obtida sem distorção.

A saída da imagem além dos limites é necessária para mascarar as distorções do sinal de vídeo e criar uma certa margem de supressão nas bordas dos quadros. Além disso, a razão para a existência e aplicação desta função é o chamado "efeito de natação" - isto é uma flutuação no tamanho do quadro devido ao brilho da imagem transmitida. Esse efeito dificultou bastante a padronização da imagem transmitida.

Com o advento da gravação de vídeo e dos videocassetes, o overscan começou a ser usado para mascarar os defeitos de sinal de vídeo resultantes da troca das cabeças do dispositivo de vídeo. Esses defeitos eram inerentes a absolutamente todos os modelos de players de vídeo e se manifestavam na forma de distorção do limite superior da imagem transmitida.

A presença da função overscan forçou os fabricantes a estabelecer limites claros para a área utilizável da imagem transmitida. Como regra, as TVs usadas para visualização em casa não mostravam essa área. Enquanto monitores profissionais exibem a imagem inteira na íntegra. Isso é necessário para avaliar completamente a cena.

AJUDA! O desenvolvimento da tecnologia digital tornou possível evitar flutuações na imagem.

Enquanto isso, para a televisão, a função overscan ainda é necessária, pois há modelos de TV que cortam as bordas. Também é necessário eliminar defeitos ao assistir a um vídeo caseiro que tenha um sinal analógico.

A tela LCD consiste em pixels que possuem uma posição estática. Devido a isso, eles podem transmitir toda a imagem dos pilares, incluindo falhas.

É o modo ponto-a-ponto que fornece a máxima qualidade de imagem.

Se um sinal com uma resolução de 16: 9 é transmitido para a tela, aproximadamente 3% do tamanho original da imagem é cortado por um overscan. Isto é principalmente devido ao sinal analógico e as TVs têm um certo número de remanescentes do passado.

Para desabilitar a função overscan, você precisará de um disco especial AVS HD Rec. 709

IMPORTANTE! Se não houver nenhum disco, você poderá encontrar e baixar sua imagem na Internet.

Instruções de desligamento overscan passo-a-passo:

  • É necessário pegar um disco e iniciá-lo;
  • No menu que aparece, você precisa encontrar o item "Configurações básicas";
  • No submenu aberto, selecione o termo "Nitidez e Oversidade";
  • Na interface da TV, você precisa encontrar as configurações de imagem e definir o valor para 16: 9 ou automaticamente;
  • Em seguida, você precisa encontrar e desativar a função "Overscan";
  • Você precisa fazer configurações de tal forma que uma faixa de branco apareça ao longo das bordas da imagem, assim como a inscrição "Overscan 0%";
  • Se as manipulações executadas não ajudarem, provavelmente o tamanho da imagem será alterado em sua origem. Para fazer isso, você precisa verificar as configurações no player de vídeo ou as configurações de transmissão de vídeo nos drivers instalados na placa de vídeo;

IMPORTANTE! Todas as configurações feitas dependem do modelo da TV.

Após a opção overscan ser desativada, a imagem resultante será da melhor qualidade.

Deixe O Seu Comentário