Primeiro e-book

É muito difícil surpreender uma pessoa moderna com um dispositivo como um relógio inteligente ou um e-book, embora há algumas dezenas de anos essa técnica não fosse difundida e reconhecível. Quem foi o primeiro inventor do e-book e que caminho evolutivo esse dispositivo percorreu antes de aparecer nas prateleiras das modernas lojas de tecnologia?

A história do primeiro e-book

Tudo começou em 1971, quando um escritor promissor do estado de Illinois (EUA) chamado Michael Stern Hart fez a "digitalização" da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Hart digitalizou esse documento oficial porque, dessa forma, era mais conveniente para ele trabalhar com ele, e a capacidade de acessar o poderoso computador Xerox Sigma V na época permitia que ele executasse seu plano.

Posteriormente, Michael transferiu várias outras publicações impressas em formato digital e, em seguida, participou de um projeto chamado "Gutenberg", cujo objetivo principal era desenvolver um projeto para uma biblioteca eletrônica para milhares de e-books. Graças ao entusiasmo e determinação dos participantes, o projeto foi bem sucedido, e em 2005 o site da biblioteca tinha mais de 17.000 cópias de vários materiais.

O desenvolvimento da tecnologia e-book

Embora Michael Hart seja considerado o ancestral do leitor, dispositivos capazes de exibir informações de texto em seus displays foram liberados por especialistas do DEC em 1996. Eles foram lançados sob o nome DEC Lectrice, que pode ser traduzido do francês como "leitor". O primeiro e-book lembrava um tablet.

AJUDA!Lectrice possuía uma caixa de metal e um painel de controle tipo botão. De fato, o leitor não possuía nenhuma função adicional, exceto a principal.

A invenção do "papel eletrônico", que permitiu que o texto exibido na tela se tornasse mais distinguível e não muito claro, ocorreu em 2007. A descoberta e implementação deste método de exibição de material influenciou significativamente a popularização de e-books entre pessoas comuns. Novos dispositivos tornaram-se mais acessíveis e a leitura deles tornou-se mais agradável.

Modern e-books

Hoje, os e-books podem não apenas ler o texto exibido, mas também executar outras funções:

  • Baixe livros diretamente da Internet
  • ver imagens e fotos;
  • reproduzir gravações de áudio e música;
  • reproduzir arquivos de vídeo;
  • Execute aplicativos que não são muito exigentes em energia;
  • Expanda a memória disponível instalando mídia adicional.

Hoje, existem duas principais tecnologias de exibição para os leitores: LED e E-lnk Pear. Basicamente, as diferenças entre os dois tipos de telas estão nas configurações de exibição de brilho e cor. No caso do segundo tipo, a imagem tem uma cor amarelada, como é o caso de alguns jornais. No caso do display LED, o fundo principal é brilhante e branco.

AJUDA!Os fãs não só de leitura, mas também de assistir a vídeos e imagens, são dispositivos mais adequados com telas LED.

Para entender melhor se tais dispositivos são necessários, você deve se familiarizar com suas principais desvantagens e vantagens. Entre as vantagens inquestionáveis ​​dos livros eletrônicos, a maioria dos especialistas distingue:

  • compacidade e facilidade de uso;
  • a capacidade de ajustar o brilho, o contraste e muitos outros parâmetros para uma leitura confortável;
  • a capacidade de armazenar uma grande quantidade de informações de texto em um meio pequeno;
  • a possibilidade de expandir a memória disponível.

Além disso, todos os "acessórios reais" para leitura, como marcadores em páginas, estão disponíveis em um dispositivo eletrônico. Para pessoas com deficiências, os leitores braille são implementados.

No entanto, vale a pena notar que esses dispositivos não são sem alguns inconvenientes, os mais importantes dos quais são:

  • custo bastante alto (especialmente para modelos de fabricantes famosos);
  • inacessibilidade para ver imagens coloridas em alguns modelos;
  • impacto negativo no sono dos usuários e provocando sentimentos de letargia.

Seja como for, centenas e milhares de pessoas ao redor do mundo usam e-books todos os dias para ler algumas páginas de seu trabalho favorito à tarde ou para sempre ter acesso a uma biblioteca de bolso com dezenas e centenas de livros.

Assista ao vídeo: 5 lições que APRENDI ao lançar meu PRIMEIRO E-BOOK (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário