O que são panelas de alumínio perigosas

Os pratos de alumínio entraram na vida de uma pessoa comum há relativamente pouco tempo - menos de 50 anos atrás. E imediatamente ganhou popularidade devido à sua leveza, boa condutividade térmica e, mais importante, baixo custo. E em tal panela de leite com mingau não gruda.

Mas se a casa tiver uma panela de alumínio "com uma história rica", aconselhamos que olhe para a superfície interna. Você vê as irregularidades semelhantes à dispersão de pequenos grãos? O que você acha, onde o metal saiu dessas covinhas?

Um pouco de teoria

O alumínio ocupa o honroso terceiro lugar no ranking dos elementos químicos mais comuns em nosso planeta. Isso é diferente do oxigênio vital e do silício, ele não participa do metabolismo dos seres vivos. É um metal morto que não é necessário para o nosso corpo. E seria bom se ele não interagisse com tecidos vivos.

Mas, infelizmente, alguns de seus compostos são bastante tóxicos. É bem sentida, se para cada quilo do corpo levar:

  • 3,7-7,3 mg do seu hidróxido;
  • 2,9 mg de alúmen de alumínio;
  • 0,2-0,4 mg de acetato de alumínio.

O hidróxido entra no nosso corpo a partir da água potável - este composto é utilizado para a sua purificação. Quanto aos alúmen, os mais famosos são os aditivos alimentares E 521 (endurecedor), E 522 e E523 (reguladores de acidez), que não são permitidos em alguns países.

Felizmente, chefs despreocupados que apreciam a conveniência de uma panela leve, temperam regularmente seus pratos apenas com o último ingrediente mais tóxico. Para obtê-lo, basta cozinhar um saboroso borsch ou cozinhar uma marinada com vinagre neste prato.

O alumínio puro também não é inofensivo. Tem a capacidade de se acumular nos tecidos nervosos e ósseos, fígado e rins, levando a perturbações do funcionamento normal desses órgãos. E isso:

  • deterioração metabólica;
  • distúrbios graves do sistema nervoso central (incluindo doença de Alzheimer);
  • retardando o crescimento e a reprodução das células;
  • anemia;
  • dores de cabeça freqüentes.

E quando os torcedores do metal branco prateado se levantam para a sua defesa, argumentando que não mais do que 3 mgs de alumínio puro entram em uma sopa, e a dose diária segura é 50 mgs, deliberadamente perdem mais um momento.

Este elemento é excretado na urina. E o caminho do trato digestivo para os rins é muito longo. Passa por todos os órgãos e sistemas, cada um dos quais consegue captar um pedaço de pó morto. Além disso, os rins laboriosos de um adulto saudável podem eliminar não mais do que 15 mg desta substância por dia. Ou seja, o corpo precisará de quase 4 dias para obter os “50 mg seguros”.

Sobre a suposta inofensividade das panelas de alumínio

Os defensores de panelas convenientes fornecem outro argumento sólido: uma fina película de óxido é formada na superfície do metal, o que impede a oxidação adicional do alumínio e sua liberação em produtos em contato com a superfície.

Nós não vamos mentir - é verdade. Aqui apenas este filme é muito fino e macio. Ele é destruído pela ação do ácido, que torna os pratos categoricamente inadequados para a preparação de marinadas, sopa de repolho, borscht, picles, molhos e pratos, que incluem produtos lácteos. E, no entanto, este filme é facilmente danificado por ação mecânica sobre ele. Portanto, a sopa ou o mingau não podem ser esfregados pela concha na parte inferior, se não houver vontade de apimentar o prato com alumínio.

A folha deste metal é segura quando usada uma vez em um ambiente não ácido - a plasticidade do filme de óxido permite que você envolva e desembale o produto sem expor a substância escondida sob ele. Mas as bebidas no recipiente deste elemento é melhor não comprar.

O que você pode cozinhar neste prato

Uma panela de alumínio só pode ser segura em um caso: ferver água limpa nela. Isso é tudo. A preparação e ainda mais armazenamento de qualquer alimento em um recipiente prateado branco conveniente é extremamente indesejável, uma vez que é uma maneira direta de aumentar a concentração de metais mortos no fígado, rins, ossos e no cérebro humano. Talvez seja por esse motivo que panelas de alumínio são proibidas para uso no serviço de alimentação infantil?

Deixe O Seu Comentário