QOS - o que é isso no roteador?

Tal parâmetro como largura de banda da rede local é importante. Com o desenvolvimento da tecnologia e a introdução de mais e mais dispositivos em nossas vidas, estamos conectando cada vez mais dispositivos diferentes ao roteador. Mas o software nem sempre é capaz de lidar com a carga colocada nele.

QOS em um roteador - o que é isso?

Um grande número de roteadores no mercado está equipado com o equipamento necessário para gerenciar os fluxos de tráfego dentro da rede local. Isso permite que você priorize o trabalho de vários aplicativos. Talvez essa definição não seja clara o suficiente, então vamos ver um exemplo.

Suponha que você esteja jogando um jogo on-line e baixando um filme com ele. Certamente você teve que lidar com o fato de que o jogo começa a travar. O que fazer neste caso? É necessário determinar qual das ações é mais importante para você, muito provavelmente você escolherá um jogo. Além disso, ao configurar o agendador, você pode definir a prioridade do jogo sobre o download do filme. Mas observe que a largura de banda da rede local ainda será limitada.

A prioridade, como regra, é por padrão dada à navegação na web, em outras palavras - para o navegador. Se você deseja baixar um filme através de um torrent mais cedo, a prioridade é atribuir o programa ao carregador de arquivos. Para dar aos usuários a capacidade de atribuir prioridades, os fabricantes forneceram Qualidade de Serviço (QoS) nos roteadores.

Como habilitar qos

Existem vários modelos diferentes, eles são divididos em categorias, dependendo da aplicação. Estamos falando sobre o aplicativo em casa, bem como o escritório ou projetos maiores.

Ajuda! Nem todo dispositivo fornece a presença da função descrita e, naqueles em que está presente, as configurações podem ser diferentes.

Alguns dispositivos podem atribuir apenas a prioridade de uso entre dispositivos, enquanto outros permitem que você selecione tipos de tráfego e muito mais. É difícil falar especificamente sobre os recursos de configuração de cada um, mas é possível destacar os principais passos que ajudarão a organizar o trabalho de QoS, a fim de obter a melhor qualidade e velocidade de trabalho na Internet.

Personalização

Para ativar esse recurso no roteador, você precisará executar várias etapas. Defina o objetivo. Antes de começar a configurar o dispositivo, você precisa definir uma meta específica. Se estamos falando de um roteador doméstico, essa pode ser a prioridade do seu PC em relação a outros dispositivos que têm acesso à Internet. Em casa, você deve estabelecer as regras de prioridade, elas devem ser o mais simples possível. Se você quer definir muitas prioridades, isso pode levar ao que você obtém não é absolutamente o que você esperava. Os operadores usam a função para fins mais globais, incluindo:

  • Controle de tráfego.
  • Ajuste da distribuição estável requerida.
  • Garantia de qualidade, bem como a distribuição de velocidade de acesso à rede para clientes individuais.
  • Aviso da possibilidade de reinicializações de rede.
  • Custos Reduzidos de Uplink

Apesar desta diferença de propósito, o princípio de configuração é muito semelhante entre si.

Determinando a velocidade da Internet. Para o operador de telecomunicações, esse parâmetro é específico e é subsequentemente dividido por um grande número de usuários em relação aos seus planos tarifários. É esse problema que permite resolver o QoS. Mas a velocidade da Internet doméstica nem sempre coincide com a que o provedor promete. Pode haver várias razões para isso e, portanto, é importante poder determinar o número real antes de prosseguir com a configuração da QoS. Para fazer isso, você precisará parar todos os programas no seu PC. Além disso, use aplicativos especiais para passar no teste similar.

Ajuda! Você pode passar no teste indo para www.speedtest.net. Você precisará converter o parâmetro de velocidade de “Mbps” para “Kbps”, pois o ajuste é feito nessas unidades. Para traduzir, simplesmente aumente o valor resultante para 1000.
Ativar QoS no roteador

É difícil trazer o algoritmo de inclusão, pois pode ser diferente para cada fabricante e nos modelos. Na maioria dos casos, você precisará ir até a página onde a configuração foi feita. Para isso, insira o endereço no mecanismo de pesquisa. Em seguida, insira o nome de usuário e senha que você especificou nas instruções. Vá para a seção NAT das configurações de rede e, consequentemente, a guia QoS. Agora especifique os parâmetros que você precisa.

Deixe O Seu Comentário