Como verificar a bateria em um laptop

Os laptops, embora sejam usados ​​frequentemente como estacionários, são tecnologia móvel e, se se trata de mobilidade, isso implica necessariamente a presença de problemas com o tempo de operação do dispositivo sem recarga. Infelizmente, a tecnologia de hoje ainda não chegou a produzir baterias portáteis capazes de suportar a duração da bateria do laptop por vários dias e semanas, e as baterias modernas podem fornecer apenas algumas horas de trabalho intensivo sem recarregar (e mesmo quando o recurso ainda não foi trabalhado). Este artigo irá discutir como descobrir o quanto a bateria do laptop está desgastada e como verificar seu desempenho.

Como verificar a bateria do laptop?

Se o usuário perceber problemas ao recarregar o laptop, isso nem sempre significa que é a bateria. Nesse caso, os problemas podem aparecer da seguinte maneira:

  • A bateria não carrega (o dispositivo não parece "ver" o carregamento conectado a ele)
  • A carga acaba rápido demais
  • O laptop é incapaz de trabalhar de forma autônoma (só funciona quando conectado à rede elétrica)

Se houver problemas com o carregamento em geral, você deve primeiro eliminar as causas mais comuns e verificar a voltagem na rede elétrica e a integridade do cabo.

Conselhos! Se houver um carregador adequado de outro laptop, você pode tentar conectá-lo e descobrir se o motivo está na fonte de alimentação.

A causa do mau funcionamento também pode ser um mau funcionamento dos drivers do dispositivo. Como você sabe, qualquer "hardware" de um computador é controlado usando um software especial e, se ocorrerem violações em sua operação, isso também afeta a operação da própria peça. Os problemas de energia também podem ocorrer em danos nos conectores e plugues do carregador ou na entrada para ele no laptop. Além disso, ao longo do tempo, a oxidação pode aparecer nos terminais da bateria, interferindo com o funcionamento normal do dispositivo. Um curto-circuito na rede também pode levar à falha da bateria.

Ajuda! Uma bateria comum em um laptop moderno pode suportar cerca de 800 ciclos de carga em média. Os especialistas recomendam a substituição deste elemento pelo menos uma vez a cada dois anos.

Muitos usuários, que costumam usar um laptop como um PC, simplesmente removem a bateria, para não usá-lo em vão. Isso ajuda a protegê-la do desgaste prematuro. Além disso, ajuda a usar o modo de economia de energia e a implementação de um ciclo completo de carga-descarga.

Qualquer que seja a natureza do problema, a maioria dos usuários que os encontrar preferem confiar o assunto a especialistas e levar o laptop imediatamente a um centro de serviços. No entanto, em alguns casos ele pode resolver problemas com o trabalho por conta própria, e o procedimento correto pode ajudar nesse caso. teste de bateria.

Como verificar a bateria por desgaste?

Para verificar a bateria do laptop, há um grande número de softwares especializados. A maioria desses programas é gratuita e está disponível gratuitamente na Internet. Entre os utilitários mais populares estão:

  • Bateria
  • Comedor de bateria
  • Otimizador de bateria

Usando o programa BatteryCare, o usuário pode executar um diagnóstico de bateria e monitorá-lo regularmente. O programa pesa um pouco, é fácil de usar e, na verdade, não afeta o sistema operacional. Usando esse utilitário, você pode ver não apenas a porcentagem de desgaste da bateria durante o uso geral, mas também o número de ciclos completos de uma carga completa, bem como informações sobre a data de sua calibração. Além disso, o programa dará ao usuário algumas dicas para reduzir a intensidade do consumo de eletricidade de um laptop.

Como verificar a bateria para desempenho?

Usando o Battery Eater baixado da fonte oficial, o usuário também será capaz de testar o estado da bateria e descobrir o indicador de capacidade real definido pelo fabricante. Este programa é útil para quem compra um dispositivo usado, pois ajudará em apenas alguns minutos a prever a vida útil restante da fonte de energia.

Quanto ao Battery Optimizer, com sua ajuda você pode não apenas testar, mas também otimizar o trabalho de uma fonte de energia autônoma. Após um diagnóstico simples, o utilitário oferecerá a otimização de algumas configurações de energia para aumentar a vida útil da bateria. Se por algum motivo as novas configurações não se adequarem ao usuário, ele poderá sempre retornar às anteriores, já que todas as ações e alterações são registradas no perfil de usuário da aplicação. Como os dois programas anteriores, é muito fácil de usar.

Se o usuário for um adversário ardente da instalação de software de terceiros, haverá uma maneira de verificar o desempenho da bateria por meio da linha de comando. Para implementá-lo, você deve executar o seguinte algoritmo de ações:

  1. Execute a linha de comando (no Windows 7 está disponível no menu "Iniciar" e no Windows 8 - quando você pressiona Win + r e digite o comando "cmd")
  2. Digite o seguinte comando (sem aspas): "powercfg energy"
  3. Pressione enter
  4. Espere até que o sistema gere um relatório (geralmente não leva mais de um minuto)
  5. Depois que a tela exibir o caminho no qual o relatório será colocado, vá para a pasta especificada e copie o relatório finalizado para a área de trabalho.
  6. No arquivo aberto na área de trabalho, localize as linhas “Estimated capacity” e “Last full charge”.

Com base nesses dois parâmetros, podemos tirar conclusões sobre o desgaste da bateria. A capacidade de projeto é o valor da capacidade “básica” definida pelo fabricante. Quanto mais a última carga completa é diferente, a situação da bateria é pior. Para refletir o atual nível de desgaste, é necessário subtrair o indicador da última carga completa do indicador da capacidade calculada e depois dividir o número resultante pelo indicador da capacidade calculada. O resultado obtido (como regra, é menor que a unidade) é multiplicado por cem - essa será a porcentagem de desgaste.

Como verificar com um multímetro?

Se o usuário tiver um nível de conhecimento suficiente no campo da eletrônica, não será difícil verificar a bateria do laptop com um multímetro. O algoritmo de ações para este tipo de verificação é o seguinte:

  1. Desligue o laptop e remova a bateria (pode ser necessário um cartão de plástico ou uma faca)
  2. Definir o multímetro para o modo DC
  3. Verifique seqüencialmente a tensão no circuito
  4. O parâmetro de tensão deve ser igual ao número de células de bateria vezes 3.7

Nesse caso, um valor menor do parâmetro de tensão indica desgaste.

Ajuda! Se o usuário não tiver as habilidades técnicas e experiência necessárias para trabalhar com ele, não é recomendado que ele mesmo remova a bateria, e é melhor recorrer aos métodos de software descritos acima ou à ajuda de especialistas.

Infelizmente, as ferramentas padrão do Windows só relatam problemas de bateria quando a substituição é um problema urgente. Para que o laptop sempre funcione confortavelmente e sem problemas com a descarga rápida, recomenda-se monitorar o status da bateria usando o software acima e outro especial.

Na maioria dos casos, uma descarga rápida da bateria fica visível sem utilitários de terceiros, e se o usuário perceber isso com o dispositivo, isso significa que ele precisa pensar em substituir a bateria por uma nova.

Deixe O Seu Comentário