Condicionador natural para "3 copecks"

No Ocidente, a questão do uso de recursos naturais inesgotáveis ​​para melhorar a qualidade de vida humana tem sido estudada há muito tempo. E alguns dos desenvolvimentos que ganharam popularidade lá são impressionantes em sua simplicidade e eficácia. Um exemplo vívido é o ar condicionado natural. Este sistema de ventilação é facilmente implementado em uma casa de campo em qualquer estágio de sua operação. E mesmo após a sua instalação no verão, você pode quase congelar o ar na sala. No inverno, essa ventilação pode economizar significativamente no aquecimento do suprimento de ar.

O princípio da operação de um condicionador de ar natural

Os sistemas de troca de ar que são familiares para a maioria de nós são baseados na ingestão de fluxos frescos diretamente da atmosfera e na descarga de resíduos de exaustão. Os sistemas mais avançados incluem um módulo de recuperação no qual o ar de entrada é aquecido pelo ar que sai. Mas o que acontece se complicarmos um pouco a ventilação da fonte, aumentando seu comprimento e colocando o fragmento “extra” no subsolo?

O solo aquece e congela apenas a uma profundidade relativamente rasa. Para a maioria das regiões, uma marca de 1,5 metro é a máxima. Abaixo estão camadas com uma temperatura estável, que é mantida a 5-7 ° C no inverno e não aquece acima de 8-10 ° C no verão.

Esta propriedade do solo foi usada com sucesso na construção de caves. E ao criar um sistema de condicionamento natural.

O segredo é que se você deixar o ar fluir através dessa camada de solo, a diferença de temperatura tenderá a zero. Basta colocar: no inverno o ar gelado aquece e o verão quente esfria. E a eficácia de tal sistema depende completamente apenas do seu comprimento e design competente do canal.

Características comuns com o habitual "stitch" e "hood"

Quando se trata de características de design do sistema de ventilação dentro da casa, então eles simplesmente não. Todos os cálculos das normas de circulação de ar são realizados de acordo com os padrões sanitários. E a fiação das buchas de entrada e saída pode ser realizada de qualquer maneira conveniente. Mas existem vários pontos importantes.

  1. É melhor fazer um influxo de ar forçado, já que um aumento adicional no comprimento dos dutos de suprimento pode impedir o fluxo natural de ar.
  2. O capô é necessariamente exibido no nível do cume do telhado, então você pode fazer sem a adição de ventiladores ou a ligação a uma rosa dos ventos.
  3. A entrada do eixo de alimentação e a saída de escape estão preferencialmente localizadas em lados diferentes do edifício.

O layout das mangueiras de ventilação é selecionado de acordo com as características do layout da casa e as necessidades de seus proprietários.

O destaque do sistema é a colocação de um trocador de calor do solo

Como já mencionado, para que a entrada de ar funcione em modo de ar condicionado, é necessário complementá-lo com um ventilador de duto na entrada. Potência de 100-200 watts é mais que suficiente. E aqui está mais interessante: em vez de um canal de entrada, dois devem ser feitos:

  • padrão, a uma altitude de cerca de 1,5 m acima do nível do solo (para ventilação durante o período de entressafra);
  • subterrâneo ligado ao tubo do permutador de calor do solo.

Como isso parece na prática pode ser entendido olhando para a foto.

O trocador de calor em si é um tubo com um diâmetro de 200-250 mm colocado abaixo do nível de congelamento do solo.

Não se esqueça do condensado. Para coletá-lo ao colocar o duto de ventilação externo, é necessário observar uma inclinação de 2 graus em direção à casa, e a uma distância de cerca de um metro da parede, um poço deve ser feito para verificar o estado da bacia.

Para que o sistema regule efetivamente a temperatura do ar, o comprimento total dos tubos do trocador de calor deve estar na faixa de 35 a 50 m. Um desvio para um lado maior levará a um aumento no arrasto aerodinâmico e exigirá a instalação de um ventilador mais potente, e esses são números extras no pagamento pela eletricidade. Se um tubo mais curto for colocado, a eficiência do trocador de calor diminuirá.

Idealmente Para facilitar a circulação do ar, recomenda-se evitar todas as curvas e dobras possíveis do tubo. Mas nem todo site permite que você cave uma trincheira reta com o comprimento necessário. Portanto, como opção, você pode tomar nota dos esquemas propostos abaixo.

Cantos direitos e afiados nas dobras são substituídos por dobras ou juntas suaves.

Esse é o truque de um condicionador de ar natural. O único "mas" no final - a entrada de ar do permutador de calor também sobe a uma altura de 1-1,5 m acima do solo. E é certo que será coberto com uma tampa de proteção com uma grade - afinal, você não precisa de pessoas capazes de danificar o sistema de roedores com pássaros?

Assista ao vídeo: Cabelos lindos gastando pouco. Condicionador caseiro low poo e no poo. Natural e vegano (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário