Como fugir do calor de uma casa sem ar condicionado

O verão é o período mais fértil para a maioria das pessoas que vivem em nossas latitudes. Na verdade, foi nessa época que estávamos acostumados a sair de férias para mergulhar nossos corações sob os raios do sol suave, afundando na areia dourada e bem aquecida de uma praia lindamente arranjada, balançando nas ondas do mar. No entanto, há uma desvantagem, que é muito menos agradável. Em áreas com clima continental, os dias de verão são por vezes insuportáveis, o que (ao contrário das estâncias balneares do sul) não ilumina a proximidade do mar.

Nem todo mundo tem a oportunidade de ir ao mar durante todo o verão. E em casa ou no campo você tem que fugir do superaquecimento.

Por que o superaquecimento é perigoso?

Primeiro você precisa descobrir em que temperaturas o estado muito desagradável que chamamos de superaquecimento pode ocorrer. Este indicador é inconsistente e depende de vários fatores. O principal deles é o clima local. Nos resorts de Sochi, por exemplo, praticamente não me limito em roupas e não tento clarear minha roupa o máximo possível (com exceção da praia, é claro) para parecer atraente.

Ajuda! Em estâncias balneares, 35 ° em uma escala do amado Celsius é percebido muito mais confortável que 26 ° nas latitudes médias. Talvez esta seja uma das razões importantes para o eterno desejo dos cidadãos de passar férias perto da água?

Mesmo a uma temperatura de cerca de 40 ° não me sinto muito desconfortável, vestir um vestido elegante ou uma blusa com uma saia, além de um lenço ao redor do meu pescoço e outros acessórios. Sacrificar não é meu estilo. Mas no sul da Sibéria Ocidental já a 30 °, a vida está se tornando simplesmente insuportável.

O calor do verão (em suas latitudes) eu, como muitos outros, sofro muito. Portanto, ela estudou bem esse problema e aprendeu a lidar com o superaquecimento - tanto em casa quanto na rua. By the way, não há ar condicionado em nossa casa. Ainda não.

Especialistas falam muito sobre o perigo de superaquecimento, e eu concordo com eles. Ela mesma passou a experimentar "todas as dificuldades e sofrimentos".

Uma das conseqüências desagradáveis ​​do superaquecimento é a desidratação (desidratação). O desagrado apodrece imperceptivelmente, especialmente se você passar muito tempo no jardim por um longo dia e no calor da paixão pelo controle de ervas daninhas esquecer os intervalos para uma xícara de chá verde perfumado trazido de uma recente viagem à China, e até mesmo com pétalas de jasmim recém colhidas em seu jardim.

A desidratação não é apenas sobre a perda de peso. Estes são outros problemas:

  • má saúde e fraqueza geral;
  • perda de minerais vitais e oligoelementos - eles simplesmente deixam o corpo com suor;
  • distúrbio circulatório;
  • e até exames de sangue ruins.

Não há necessidade de falar sobre queimaduras solares - elas são extremamente desagradáveis ​​em si mesmas. Mas a pior coisa sobre eles é a oportunidade de ter doenças de pele, até o câncer de pele.

Outro perigo é a insolação. Eu testei em mim mesmo e, portanto, falo com competência. Você pode ganhar não só na rua (ao contrário do sol), mas também sem sair de casa. Acredite, esta é uma condição muito desagradável. Quando o choque térmico aparece:

  • ninguém sabe de onde veio a pilha de letargia e fraqueza;
  • falta de ar;
  • vermelhidão da pele, dolorosa, mas não a que toda garota sonha, um rubor;
  • náuseas, suavemente e inevitavelmente se transformando em vômito.

E finalmente, a coroa da insolação. O "homem de sorte" é muito tonto, escurece em seus olhos. E, em casos especialmente graves, ocorrem alucinações visuais e auditivas, cãibras musculares e desmaios.

Na maioria das vezes, a insolação ocorre em crianças e idosos. No primeiro, o corpo ainda não amadureceu e, no segundo, já enfraqueceu. Mas tais problemas são bem possíveis para as pessoas no auge de suas emoções e vitalidade.

Como escapar do calor se não houver ar condicionado

O melhor de tudo é que o ar condicionado evita o calor e suas conseqüências desagradáveis. O consumidor pode configurá-lo de forma a proporcionar o microclima mais confortável da casa. Mas o ar condicionado é um equipamento bastante caro, não disponível para todas as famílias. Além disso, você deve instalar uma unidade externa, furar uma parede e não será permitido fazer isso em qualquer edifício alto da cidade. E no país, geralmente não é economicamente viável instalar equipamentos climáticos. Temos que fugir do calor sem ar condicionado, especialmente porque é bem possível. Aqui estão algumas maneiras:

  1. Não deixe a luz do sol penetrar no apartamento. Cole uma película refletora nas janelas usando uma fita comum. Mas só não em vidro (vestígios duros permanecerão nele), mas em quadros.
  2. Cuide da circulação de ar. Abra as janelas em lados opostos do apartamento - deixe um rascunho andar.
  3. Encha garrafas plásticas de um litro e meio com água e congele na geladeira. Um ventilador colocado em um canto e apontado para o gelo resultante é uma ótima alternativa para o ar condicionado.
  4. Beba mais água para que não haja desidratação. Café e álcool não são permitidos. Bebidas energéticas e refrigerantes açucarados são indesejáveis. Água pura, chá verde sem açúcar (apenas não quente), uma água mineral (em nenhum caso da geladeira são bem-vindas - ao contrário da crença popular) são bem-vindos.
  5. Prepare alimentos leves - saladas, legumes cozidos no vapor, peixe, peito de frango cozido no vapor, caldo de carne. É saboroso e saudável.
  6. Muitas vezes tomar um banho ou nadar na piscina (se você estiver no país).
  7. Substitua todas as lâmpadas incandescentes por outras de LED - elas emitem pouco calor.
  8. Não se deixe levar pela comida caseira: a cozinha é sempre acompanhada por um aumento de temperatura na sala.

Separadamente, direi sobre a escolha das roupas "certas". Em todos os lugares eles recomendam coisas feitas de materiais exclusivamente naturais, principalmente algodão, e na verdade proíbem produtos sintéticos. Eu discordo fortemente disso. Roupas de algodão, claro, “respiram” e absorvem bem a umidade. Mas depois que absorve, “pára de respirar” e todas as vantagens dos materiais naturais desaparecem. A mesma camiseta começa a grudar no corpo, é até difícil de tirar. Você tem que ter em mãos várias coisas para substituir.

Sintéticos convencionais são ainda piores. Mas eu encontrei para mim e do fundo do meu coração eu recomendo a todos as coisas projetadas para praticar esportes. Eles são feitos de sintéticos usando tecnologias especiais. Eles não absorvem a umidade, mas a removem do corpo, evaporam na atmosfera e secam muito rapidamente - diretamente no corpo.

Ajuda! É claro que a marca NIKE com tecnologia Dri-Fit é muito mais cara, mas no final, mesmo no calor do dia, você permanece seco e confortável, mesmo com a transpiração excessiva.

E o último. Se, no entanto, surgirem problemas, consulte um médico, ou melhor, chame uma ambulância.

Assista ao vídeo: 12 Jeitos de Escapar do Calor Para Quem Não Tem Ar-condicionado (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário