Como escolher lentes de contato

A necessidade de correção da visão está se tornando cada vez mais popular na sociedade moderna. Há razões para isso - ambas completamente objetivas (dieta pouco saudável, falta de ecologia, necessidade de cansaço constante no trabalho, lesões e doenças) e subjetivas (estilo de vida pouco saudável, ignorância ou falta de vontade de seguir procedimentos preventivos, por exemplo, exercícios terapêuticos para os olhos) .

As lentes de contato são o método mais comum que concorre com os óculos em termos de eficiência e têm várias vantagens - uso confortável, aparência atraente, ângulo de visão total, etc. Mas as lentes não são adequadas para todos os pacientes, exigem cuidados meticulosos e o mais importante - escolha cuidadosa.

Seleção de lentes de contato

Posso escolher lentes de contato?

É mais do que arriscado tentar independentemente encontrar a melhor opção para si mesmo - especialmente sem ter a menor experiência em usar lentes corretivas. Uma receita de óculos não pode de forma alguma ser a base para uma escolha - eles têm parâmetros fundamentalmente diferentes.

Para a escolha certa, que não acarreta mais comprometimento visual ou síndrome do olho seco e pode ter um efeito terapêutico, é necessária uma consulta especial com um oftalmologista.

Como é a seleção de lentes?

Um número de critérios que são vitais para o bom funcionamento das lentes, conforto e saúde ocular só podem ser determinados por um especialista:

  • Para selecionar lentes de contato, é necessário levar em conta um parâmetro adicional - a curvatura básica da córnea. Só pode ser medido por um oftalmologista com um instrumento especial - um ceratômetro.
  • Em alguns casos, mesmo este estudo pode não ser suficiente e os dados são refinados por diagnósticos computacionais: aberrometria ou ceratotopografia. Obviamente, é impossível determinar independentemente o valor correto - e as lentes sem ele simplesmente não serão vendidas a você (em qualquer caso, pessoas responsáveis ​​e decentes);
  • O tamanho do olho (respectivamente - o tamanho da lente) é calculado por uma medida especial ou com base nas mesmas análises;
  • A correção da visão com lentes tem uma limitação significativa - produção insuficiente de lágrimas, que é estabelecida por uma análise separada (teste de Schirmer). Neste caso, é possível usar apenas variantes de hidrogel de silicone (com reservas separadas);
  • Os óculos estão localizados a alguma distância dos olhos (cerca de 12 mm), enquanto as lentes estão praticamente na superfície. Portanto, discrepâncias começam (uma pequena correção da potência óptica é necessária).

Depois de toda a pesquisa e cálculos necessários, o oftalmologista fornece um modelo experimental para adaptação. Todas as amostras são coletadas novamente para garantir que o olho tenha adquirido a acuidade visual necessária, se sinta confortável (se a dor for muito forte ou não parar por mais de 5 minutos, seus olhos são muito sensíveis a esse tipo). Somente após esta é uma prescrição separada para lentes de contato escritas com dados atualizados e suplementados.

Importante: Mantenha as receitas após a compra - essa é uma maneira conveniente e confiável de rastrear dinamicamente todas as alterações no olho e avaliar objetivamente a eficácia do tratamento.

Qual é melhor: lentes ou óculos?

Como forma de manter a acuidade visual, óculos e lentes não são inferiores uns aos outros em eficácia, leia as diferenças em pontos:

  • Vestindo conforto: as lentes não limitam de modo algum uma pessoa levando um estilo de vida ativo - por outro lado, os óculos são fáceis e rápidos de decolar e colocar;
  • Estética: as lentes serão a melhor escolha para pessoas que tendem a esconder sua visão dos outros. Deve-se ter em mente que os óculos bem escolhidos se encaixam em um determinado estilo e ajudam a esconder algumas falhas, por exemplo, para corrigir a simetria do rosto;
  • Custo e Cuidado - os óculos são mais baratos, duram mais e são mais fáceis de cuidar. Se você esquecer de colocar a lente a tempo em uma solução de armazenamento especial, ela não poderá mais ser restaurada.

As vantagens óbvias das lentes de contato não são embaçamento quando a temperatura cai, uma revisão periférica completa (os próprios oftalmologistas acreditam que a sua ausência estimula a atrofia dos músculos oculares e mais deficiência visual), um certo conforto psicológico e prático.

Atenção: Vale a pena lembrar que em nenhum caso você deve usar lentes para glaucoma, inflamações infecciosas do olho (por exemplo, conjuntivite ou bluffer) e doenças associadas a uma grave diminuição da imunidade (tuberculose ou AIDS), diabetes mellitus, sinusite aguda, reações alérgicas severas.

Tipos de lentes de contato

O que afeta a escolha das lentes?

O mercado de correção de visão é representado por muitos fabricantes que oferecem uma ampla gama de várias lentes, cujos critérios de seleção podem confundir não apenas um novato. Segundo a sua finalidade, o material de fabricação e o método de processamento, o modo de vestir e a frequência estimada da substituição, várias classificações de lentes de contato podem distinguir-se ao mesmo tempo. Em cada caso, a vida útil, a finalidade específica, o custo e as condições de uso da ferramenta são determinados.

Um artigo mais detalhado sobre os tipos de lentes de contato.

Grau de rigidez

O design da lente pode ser suave ou duro. A estrutura sólida do primeiro tem um efeito terapêutico e profilático mais pronunciado, eles são mais fortes e duram mais do que os macios. Não há necessidade de molhar constantemente a superfície com gotas hidratantes. Mas a adaptação ocorre durante um longo período de tempo (um pouco mais de desconforto pode estar presente por uma semana), a forma da córnea (o chamado ceratocone) pode mudar, e o preço é um pouco mais alto.

As lentes macias enfraquecem mais frequentemente os defeitos de visão e falham com mais frequência - o material frágil rasga-se facilmente e causa problemas regulares durante a manutenção (exposição obrigatória e armazenamento numa solução desinfetante). Vantagens - um substituto simples e acessível para uma ferramenta desgastada, uma ampla variedade de cores e disfarces para defeitos oculares (por exemplo, eyesore).

Material

As células da córnea não estão conectadas ao sistema circulatório e são abastecidas com oxigênio diretamente do ar atmosférico. Portanto, surge uma característica tão importante do material quanto a permeabilidade ao gás - quão bem o ar é passado. A falta de oxigênio leva a patologias graves, inchaço, úlceras e ceratites.

Outra propriedade importante da base para a lente futura é que os componentes orgânicos externos são melhor retidos em algumas superfícies. Estes podem ser os produtos vitais dos microrganismos que vivem na cavidade ocular, elementos gordurosos e proteicos na composiçãoёh, os resultados metabólicos exibidos através de lágrimas (isto se torna especialmente perceptível em fumantes - a lente fica amarela com a nicotina ao longo do tempo). Materiais com potencial iônico aumentado são mais propensos a reter esses detritos, o que pode causar irritação da mucosa e prejudicar a visibilidade.

Todas as lentes são feitas de compósitos poliméricos complexos com alta compatibilidade biológica. As duas opções mais comuns são o hidrogel puro (metacrilato de hidroxietila, também conhecido como NEMA) ou combinado com silicone. O primeiro método fornece uma visão clara, sem efeitos alérgicos colaterais e desconforto, mas eles praticamente não deixam passar o oxigênio. a lente menos seca rapidamente e é mal preparada para uso prolongado - a exposição excessiva regular leva a sérias conseqüências (hipóxia se transformando em inchaço nos olhos).

Lentes de silicone hidrogel É muito popular por causa de seu baixo teor de umidade (opcionalmente regular umedecimento) e acesso ideal de oxigênio - torna-se possível usar lentes de longo prazo sem efeitos colaterais.

Separadamente, vale a pena observar o padrão americano para a classificação de lentes de contato do Comitê Nacional de Medicamentos e Aditivos Alimentares (FDA), no qual todos os materiais são divididos em sua capacidade de adsorver água e depósitos proteicos estranhos em 4 grupos:

  • Grupo 1: polímeros não iônicos com baixo teor de água (até 50%);
  • Grupo 2: polímeros não iônicos com alto teor de umidade (acima de 50%);
  • Grupo 3: polímeros iônicos com baixo conteúdo;
  • Grupo 4: polímeros iônicos com alto teor de água.

Um artigo mais detalhado sobre o material e composição das lentes de contato.

Tamanho e forma

A lente pode ser localizada no olho de maneiras completamente diferentes, como resultado - tem um tamanho diferente. Três grupos são distinguidos dependendo do diâmetro:

  • Córnea (de 9 a 11 mm). Sua característica distintiva é que a lente não repousa contra a membrana mucosa ao redor do olho, mas é sustentada pela tensão superficial de uma fina camada de lágrimas diretamente na córnea. Este tipo é especialmente bem tolerado para pacientes com hipersensibilidade e alergias e pode ser prescrito até mesmo para crianças.
  • Corneoscleral (12-15 mm). Uma versão estendida da córnea, de frente para a esclera. O formato está rapidamente ganhando popularidade, pois, junto com todas as vantagens de um tamanho pequeno, mostra boa eficácia na correção de muitas deficiências visuais.
  • Scleral (até 21 mm). Historicamente, a primeira versão de lentes de contato, com duas camadas - o visual no centro e a parte de suporte háptico nas bordas. É realizada na esclera, como resultado do que há uma lacuna entre a córnea e o material. Atualmente, o método não é amplamente utilizado, embora mostre resultados terapêuticos impressionantes.

A forma é completamente determinada pelas tarefas que o uso de lentes deve resolver. Assim, os esféricos corrigem as conseqüências da miopia (miopia) e hipermetropia (hipermetropia), asféricas têm um desenho mais avançado (a parte frontal é feita em forma de elipse), o que permite aumentar ainda mais o contraste e clareza de visão, os tóricos são uma ferramenta eficaz na luta contra o astigmatismo.

Atenção: As lentes multifocais se destacam - alternando camadas duras e moles, o que dá uma visão igualmente boa e clara de objetos em diferentes distâncias. O número de camadas determina proporcionalmente a suavidade da transição entre os planos próximo e distante - as mais famosas são as lentes bifocais com duas zonas claramente definidas.

Modo de usar

O olho e a esclera são partes extremamente vulneráveis ​​do corpo onde microrganismos patogênicos se desenvolvem rapidamente, sujeira, secreções biológicas e pequenos detritos são facilmente coletados, e mesmo um pequeno arranhão é carregado de sérias conseqüências para a saúde e o bem-estar de todo o organismo. É possível usar uma lente continuamente no olho somente por um período estritamente definido pelo fabricante. Dependendo da composição e forma, estas podem ser:

  • Lentes de desgaste diário (DW) - que deve ser removido durante a noite e armazenado em uma solução especial de desinfetante;
  • Lentes de desgaste estendido (EW) - pode permanecer no local por até uma semana sem decolar. Depois deste período, é necessário dar aos olhos um resto, e a membrana mucosa - a oportunidade de compensar.
  • Lentes de desgaste flexíveis (FW) - durante o dia, com desempenho e segurança aprimorados, permitindo que você não os remova no caso de uma noite ou duas. Dormir neste caso não prejudica o olho como uma lente do dia faria;
  • Lentes de Desgaste Contínuo (CW) - até 30 dias de operação contínua. Como material de partida, podem ser utilizados polímeros de hidrogel de silicone exclusivamente finos que permitem uma boa permeabilidade ao oxigénio.

Além disso, qualquer lente de contato tem sua própria vida útil completa, que é estritamente limitada pelas propriedades de seus materiais e recursos de produção. Usando uma norma super-aceitável é um grande erro, levando a novos problemas sérios com a visão e agravamento dos já existentes.

A vida útil das lentes tradicionais (convencionais) é de até um ano. Na realidade, eles são freqüentemente usados ​​até que eles se tornem inutilizáveis ​​ou perdidos (semelhante a escovas de dentes, o período recomendado de possível uso do qual também é estritamente limitado).

Lentes de Substituição (substituição frequente) significa uma atualização em cada novo trimestre do ano. Algumas espécies (descartável) Projetado para ser substituído uma vez por mês ou mais frequentemente - a cada 2 semanas. A ideia de um substituto planejado acabou sendo tão bem-sucedida que hoje é o método mais comum de produção e a maioria das grandes empresas oftalmológicas parou completamente de produzir modelos tradicionais.

Lentes de desgaste do dia (um dia) o mais seguro possível para a saúde, perfeitamente adequado para o desgaste irregular e não necessita de manutenção alguma - transportando-o por menos de um dia, o paciente descarta o material descartado. O lado negativo são os custos significativos, mesmo levando em conta a ausência da necessidade de comprar fundos para atendimento.

Regras para o cuidado e uso de lentes de contato

Supervisão médica obrigatória

A tarefa do oftalmologista não é apenas realizar exames e designar um método adequado de correção da visão com amostras adequadas. Periodicamente, o estado de visão do paciente deve ser monitorado, o que revelará a dinâmica da doença e permitirá que ela responda adequadamente a ela (por exemplo, substitua as lentes por outras com parâmetros exatos).

Importante: Os próprios médicos recomendam fortemente um exame de rotina após 1,3 e 6 meses após o início do uso - assim, o grau de adaptação à correção da visão é determinado mais corretamente e possíveis problemas são identificados. Além disso, você deve visitar regularmente um oftalmologista pelo menos uma vez por ano e monitorar as mudanças.

Recomendações para uso

  • As regras de higiene para lentes de contato garantem um uso saudável e seguro durante toda a vida útil. O médico que prescreveu as lentes deve informar o paciente sobre como usar e cuidar das lentes e informar a loja. Alguns deles:
  • Não toque nas lentes (vestidas ou removidas) com mãos sujas e oleosas. Cada vez, você deve primeiro lavar bem as mãos com um simples sabonete sem cheiro;
  • As mulheres devem lembrar que a maquiagem é aplicada depois de colocar as lentes. Recomenda-se tomar cosméticos não com base em gordura - isso pode danificar a superfície;
  • O blister no qual a nova lente é armazenada deve ser hermeticamente fechado, e a embalagem danificada significa automaticamente defeituosa. O mesmo se aplica às lentes enrugadas, enrugadas e danificadas - você não pode usá-las;
  • A lavagem e o armazenamento da lente são realizados exclusivamente em um recipiente fechado com uma solução especial de desinfetante por pelo menos 4 horas. A água da torneira pode levar às consequências mais inesperadas.

Um artigo mais detalhado sobre cuidados com lentes de contato.

Marcação: lenda na embalagem e a própria lente

O pacote contém informações simbólicas que informam ao comprador sobre:

  • Curvatura da lente base em mm (BC);
  • Dimensões em mm (DIA);
  • Potência óptica em dioptrias (D, como variante do PWR);
  • A espessura do material no centro (CT);
  • Validade (Exp.);
  • Esterilidade dos bens (ESTERILIZADO);
  • Vendas somente com receita de acordo com os requisitos da FDA (RXOnly).

Conclusão

As lentes de contato são uma ferramenta de correção de visão bastante sofisticada que requer uma atitude cuidadosa e cuidadosa. Pessoas desleixadas e desleixadas devem pensar seriamente antes de comprar - afinal, a manutenção descuidada das lentes não só acrescentará problemas, mas também será perigosa para a saúde.

O médico deve escolher lentes de contato para o paciente. Muitos fatores medidos apenas por equipamentos especiais no laboratório devem ser considerados. Sujeito a todas as regras e seleção cuidadosa da ferramenta, você pode contar com melhoria real e otimização da visão. Hoje, boas lentes de contato são reconhecidas como a ferramenta terapêutica mais eficaz e popular para resolver problemas de visão.

Assista ao vídeo: LENTES DE CONTATO - COMO ESCOLHER A COR IDEAL. MICHELE PASSA (Março 2024).

Deixe O Seu Comentário