Como o freon cheira na geladeira?

Mau cheiro na geladeira ocorre por várias razões. Se a qualidade dos produtos é normal, e o aroma estranho permanece, é necessário prestar atenção à condição técnica da unidade.

Este cheiro não só causa inconveniência, mas também pode afetar o sabor dos produtos refrigerados. Muitas pessoas acreditam que a causa desse fenômeno é um vazamento de refrigerante. O freon cheira como? Como determinar seu vazamento?

O cheiro de freon da geladeira

Freon é uma substância gasosa que absorve rapidamente o calor, enquanto emite uma grande quantidade de frio.

As principais substâncias do refrigerante são o metano e o etano. Na câmara do refrigerador, através de um duto especial, circula em estado líquido.

Durante a evaporação, depois de esfriar a câmara, o freon se transforma em gás. O refrigerante gasoso entra no compressor, onde ele retorna a um estado líquido.

Freon é um gás inodoro e inerte. Ferve a temperaturas abaixo de zero e não queima quando em contato com o ar. O refrigerante usado em refrigeradores modernos não é tóxico. Mas algumas de suas espécies quando aquecidas a 250 ° secretam uma substância tóxica - fosgênio. Tal freon foi anteriormente usado em modelos soviéticos de refrigeradores. Desde 2010, seu uso em eletrodomésticos é proibido.

É impossível sentir o vazamento de Freon apenas pelo cheiro em novas unidades. Freon R600a e R134a não tem cheiro. Nos modelos soviéticos, foi usado R12 freon, que tem um cheiro adocicado, semelhante ao clorofórmio médico. Aroma desagradável na geladeira pode causar:

  • pratos e produtos estragados;
  • plástico na nova unidade;
  • desodorizante estragado ou sujo;
  • bactérias e sujeira durante a limpeza prematura;
  • sistema de drenagem entupido.

Importante! Você pode descobrir o tipo de freon a partir das informações indicadas na tag, que é colada ao motor. O nome do refrigerante no qual o compressor está funcionando está escrito na etiqueta.

Para se livrar de odores desagradáveis, você precisa descongelar a unidade e lave-a bem com água morna e sabão ou com a adição de detergente de lavar louça na água, substitua o desinfetante. Você pode usar remédios populares para eliminar odores desagradáveis ​​na geladeira. O cheiro de queima indica uma falha na fiação ou falha do motor. Nesse caso, você precisa chamar um especialista do centro de serviços para reparar o defeito.

Posso detectar o vazamento de freon pelo cheiro?

No século XX, mais de 40 tipos de freon foram produzidos. Ao estudar o estado da atmosfera e as camadas superiores da estratosfera, descobriu-se que alguns tipos de refrigerante destroem a camada de ozônio e afetam negativamente a atmosfera do planeta.

O gás R12, que anteriormente era usado para reabastecer refrigeradores, é proibido na maioria dos países. O gás refrigerante moderno é incolor e inodoro.

O vazamento de freon pelo olfato e sinais externos não pode ser detectado, portanto, o mau funcionamento é determinado por sinais subjetivos. O problema é indicado por uma diminuição na capacidade de refrigeração do refrigerador.

Além de aumentar a temperatura na câmara, uma grande quantidade de condensado aparece devido a uma diminuição na pressão no compressor. O refrigerador funciona normalmente, sem qualquer ruído estranho. Um aumento acentuado da temperatura leva ao descongelamento dos alimentos e ao embaçamento das paredes internas.

Apesar do fato de que o refrigerante em modelos modernos de refrigeradores pertence à 4ª classe de toxicidade e é absolutamente seguro, o vazamento deve ser reparado imediatamente após a detecção. A operação a longo prazo do compressor com pressão reduzida leva ao desgaste rápido do motor e à quebra. Outras operações da unidade com mau funcionamento do sistema de resfriamento não são possíveis. O reparo deve ser confiado a um especialista, enquanto o refrigerador em si não precisa ser levado a um centro de serviços. Reparar o vazamento e substituir o freon é feito pelo mestre em casa.

Atenção! Deve ser lembrado que o vazamento de freon causa intoxicação tóxica quando aquecido a 250 °, portanto, equipamentos de refrigeração não devem ser instalados perto de aquecedores, fornos e dispositivos de aquecimento. Mudanças de temperatura podem causar uma violação da circulação de gás na linha, o que contribui para a falha do compressor.

Durante a inspeção, o mestre, com a ajuda de um detector de vazamento, revelará o casamento no tubo. Após a detecção de rachaduras e furos na tubulação, o dispositivo alerta com um sinal sonoro. Dependendo do tamanho da falha, é tomada a decisão de substituir a linha ou de soldar o ponto problemático. O reparo é realizado após a remoção a vácuo do refrigerante dos tubos.

No final do trabalho com a ajuda de um compressor, o sistema é preenchido com freon novo e verificado para vazamento. O funcionamento correto do freezer indica a qualidade da eliminação de vazamentos.

Assista ao vídeo: A mais nova droga, Gás Freon R-22 usado em refrigeração (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário