Automação de ventilação

Automação de sistemas de ventilação

A ventilação em edifícios públicos e industriais é necessária para remover ar contaminado ou altamente aquecido e fornecer ar limpo com parâmetros definidos para temperatura e umidade.

Ao mesmo tempo, a troca de ar e a taxa de fluxo de ar são determinadas de acordo com os requisitos regulatórios, dependendo do tipo de instalações, processos tecnológicos e intensidade de poluição.

O uso de automação para controlar a ventilação permite otimizar o trabalho e garantir troca de ar eficaz nas instalações para criar condições confortáveis ​​enquanto as pessoas estão nelas.

Portanto, a disponibilidade de automação é de grande importância em sistemas de ventilação grandes e ramificados de empresas industriais, edifícios públicos, complexos esportivos, estações ferroviárias, aeroportos e outras grandes estruturas. Um conjunto corretamente selecionado e ajustado é capaz de fornecer a troca de ar mais eficiente e ininterrupta em qualquer local.

Tarefas técnicas executadas usando automação

A automação da ventilação envolve a instalação de elementos de monitoramento, controle e acionamento. Seu trabalho conjunto fornece controle de temperatura, umidade, velocidade e pressão do ar dentro da câmara de ventilação, em dutos, em dispositivos de distribuição de ar e diretamente nas salas atendidas.

Esquema corretamente projetado, instalado e ajustado de controle automático de ventilação de instalações ou áreas de trabalho permite resolver as seguintes tarefas:

  • monitoramento de indicadores de controle climático e monitoramento constante da operacionalidade dos principais equipamentos de ventilação;
  • armazenamento de dados sobre a operação e parâmetros do ar fornecido por um longo tempo;
  • manutenção automática e mudança de modos de fornecimento de ar para as instalações atendidas;
  • ligar e desligar unidades de ventilação adicionais dependendo das mudanças nas condições microclimáticas, grau real de carga, hora do dia e outras condições variáveis;
  • transição automática para operação de verão ou inverno;
  • monitorar o nível de poluição de filtros de ar, recuperadores, aquecedores e outros equipamentos;
  • garantir o desligamento do sistema no caso de um curto-circuito para evitar danos mais sérios;
  • trabalho conjunto com sistemas de segurança contra incêndio e desligamento do suprimento de ar quando um incêndio é detectado;
  • a capacidade de mudar para operação manual.

Como elementos adicionais de controle automatizado, um controle remoto sem fio pode ser fornecido para fazer os ajustes necessários para a operação do sistema de ventilação. Tal controle pode ser feito via Internet, Wi-Fi ou Bluetooth. Como resultado, o controle do sistema automático se tornará simples e conveniente.

Recursos de sistemas de ventilação industrial

Os grandes sistemas de ventilação ramificados de oficinas industriais são caracterizados por grandes volumes de troca de ar e pela necessidade de distribuir o ar em áreas de trabalho individuais. Além disso, os parâmetros climáticos de zonas individuais podem variar significativamente.

Portanto, o sistema automático de distribuição de ar pode incluir o controle do equipamento não apenas na câmara de ventilação, mas também nos dispositivos de distribuição de ar. Para fazer isso, os sensores devem ser instalados na área de trabalho atendida, monitorando a temperatura e a umidade do ar e, se necessário, sobre a velocidade do fluxo de ar.

A organização da regulação pode ocorrer devido a mudanças no desempenho do ventilador, aquecedor, câmara de irrigação e instalação de atuadores nas grelhas de distribuição de ar.

Requisitos de projeto de automação

A operação eficaz a longo prazo de um sistema de ventilação automatizado pode ser assegurada pelo desenvolvimento de um projeto que possibilite a execução de todas as tarefas necessárias.

O design de tais sistemas requer certos conhecimentos de engenharia e, portanto, o desenvolvimento adequado de um projeto só pode ser realizado por um especialista do perfil apropriado, que tenha experiência no uso de equipamentos de diferentes fabricantes.

Todos os dispositivos de automação são divididos em três grandes grupos:

  • sensores que coletam informações sobre o estado do sistema e parâmetros de ar, e os transmitem para processamento;
  • controladores e reguladores que coletam todas as informações dos sensores, processam e emitem sinais para execução;
  • mecanismos executivos que asseguram a execução de comandos dos reguladores.

O principal objetivo do projeto é elaborar um circuito de automação que, quando três grupos de dispositivos trabalham juntos, proporcionará uma troca de ar eficiente para criar condições internas confortáveis ​​durante a estadia das pessoas.

Instalação e comissionamento

As tecnologias modernas tornam possível criar sistemas de controle de ventilação automáticos muito complexos. Portanto, sua instalação e posterior comissionamento, mesmo na presença de um projeto bem desenvolvido, devem ser realizados por profissionais. Quaisquer erros de instalação podem levar a uma violação da troca de ar e criar condições para a permanência impossível de pessoas nas salas atendidas.

Não menos importante questão será o comissionamento. Nesta fase, o controle de qualidade da ventilação como um todo é verificado e todos os indicadores são alinhados com a atribuição do projeto.

Como resultado, o funcionamento adequado da ventilação garantirá a criação de condições microclimáticas confortáveis ​​nos quartos ou em zonas separadas. O uso de tecnologia moderna oferece vantagens significativas, proporcionando uma execução mais rápida dos comandos necessários e liberando a equipe de manutenção. Ao mesmo tempo, a possibilidade de operação contínua 24 horas por dia é fornecida.

Deixe O Seu Comentário