Máquina de lavar louça não drena a água

Qualquer equipamento, mesmo o mais confiável, possui seu próprio recurso motor. Mais de uma geração tem tentado inventar o mecanismo eterno - ainda não saiu. A máquina de lavar louça não é excepção - também falha ao longo do tempo. Isto acontece, por via de regra, sem aviso prévio - trabalhou, trabalhou e parou. Uma dessas falhas - a máquina de lavar louça deixa de drenar a água. Qual o motivo? Pode haver vários. O artigo fornecerá uma lista de possíveis falhas e métodos para eliminá-los.

Razões pelas quais há água na máquina de lavar louça após o processo de lavagem

Os defeitos mais comuns associados a uma violação do dreno de água são:

  • filtro entupido;
  • torção da mangueira de drenagem;
  • entupimento do sistema de drenagem;
  • mau funcionamento ou contaminação da bomba de drenagem;
  • falha do pressostato;
  • mau funcionamento do módulo de controle.

Como identificar um defeito

Quando o filtro está entupido, como regra, localizado na parte inferior do PMM, seu estado é visível a olho nu.

Com a mangueira localizada atrás da máquina, tudo também está claro - a curva ou o aperto, se houver, é óbvio.

Para ver se o sistema de drenagem está entupido, você terá que desconectar a mangueira de drenagem do sistema de esgoto e da máquina de lavar louça e inspecionar visualmente a mangueira e sua conexão com o sistema de esgoto. A mangueira pode ser verificada passando-a através da água, antes de desconectá-la do esgoto, mas não da máquina - se não houver obstrução, a água sairá com um fluxo normal, sob pressão.

A causa mais comum de um mau funcionamento é um bloqueio na bomba de drenagem localizada na parte inferior da máquina de lavar louça. Para identificar e eliminar o mau funcionamento, você precisa remover a bomba, limpá-la, verificar a rotação dos impulsores internos com um lápis.

Se, após a inspeção acima, a máquina de lavar louça ainda não funcionar, o pressostato ou o módulo de software provavelmente estará fora de serviço.

O que fazer se a água permanecer no fundo do aparelho

Não opere uma máquina de lavar louça com defeito. Um defeito, mesmo menor, se não eliminado, implica outros mais sérios. É necessário começar para procurar a causa da falha, classificando as opções uma após a outra. Se não houver experiência, tempo ou desejo de lidar com esse problema, pessoas especialmente treinadas o resolverão por uma taxa apropriada.

Métodos para resolver o problema, dependendo da causa

A água não drena através de uma mangueira comprimida

O resultado da fixação da mangueira é que a água não tem para onde ir da lava-louças, é claro, ela não desaparece. Após a torção ou aperto da mangueira de drenagem, localizada atrás da máquina, ser detectada, ela deve ser desconectada da lavadora de louças, corrigida e, controlando a confiabilidade e a estanqueidade da conexão, retornar à sua posição original.

Filtro entupido ou áreas de drenagem individuais

O filtro fica entupido com restos de comida, nas instruções para máquinas de lavar louça da Bosch, recomenda-se removê-los antes de lavar a louça. O filtro é removido, limpo com uma escova de dentes ou água corrente e colocado no lugar. Se a mangueira de drenagem estiver entupida, ela também será desconectada e completamente limpa e depois reconectada ao PMM. A conexão da mangueira ao sistema de esgoto é freqüentemente entupida. Neste caso, desconecte a mangueira e elimine o bloqueio.

A bomba responsável pelo bombeamento de água do tanque da máquina de lavar louça queimou

Limpar o filtro, drenar, mangueira não ajudou. O que então? Na maioria das vezes, a bomba falha. Como chegar a isso?

  • Retire a água da máquina de lavar loiça.
  • Remova o filtro.
  • Vire a máquina de lavar louça e retire a panela ligada aos parafusos.

Importante! O sensor Aqua-Stop pode ser fixado no palete e, se os fios estiverem danificados, ele parará de funcionar.

  • Desligue o indicador Aqua-Stop.
  • Desaperte a bomba e desconecte-a das mangueiras.
  • Verifique a rotação do impulsor da bomba. Se não girar, a bomba está com defeito, ela deve ser trocada.

Ligue o multímetro aos terminais da bomba. A resistência normal deve ser de aproximadamente 0,2 kΩ. Verifique a alimentação de tensão da bomba para o módulo de controle.

No caso de um mau funcionamento da bomba, o mesmo ou similar é comprado e é colocado de volta no lugar.

Interruptor de pressão com defeito

Pressostat - sensor de nível de água no carro. Se aparecer um defeito no vaso de pressão ou no tubo conectado ao sensor, os dados serão distorcidos. Como resultado, o pressostato não envia um sinal ao módulo de controle, a bomba não liga e a água não escoa. Com esse mau funcionamento, é necessário substituir o sensor.

Módulo de software quebrado

Há vários motivos para a falha de um módulo de software - um curto-circuito, desgaste ou falha no firmware. É melhor entrar em contato com um especialista em conserto de eletrônica, ele instalará um novo módulo ou consertará um antigo.

Em que casos é melhor entrar em contato com um técnico profissional de lava-louças

Tudo depende de suas habilidades, desejo e tempo livre. Entupimento ou torção da mangueira pode ser completamente eliminado por si mesmo. Nem todos podem trocar a bomba, o pressostato ou o módulo de software. Existem dúvidas - não quebre equipamentos caros. Então você ainda tem que chamar um especialista, mas os reparos podem disparar.

Como evitar que a água permaneça no fundo da lava-louças

Para que a máquina funcione corretamente e por muito tempo, leia atentamente as instruções de operação. Não opere a máquina de lavar louça nos modos não especificados neste manual. Se houver esquisitices no trabalho, mesmo que insignificantes, descubra suas razões, sem esperar pela falha final do dispositivo. Se não houver compreensão das causas da água na parte inferior do PMM - consulte um especialista.

Deixe O Seu Comentário