Como escolher um colchão

O bem-estar de uma pessoa é determinado, entre outras coisas, pela qualidade do sono. Sobre um bom humor e aumento do desempenho depois de uma noite sem dormir, ou depois de um sono desconfortável em uma cama inadequada não pode ser considerado. Portanto, escolher o colchão certo é a chave para se sentir bem.

Um colchão, selecionado de acordo com as recomendações de especialistas, é necessário não só para uma boa noite de descanso. Ele protege contra o desenvolvimento de doenças do sistema músculo-esquelético, e também permite que pessoas com problemas de sono na coluna vertebral e outras sensações dolorosas durmam confortavelmente.

Tipos de colchões e suas características

Springless existe por um longo tempo, mas inferior em popularidade para a primavera. Em vez disso, o assunto está em alguns compradores conservadores, já que ambos os tipos têm suas vantagens e desvantagens.

Em molas

As molas são uma ferramenta clássica de amortecimento. A rigidez do aço laminado a frio e a sua resistência ao desgaste tornam-no durável e fiável. É costume distinguir entre dois tipos de estruturas:

  • clássico, ela é um boneco;
  • independente.

Uma característica distintiva do projeto do tipo Bonnel é que as molas estão conectadas a um determinado sistema, elas são um todo único. A conexão é feita simplesmente torcendo as molas com arame ou cordas. As molas geralmente têm uma forma cilíndrica, menos freqüentemente - em forma de cone.

Uma unidade independente de molas consiste de elementos praticamente isolados uns dos outros. Cada mola é colocada em uma tampa e percebe a carga de forma independente. As propriedades do consumidor do colchão são afetadas pelo número de molas por unidade de área. Um metro quadrado pode acomodar de várias dezenas a vários milhares (!) Elementos elásticos. O látex, a fibra de coco e outros materiais são utilizados como suporte para uma tal mola. Ao longo do perímetro, o bloco de mola pode ser emoldurado com espuma de poliuretano ou com o mesmo látex.

Deve-se notar que as molas pré-fabricadas também são usadas para colchões. Por exemplo, dentro de uma mola maior, uma menor é colocada tanto em diâmetro quanto em altura. Se o peso do usuário exceder um certo limite, as molas menores entram em vigor, aumentando assim as propriedades de amortecimento.

Sem molas

Colchões springless, como um enchimento, em que atua espuma de borracha, têm sido populares por um longo tempo, especialmente para equipá-los com um berço. Mas o uso de novos fillers permite produzir produtos com propriedades do usuário fundamentalmente diferentes.

Um colchão de espuma é barato, mas tem uma desvantagem significativa - a fragilidade das propriedades da mola. Poliuretano espuma muito rapidamente, como um material macio, rugas, perde sua forma e, portanto, seu valor, como um enchimento. Mas essa falha é mais do que compensada pelos enchimentos modernos. Isto é:

  • látex natural ou artificial;
  • coqueiro de coco;
  • espuma de poliuretano látex;
  • outros materiais com boas propriedades de amortecimento.

A solução mais bem sucedida é a combinação de opções, consistindo, por exemplo, em camadas de coco e látex. O fabricante pode ajustar a rigidez sem aumentar o peso e a altura do produto.

Vantagens e desvantagens de diferentes tipos

Um colchão com uma unidade de mola dependente tende a perder a forma com rapidez suficiente. No local de repouso, responsável pela maior carga, uma depressão se forma e a rigidez é perdida. Mas a principal vantagem é o preço relativamente baixo.

O produto em molas independentes é bom, pois permite distribuir uniformemente a carga, dependendo da estrutura do corpo do usuário, seu peso e outros recursos. Além disso, esse produto não rala, pois não há atrito entre as molas. A desvantagem óbvia desta solução é o custo.

Springless são caracterizados por uma ampla gama de características. Ao combinar os tipos de carga e sua quantidade, os fabricantes alcançam diferentes níveis de rigidez, elasticidade e elasticidade.

Entre outras coisas, os preenchedores naturais são ecologicamente corretos, não representam uma ameaça à saúde do usuário. Naturalmente, os produtos com cargas naturais são mais caros que os artificiais.

Qual colchão é adequado para quem?

Espuma ou outro colchão macio é adequado para crianças ou usuários com peso de até cinquenta quilos. Com uma unidade de mola dependente, é coisa do passado. Mas seu uso para, por exemplo, uma cama em que se tem que dormir com pouca frequência, é bastante apropriado.

Produtos com enchimento combinado, bem como com blocos de mola independentes, devem ser selecionados individualmente, dependendo das preferências pessoais, características anatômicas e status de saúde.

Tipos de enchimentos

Além da já mencionada fibra de coco, vários tipos de borracha de látex e espuma, holofibra, memorforms e outros materiais produzidos pela indústria química moderna são usados ​​como enchimentos para colchões. Deve-se notar que descartar imediatamente materiais cujos nomes complexos indicam origem artificial, não vale a pena. Não é de todo um fato que todos eles são prejudiciais à saúde, mas os tecnólogos aprenderam a produzir cargas com as propriedades desejadas, e isso por si só é positivo.

A fibra de coco é popular por vários motivos. Cria o nível de rigidez exigido, até a obtenção de algum efeito de massagem. Koyru, que é feito de dentro de um coco, é usado para fazer colchões infantis com muita frequência. Entre outras coisas, este material é acessível.

Sob látex deve ser entendido o tipo de materiais elásticos de origem artificial ou natural. Látex diferem em uma ampla gama de propriedades, o que permite que você monte qualquer colchão que você quer de acordo com as características. Os látexes naturais são mais caros, mas também preferidos, por razões ambientais e anti-alérgicas.

As principais desvantagens do habitual para todas as espécies espuma de borracha (espuma de poliuretano) é baixa rigidez e baixa resistência ao desgaste. Mas existem tipos de borracha de espuma ou materiais combinados baseados nela, cujas características parecem mais atraentes se estamos falando de enchimento para colchões.

Memorform (Memory Form), a principal característica é clara a partir do nome, é um material à base de espuma de poliuretano. Sob a influência da temperatura e do peso do corpo do usuário, ele amassou, segurando a forma resultante por algum tempo. Esta propriedade é útil para pessoas com certas síndromes de dor, ajuda a reduzir a pressão no corpo. Mas as vantagens da forma memorial são compensadas pelo tempo limitado de memorizar o formulário e os requisitos especiais para o regime de temperatura.

Hollofiber e outros excipientes similares representam uma massa de pedaços de nylon ou outras fibras sintéticas em forma de espiral. A forma dá-lhes elasticidade, que é uma propriedade valiosa. Hollofiber é relativamente barato, então pode ser atribuído ao segmento de orçamento.

Tecidos para estofamento de colchões

Tecidos à base de algodão, poliéster e outras fibras naturais ou sintéticas são usados ​​como estofados. Os fabricantes preocupam-se mais com as propriedades táteis e o design dos estofos, o que por si só é bom. Os clientes também estão interessados ​​na resistência do tecido e em outras características que determinam a durabilidade do produto.

Algodão, linho e outras fibras naturais são preferíveis, mas às vezes seu custo é muito alto. Poliéster puro e outros tecidos sintéticos são um material que deve ser evitado ao escolher o estofamento.

A escolha certa de estofos é a escolha de materiais combinados com as propriedades desejadas. Jacquard é um tecido feito de uma mistura de fibras sintéticas e naturais, muitas vezes impregnadas com uma substância especial com propriedades anti-alérgicas. Como argumento para a escolha justa de tal estofamento, podemos dizer que ela é usada na fabricação de colchões de nível premium.

Características da escolha do colchão para camas de casal e solteiro

Cama de casal

Os requisitos para um colchão para uma cama de casal são mais rigorosos porque duas pessoas podem:

  • ter pesos diferentes;
  • tem preferências diferentes;
  • tem problemas de saúde.

Existem várias soluções para os problemas. Alguns deles são universais, alguns são temporários. Por exemplo, existem produtos cuja rigidez é diferente em cada lado. Mas se você escolher um colchão assim, um dos cônjuges vai dormir em condições desconfortáveis. Muito mais atraente é a opção em que a rigidez varia ao longo do eixo longitudinal. Ou seja, uma parte é mais rígida, a outra menos.

Você pode comprar apenas dois colchões com características diferentes, ou pode escolher a opção com molas embutidas (a chamada unidade DS). Além disso, os fabricantes também oferecem colchões duplos, cada um dos quais diferem no número de molas e suas propriedades e até mesmo na composição do enchimento. Portanto, a dificuldade em escolher um produto para uma cama de casal é bastante rica em escolha.

Cama individual

O proprietário de uma cama de solteiro pode escolher um colchão para suas preferências pessoais, tanto em termos de design e rigidez.

Que rigidez escolher

Especialistas aconselham pessoas pesando:

  • até 50 kg escolha suave;
  • até 90 kg - escolha produtos duros médios;
  • mais de 90 kg são rígidos.

Mas essas recomendações são muito gerais. Um colchão ortopédico deve ser em primeiro lugar confortável para alguém que vai dormir nele. É desejável que não cause deformidades da coluna vertebral, o que é possível tanto no caso de muito mole e no caso de opções muito difíceis.

Qual tamanho escolher?

Fabricantes produzem colchões duplos que variam de 1600 a 2000 mm de largura. O comprimento é determinado pelos desejos do cliente, mas a grande maioria não tem mais de dois metros. A largura mínima para uma cama de solteiro é de 800 mm.

Para que uma cama de casal seja confortável para ambos os cônjuges, seu comprimento deve ser cerca de vinte centímetros maior que a altura do mais alto dos cônjuges. Largura é determinada pelas características do físico dos usuários. Não se esqueça da correspondência do tamanho do colchão com os parâmetros da cama.

Conclusão

A complexidade da escolha está em uma ampla variedade de ofertas. Mas recomenda-se abordar esse processo com cuidado e não tentar economizar sua própria saúde e conforto. A informação de que uma pessoa passa quase um terço da sua vida na cama é banal e é conhecida por todos.

Deixe O Seu Comentário