Tipos e tipos de lentes de contato

Houve um tempo em que os problemas sérios dos órgãos da visão foram observados, apenas entre a geração mais velha, agora a situação mudou drasticamente.

A era da tecnologia da informação nos deu um monte de gadgets e vantagens na obtenção das informações necessárias em comparação com nossos avós e avós, mas às vezes os benefícios da civilização, anteriormente inacessíveis, também podem prejudicar.

Internet rápida (vídeos), TV widescreen, jogos de computador e trabalho remoto - por tudo isso que pagamos com visão, que pode se deteriorar rapidamente se você não consultar um médico a tempo, você pode perdê-lo parcialmente e então a intervenção de um cirurgião será necessária.

É possível usar óculos, depois consultar primeiro um oftalmologista especializado e usá-los para a sua saúde. Mas o artigo incidirá sobre lentes de contato, eles se tornaram parte integrante da vida de muitas pessoas, não causam desconforto sob a condição de bom funcionamento e são completamente invisíveis e, portanto, não afetam a aparência da pessoa usá-las. Existem lentes cosméticas, elas mudam a cor da íris dependendo das preferências.

Lentes duras

Eles são prescritos pelo médico assistente em astigmatismo complicado, ceratocone (inflamação degenerativa do olho, ocorre quando a córnea, que adquire uma forma cônica, às vezes leva a graves complicações visuais).

Se você piscar, este tipo de lente exerce alguma pressão sobre a superfície da córnea, mantendo a forma original da lente e, assim, aumentando a nitidez do órgão de visão. Ao usá-los, as reações alérgicas raramente se manifestam, são mais duráveis, mantêm melhor que a de forma macia, são mais fáceis de limpar.

Lentes duras são:

  • Como gás permeável, eles consistem em compostos de silicone com flúor. Há desvantagens - esta é a absorção ativa de gorduras, que são encontradas em cremes e cosméticos;
  • Portanto, estanques a gás, usados ​​anteriormente, são agora menos comuns.

Lentes macias

Eles são prescritos pelo médico assistente para normalizar a visão quando o paciente revela miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Eles são mantidos pelo efeito capilar.

As lentes são selecionadas à vontade e podem mudar a cor da íris. Eles são mais confortáveis ​​de usar, permitem a passagem de ar e umidade, e não há desconforto na retina. Essas lentes vêm em diferentes hidrof ilicidades:

  • 50% e mais - alto;
  • 50% ou menos - baixo grau de hidrofilicidade.

Para referência: Há informações - de acordo com as estatísticas, no mundo cerca de 10% das pessoas usam lentes duras, enquanto outras preferem as moles.

Substituindo lentes por novas - macias e duras

  • Para substituição diária - adequado para pessoas que valorizam seu tempo e se preocupam com sua saúde;
  • Para substituições planejadas e freqüentes - recomenda-se substituí-las por novas em uma semana ou duas, dependendo das recomendações de um oftalmologista especialista;
  • Para uma substituição programada - deve ocorrer após um ou seis meses. Eles são divididos em mensal, trimestral e semestral.

Planejados são resistentes à deposição de proteínas e proteínas, o que dificulta a disseminação de microorganismos, recomenda-se usá-los por até quinze horas por dia.

As lentes macias tradicionais devem ser usadas não mais de um ano e, portanto, rígidas, que são mais duráveis ​​por vários anos. Difícil destacar-se contra o fundo dos outros, baixa permeabilidade ao ar e baixo teor de umidade, às vezes, os parâmetros acima podem levar ao desconforto durante o uso prolongado.

Use até 10 horas durante o dia. Ao aplicar, a fim de não infectar os olhos, você precisa usar uma solução de limpeza que seu médico pode aconselhar, com comprimidos de enzima, mas o melhor de tudo, basta comprar solução salina em uma farmácia e usá-lo para limpar suas lentes. Não se esqueça de lavar as mãos com sabão que não contenha corantes nem óleos essenciais.

Todos devem saber disso: não importa o quanto você use essas lentes, pelo menos um dia, mês ou ano, no final do período de substituição planejado, pode durar de um dia a um ano inteiro, a lente deve ser comprada novamente e a antiga descartada.

Modo de Desgaste da Lente de Contato

  • (FW) Modo flexível, não remova um ou dois dias, como o usuário da lente é mais conveniente;
  • (DW) Modo dia, a noite terá que ser removida;
  • (EW) Quando prolongado, você tem que viver com eles por sete dias;
  • (CW) Uma lente contínua de um mês inteiro protege a visão do usuário. É estanque a gás e silicone - hidrogel.

Tipos de Design de Lente

  • Forma esférica, usada para corrigir problemas de visão, como miopia e hipermetropia;
  • Forma asférica, com problemas de visão listados no parágrafo acima;
  • Forma tórica, necessária para o astigmatismo;
  • Forma multifocal usada para corrigir a hipermetropia senil.

Prescrição de lentes de contato

  • Óptico - usado para corrigir defeitos visuais (presbiopia, miopia, astigmatismo e hipermetropia);
  • Projetado para esportes, torna as cores mais contrastantes, o amarelo é usado para jogos como tênis;
  • Lentes cosméticas - ajudam a esconder defeitos visuais recém-adquiridos ou congênitos do órgão visual (opacificação da córnea ou íris colobus);
  • Lentes decorativas - alteram a cor natural da íris, são coloridas e conhecidas como Carnaval ou "Louco" - este último é aplicado a uma imagem ou a vários efeitos de cor. O pico de popularidade vem em feriados - Ano Novo, Halloween e em vários eventos temáticos. Mas é antes um acessório de moda e não um meio para corrigir o órgão visual;
  • Lentes terapêuticas - usadas por causa da alta hidrofilicidade como bandagem e pela melhor absorção de várias drogas nos tecidos do órgão visual.

O grau de transparência das lentes de contato

As lentes dependem do seu propósito e são coloridas ou transparentes, que não mancham a íris. Lentes coloridas são liberadas para facilitar sua detecção em uma solução desinfetante onde elas podem ser armazenadas.

Pintado, ao contrário dos cosméticos, não altera a cor natural dos olhos e não lhe confere diferentes tonalidades.

Lentes de cura especiais

O uso de lentes esclerais - em situações em que o habitual não pode ser usado ou pode ser perigoso para o paciente, por exemplo: modificação da córnea, restauração pós-operatória de cicatrizes da córnea, casos graves de "olho seco" e complicações do ceratocone. Essas lentes são maiores que o normal, cobrem completamente a córnea e repousam na esclera. Eles são feitos individualmente e selecionados para cada paciente.

Essas lentes vêm em diferentes diâmetros:

  • Scleral é 18,1 - 24,0 mm;
  • Corneoscleral - isto é 12,9 - 13,5 mm;
  • Mini esclerais é 15,0 - 18,0 mm;
  • Semi-escleral - é de 13,6 a 14,9 mm.

Lentes Orthokeratological

Por um tempo eles são capazes de corrigir vários defeitos visuais, mas o alto preço, assim como as dificuldades na seleção individual, raramente são usados.

Ao vestir à noite, a espessura da córnea aumenta e sua forma muda, o que afeta a potência óptica da visão. O efeito geralmente dura vários dias. Eles são recomendados para serem usados ​​por atletas e pessoas que, devido à sua especialidade (trabalho em salas com pouca poeira e pouca ventilação), não podem se dar ao luxo de mudar as lentes por conta própria em tempo hábil.

Lentes de contato híbridas

É melhor usado para a intolerância individual de um tipo rígido de lente pelos órgãos de visão do paciente, esta solução fornece maior acuidade visual, como no rígido, com o conforto e as vantagens das lentes do tipo suave.

O centro da lente é feito em forma esférica e está localizado acima da córnea, é rígido e a própria lente repousa sobre bordas que são macias e não causam desconforto ao paciente.

Assista ao vídeo: Entenda para que serve cada tipo de lente de contato. SEMPRE FELIZ (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário