Prós e contras de um aquecedor de infravermelhos

Aquecedores infravermelhos estão se tornando cada vez mais populares. Isso é facilitado pelo preço acessível e alta eficiência dos dispositivos. Como funcionam esses dispositivos, quais são suas características técnicas, vantagens e desvantagens?

O princípio de funcionamento de qualquer dispositivo de aquecimento baseia-se na transferência de energia térmica de corpos mais quentes para menos aquecidos. Quanto maior a diferença de temperatura entre o corpo e o ambiente, mais intensa é a transferência de calor.

Existem três tipos de transferência de calor:

  • condutividade térmica;
  • convecção;
  • radiação.

De fato, qualquer dispositivo de aquecimento libera energia em todas as formas acima, as diferenças estão apenas na razão percentual entre elas.

Os dispositivos de aquecimento tradicionais (aquecedores a óleo, radiadores) fornecem a principal transferência de calor por meio da convecção. O calor do dispositivo aquece a camada de ar em contato com ela, que se torna mais leve e se eleva, liberando seu lugar para o ar frio e pesado, criando uma circulação natural na sala. Assim, o aquecimento dos objetos circundantes não é direto, mas através de massas de ar aquecidas. Ao mesmo tempo, a temperatura perto do teto é sempre vários graus mais alta do que no chão da sala.

Aquecedores infravermelhos fornecem a principal transferência de calor devido à emissão de ondas infravermelhas. Ondas irradiadas passam facilmente pelo ar e são absorvidas por superfícies sólidas, aquecendo-as diretamente. Em palavras simples, um aquecedor de infravermelho é um pequeno sol artificial em sua casa. Espalhando-se livremente no espaço e caindo em superfícies e pessoas na sala, os raios infravermelhos os aquecem e essas superfícies começam a funcionar como fontes de calor.

Com este método de transferência de energia, elimina-se uma ligação extra - o ar, que pode aumentar significativamente a eficiência energética e proporcionar uma distribuição mais uniforme do calor na divisão.

AJUDA! Os aquecedores são considerados infravermelhos, transmitindo devido à radiação mais de 70% de energia.

Para responder à questão de saber se você precisa de um aquecedor infravermelho, você precisa conhecer todas as vantagens e desvantagens desse tipo de dispositivo. As vantagens de um sistema de aquecimento por infravermelhos são:

  • simplicidade de instalação e falta de necessidade de manutenção;
  • aquecimento rápido de uma sala de qualquer tamanho, você sentirá um calor agradável imediatamente após ligar o dispositivo;
  • a capacidade de criar várias zonas térmicas dentro da mesma sala;
  • rentabilidade, em comparação com os tipos tradicionais de aquecedores;
  • operação silenciosa devido à falta de elementos móveis;
  • não queime oxigênio e não emita odores;
  • alta segurança contra incêndio (sujeito a regras operacionais), é possível usar em casas de madeira;
  • Possibilidade de uso em ambientes húmidos.

Aquecedores de infravermelho e algumas desvantagens não são sem:

  • custo mais alto em comparação com os modelos tradicionais;
  • efeito prejudicial sobre móveis e itens de interiores (itens de interiores e pinturas constantemente localizados na área de influência da radiação infravermelha de ondas curtas perdem a umidade, como resultado, rachaduras podem aparecer nelas);
  • a possibilidade de prejudicar a saúde humana se as regras de operação não forem observadas.

Ao contrário da crença popular, os aquecedores infravermelhos são usados ​​não apenas em instalações residenciais e comerciais. Dependendo do design, os dispositivos infravermelhos são usados ​​em áreas como:

  • agricultura, para aquecimento de estufas, animais jovens e aves;
  • produção, para aquecimento principal ou local em oficinas, hangares, caixas de garagem;
  • setor de serviços para aquecimento de cafés e restaurantes ao ar livre;
  • medicamento para desinfecção de instalações;
  • indústria, produção de saunas de infravermelhos e aquecimento de móveis.

Aquecedores industriais e domésticos são dispositivos completamente diferentes, eles diferem tanto no tipo de elemento de aquecimento (comprimento de onda IR) e no tipo de fonte de energia usada

Há um grande número de tipos de aquecedores infravermelhos. De fato, uma superfície aquecida acima de 60 ° C - já emite ondas IR intensamente. Neste caso, o comprimento de onda é inversamente proporcional à temperatura da superfície. O infravermelho é chamado de radiação com um comprimento de onda de 0,74 micrômetro a 1 milímetro. Este intervalo está entre o final da cor vermelha do espectro visível e a parte invisível da radiação de microondas.

Os dispositivos IR podem ser classificados de acordo com vários critérios. Por fonte de energia usada:

  • elétrica (para criar raios IV, o elemento de aquecimento pode ser aquecido até 900 graus, como regra, projetado para uma área de até 25 metros quadrados);
  • gás (efetivo para aquecimento de grandes áreas - hangares, academias, estufas).

Por tipo de elemento de aquecimento:

  1. Tube (Tem esse nome por causa do brilho dourado durante a operação. O elemento de aquecimento é um filamento feito de liga de cromo-níquel ou tungstênio, colocado em um tubo de quartzo do qual o ar é bombeado. Devido à alta temperatura que emite radiação de onda curta que pode prejudicar a saúde humana, não é recomendado instalações residenciais).
  2. Carbono (semelhante ao design dos dispositivos tubulares, a única diferença está no material do elemento de aquecimento - eles usam uma espiral de carbono ou carbono com uma temperatura de aquecimento mais baixa, o que resulta em ondas mais longas que são seguras para os seres humanos, tornando o aquecimento mais confortável).
  3. Cerâmica (o painel cerâmico de uma grande área atua como um elemento irradiante de onda infravermelha. O painel é aquecido a uma temperatura de cerca de 60 ° C por um espiral metálico embutido. O espectro infravermelho emitido é macio, seguro e confortável para humanos e as propriedades de alta performance da cerâmica permitem o uso desses dispositivos em instituições de ensino e ambientes úmidos).
  4. Micotermal (semelhante na estrutura e espectro de emissão à cerâmica. O elemento radiante é uma placa revestida com óxidos metálicos e uma concha de mica; o aquecimento é proporcionado por um fio de liga de níquel-cromo. A principal diferença dos aquecedores de cerâmica é a menor capacidade de calor do elemento de aquecimento e, consequentemente, um maior efeito infravermelho).
  5. Filme (As fontes mais modernas de radiação infravermelha de onda longa. Eles são um filme com espessura não superior a um milímetro. Aquecedores de filme podem ser colocados sob os elementos de decoração interior nas paredes, piso ou teto. Eles são uma excelente fonte de radiação infravermelha macia distribuída).

Os aquecedores também são divididos por comprimento de onda:

  • ondas curtas (concebido para aquecimento de instalações não residenciais, radiação infravermelha com um comprimento de onda de 0,74 a 1,5 microns, característico de elementos radiantes com uma temperatura de 600 a 1000 ° C);
  • onda longa (forneça aquecimento mais suave destinado a instalações residenciais, característico de elementos radiantes com temperaturas até 120 ° C).

Os mais difundidos no momento são os aquecedores infravermelhos elétricos baseados em painéis micotérmicos, lâmpadas e elementos emissores de carbono.

Para que o aquecedor infravermelho adquirido realize plenamente suas forças, é importante não se enganar na escolha do tipo de dispositivo. Antes de escolher um aquecedor infravermelho, você deve determinar claramente para qual finalidade você planeja usá-lo. Os especialistas recomendam aderir ao seguinte princípio:

  • para aquecimento adicional das salas de estar, usar painéis de baixa temperatura (cerâmica ou microtérmica);
  • usar dispositivos com uma temperatura de superfície acima de 120 ° С com base em elementos de carbono como a principal fonte de calor em instalações de escritórios;
  • Para aquecer grandes áreas, use aquecedores elétricos ou a gás de alta temperatura localizados na medida recomendada pelo fabricante.

Vale a pena estudar cuidadosamente todas as possibilidades e fazer a escolha certa de um dispositivo que traga calor radiante para a casa.

Deixe O Seu Comentário