Como funciona um convector de gás?

Você pode usar um convector de gás para organizar um sistema de aquecimento de ar para salas usando gás combustível. O nome do dispositivo fala da fonte de energia, que usa gás principal ou liquefeito. A vantagem deste combustível é seu preço, menor que o custo de uma quantidade equivalente de eletricidade.

Ajuda! Os convectores de gás a um custo mais baixo aquecerão uma sala fechada mais rapidamente que suas contrapartes elétricas.

O princípio de funcionamento de um convector de gás

Convector de gás refere-se a dispositivos que operam com base no princípio da convecção. Este fenômeno físico é um tipo de troca de calor no qual o ar circula naturalmente como resultado do aquecimento. Correntes de ar frio que passam pelo trocador de calor esquentam, mudando seu peso (elas se tornam mais leves) e facilmente se elevam, e o ar frio mais pesado cai. Este é o princípio da circulação de ar (convecção), devido ao qual ocorre o seu aquecimento gradual.

Atenção! Aquecedores com um ventilador tangencial, que aumenta a taxa de fornecimento de ar quente e convectores com uma espessura aumentada das paredes do corpo, pode acumular calor e transmiti-lo através de radiação térmica, pode aquecer a sala o mais rapidamente possível.

O design do convector inclui:

  • um permutador de calor (feito de ferro fundido ou aço) no qual o ar é aquecido;
  • queimador a gás projetado para combustão de gás e aquecimento de ar;
  • válvula combinada para regular o suprimento de gás para o convector de acordo com o princípio de mudar a pressão do gás;
  • sistema de chaminé (pode ser de dois tipos, dependendo do tipo de aquecedor: lareira e parapeito)
  • um termostato que mantém uma dada temperatura para aquecer o ar;
  • sistema de automação para controlar o funcionamento do dispositivo;
  • case feito de metal resistente ao calor com tinta resistente ao calor. Para circulação de ar, há recortes especiais estreitos em toda a largura nas partes superior e inferior.

Área de aquecimento e poder

Os dispositivos a gás só funcionarão efetivamente em espaços confinados e confinados, de modo que devem ser instalados em todos os cômodos. O poder do dispositivo é selecionado na taxa de 1 kW por 10 metros quadrados. m

É fácil calcular isso para uma sala de 70 metros quadrados. m você precisa escolher um aquecedor com uma potência de 7 kW.

Tipo de câmara de combustão e consumo de combustível

Na operação a gás, os convectores usam câmaras de combustão aberta (tipo lareira) e fechada (tipo parapet). Eles diferem no sistema de chaminés. Para dispositivos do primeiro tipo, a entrada de ar e a remoção de produtos de combustão de exaustão ocorrem através de uma chaminé vertical estacionária, como em um forno convencional, cujo dispositivo requer custos adicionais de material.

Modelos do segundo tipo são mais fáceis de instalar. O ar de exaustão é removido através de um tubo coaxial que passa ao longo da parede externa, perto do qual um aquecedor é instalado. Os dispositivos em questão podem operar com gás natural e liquefeito.

Ajuda! O custo dos convectores que operam com gás natural e liquefeito é quase o mesmo.

Este tipo é caracterizado pelo consumo de combustível econômico. Para calcular seu consumo, existem parâmetros básicos:

  • gás natural - 0,11 metros cúbicos m por 1 kW de potência de aquecimento;
  • Gás liquefeito - 0,09 kg por 1 kW de potência de aquecimento.

Usando estes parâmetros, é fácil calcular, por exemplo, que um convector com uma capacidade de 7 kW, que pode aquecer uma sala com uma área de até 70 metros quadrados. m, consumirá 0,77 metros cúbicos por 1 hora de trabalho m de gás natural ou 0,63 kg de liquefeito.

Importante! Para um aquecimento eficaz da sala, é necessário escolher convectores com uma reserva de energia para minimizar a perda de calor. O consumo de gás permanecerá quase o mesmo.

Funções adicionais

Existem algumas dessas funções. Dependendo do modelo, estes podem ser:

  • temporizador para definir o tempo de operação e desligamento;
  • ventilador para melhorar a circulação de ar.

Os convectores de ventoinha são mais eficientes.

Qual é o melhor convector para parede ou chão de casa?

A escolha depende principalmente do tipo de alojamento em que se planeja usar o equipamento em questão. Os modelos de piso são mais móveis, os modelos de parede são caracterizados por uma área de aquecimento maior.

Para uma casa privada não-gaseificada, um modelo de piso tipo lareira que funcione em ambos os tipos de gás é adequado. O cilindro de gás é instalado em um gabinete com chave fora da casa.

Para um apartamento - uma parede mais econômica com uma câmara de combustão fechada.

Importante! Conectar um convector a um gasoduto centralizado requer permissão especial das autoridades competentes.

A vantagem de uma câmara fechada é a preservação do oxigênio na sala. Como um modelo montado na parede, corretamente posicionado, será capaz de aquecer a sala em 20 a 30 minutos. Além disso, a principal vantagem de um convector de gás é a possibilidade de seu uso periódico, ou seja, de tempos em tempos, o que é especialmente valioso para dachas e casas suburbanas sem aquecimento centralizado e residência permanente nelas.

Deixe O Seu Comentário