O princípio de funcionamento de uma caldeira a gás

No sistema de aquecimento, o elemento chave é uma caldeira a gás, que é projetada para aquecer o refrigerante. A operação é mais barata do que usar uma caldeira elétrica ou aquecer com madeira. Compacto, conveniente de usar. É por isso que o aquecimento a gás é considerado a melhor opção para o aquecimento tecnológico e confortável da sala. Para operar corretamente o equipamento, você precisa entender o princípio de sua operação.

O princípio de funcionamento de uma caldeira a gás

A principal tarefa da caldeira é aquecer o refrigerante com a transferência direta de energia térmica. Assim, o calor passa pela combustão do gás. Existem muitas variedades com diferentes processos de trabalho. Para saber como um determinado dispositivo funciona, você precisa considerar cada um:

  1. Circuito simples. O dispositivo não é capaz de fornecer a parcela necessária de consumo de aquecimento de água. O gás é fornecido sob pressão de uma rede comum, após o que é enviado para a câmara, de onde vem a ignição. O poder do fornecimento de calor é regulado usando um sistema de automação, sensores. Durante a queima da chama, há uma quantidade suficiente de calor que é distribuída por toda a estrutura de aquecimento do trocador de calor. No interior, o fluido gira, proporcionando trabalho. Devido aos efeitos de um jato de gás em combustão, o aquecimento ocorre do lado de fora. Para o fabrico de uma caldeira de circuito único, utiliza-se ferro fundido ou cobre.
  2. Bypass. Além de aquecer o ambiente, aquece a água. O princípio de operação é semelhante ao circuito único, mas existem funções adicionais, elementos. A água quente não é fornecida diretamente, para obter água quente, é necessário manter a temperatura do circuito principal. No verão, você pode aquecer separadamente a água, para isso você precisa instalar uma torneira que interrompa a circulação do refrigerante.
  3. Montado na parede. Na maioria das vezes usado para aquecer salas pequenas. O princípio de serviço é semelhante às caldeiras de circuito único e duplo circuito. O dispositivo montado na parede tem dimensões menores de peças, devido às quais ele tem um tamanho compacto. Detalhes adicionais são usados ​​- um tanque de membrana, uma bomba de circulação. Acontece um circuito simples ou duplo circuito, com uma câmara de combustão fechada ou aberta. O princípio de operação é concentrado em um dispositivo de automação complexo e requer manutenção adequada. O sistema de automação do dispositivo de parede é caprichoso em operação, muitas vezes dá mau funcionamento. Não é recomendado repará-lo, é melhor entrar em contato com especialistas.
  4. Condensação Aplica potência de vapor adicional. Equipado com um ventilador, regula o número de revoluções. Devido a estas mudanças, a câmara de combustão permanece fechada, regula a proporção de gás para o ar. Uma chaminé coaxial produz gases de escape. Para o serviço econômico do dispositivo, você precisa manter a temperatura do refrigerante na tubulação oposta a menos de 57 graus. O dispositivo de condensação funciona melhor com uma temperatura constante reduzida da estrutura de aquecimento, por isso é melhor usar os pisos quentes juntos. Uma característica distintiva deste dispositivo é a sua grande área. A condensação ocorre no permutador de calor, por isso é feita de aço inoxidável.

IMPORTANTE! O princípio de funcionamento do equipamento é quase o mesmo, com exceção de alguns detalhes. O processo de serviço é o seguinte: a água flui através da bomba de circulação através da bomba de circulação diretamente para o permutador de calor. Então a válvula de gás abre, o gás flui através dos bicos para o queimador. O eletrodo de ignição é ativado, o gás é inflamado. Quando ajustado para a temperatura adequada, o fogo se apaga. Em alguns modelos, um termostato externo é instalado, graças ao qual, quando os graus são baixados, o aquecimento automático é ativado. Uma válvula de três vias é usada para alternar do aquecimento para a água quente doméstica. Produtos de combustão são descarregados através de uma chaminé.

Dispositivo de caldeira a gás

Durante a operação, podem surgir dificuldades. É aconselhável saber em que consiste o equipamento. Além disso, esse conhecimento permitirá que você escolha o modelo de aquecimento correto. Os principais elementos dos dispositivos são:

Queimador O design tem uma forma retangular, equipada com bicos. Os bicos são um atomizador de gás mecânico controlado mecanicamente ou por uma válvula. É usado para atomizar combustível que entra no queimador e é distribuído. Devido a isso, a superfície do radiador é igualmente aquecida de todos os lados e na superfície. Existem dois tipos:

  1. Atmosférico A entrada de ar para manter a chama é feita da sala. Tal queimador não precisa de eletricidade, o que é uma vantagem. Ao instalar, é obrigatório ter uma janela, ventilação natural. Um queimador atmosférico é instalado perto da chaminé. Esse tipo é usado em dispositivos do tipo desktop.
  2. Turbocharged Funciona com o ventilador embutido, que remove produtos de combustão através de uma chaminé coaxial. O calado e a ventilação da chaminé não são necessários. Ao operar um queimador turboalimentado, é necessária eletricidade, o que é uma desvantagem. É usado em aparelhos de parede, a conclusão é feita através da parede.

Trocador de calor. O design tem a forma de uma caixa, no interior são distribuídos tubos ao longo dos quais a água flui. O conjunto do trocador de calor pode ser feito de diferentes materiais, o que afeta a vida útil. O dispositivo de circuito duplo possui dois trocadores de calor e o dispositivo de circuito único possui um. Existem três tipos de construção:

  1. Aço. Opção econômica. O aço é resistente a flutuações de temperatura, tem baixa condutividade térmica, vida curta.
  2. Cobre O cobre é resistente a temperaturas extremas, ferrugem. O material conduz o calor melhor que o aço. Portanto, um trocador de calor de cobre é mais caro. Tem uma temperatura de aquecimento limitada.
  3. Ferro fundido. A liga é resistente à ferrugem, alta temperatura. É um excelente condutor de calor. Devido ao seu peso pesado, o ferro fundido é usado para aparelhos de exterior.

Bomba de circulação. Projetado para criar pressão estrutural, circulação de água constante. Não disponível em todos os modelos.

Tanque de expansão. Usado para fins de segurança. O tanque de expansão recebe calor em excesso quando o transportador de calor está muito quente.

Exaustão de fumaça O sistema de retirada está aberto e fechado. Em uma chaminé aberta, os gases usados ​​passam pelo sistema de ventilação. Queimadores de turbina são do tipo fechado. O ar da chaminé é fornecido através da sala sem um mecanismo auxiliar. O queimador de turbina tem tubulação especial para entrada de ar da sala.

Eletrônica. Inclui módulo de controle, sensores, fiação, circuitos. Esses elementos permitem que o equipamento funcione de maneira estável.

O funcionamento do sistema de automação de uma caldeira a gás

O sistema de automação consiste em sensores que garantem a operação segura, monitoram e mantêm a temperatura definida do refrigerante. A automação de segurança permite que você pare o suprimento de gás se o gás estiver desligado. Durante a operação adicional, você deve reiniciar manualmente o sistema.

AJUDA! Equipamentos modernos são equipados com sensores adicionais e controladores de temperatura que fornecem modos anti-gelo de economia de energia. Alguns também possuem um autodiagnóstico, que analisa o status dos nós principais e exibe as falhas identificadas na tela. Tal sistema evita um mau funcionamento.

Variedades e classificação de caldeiras a gás

O princípio de funcionamento do equipamento depende da variedade, classificação. Para um funcionamento adequado, você precisa conhecer o tipo de equipamento.

De acordo com o método de instalação, dois tipos são distinguidos:

  • montado na parede, adequado para uma pequena sala;
  • piso, adequado para uma grande área, ao mesmo tempo aquece, fornece abastecimento de água quente.

Por tipo de chaminé emitem:

  • aberto ou atmosférico;
  • fechado ou turboalimentado.

Por funcionalidade:

  • circuito único com um radiador;
  • circuito duplo com dois radiadores.

Por tipo de queimador:

  • simulado com ajuste automático de chama;
  • normal, sem ajuste.

Por tipo de ignição:

  • A ignição piezo é iniciada pressionando um botão;
  • eletrônico funciona automaticamente.

De acordo com o princípio do trabalho:

  • convecção inclui o esquema usual, refrigerante de água;
  • A condensação usa aquecimento convencional e o calor do vapor de água.

A gama de aparelhos a gás é diversa, pois a escolha certa deve levar em conta todas as nuances de uso posterior e a área da sala.

Deixe O Seu Comentário