Quando e onde surgiu o primeiro secador de cabelo?

Você pode imaginar o quão difícil foram os fashionistas dos séculos passados? As mulheres usavam tradicionalmente cabelos compridos e não era fácil secá-las depois da lavagem, especialmente na estação fria. Hoje, sem hesitação, pegamos um secador de cabelo compacto e colocamos nosso cabelo em ordem em alguns minutos. E o primeiro dispositivo foi bem grande.

O autor do primeiro secador de cabelo era um cabeleireiro de St. Louis, Missouri, Alexander Godefroy, um francês de nascimento. Foi ele quem 18 de setembro de 1888 patenteou uma nova invenção - um secador de cabelo, que ele começou a usar em seu cabeleireiro.

A ideia de Godefroy funcionou devido a um aquecedor a gás. Tubos partindo da chaminé principal direcionando o ar quente para a cúpula, que era usada em cima da cabeça de uma dama sentada. O sistema permitiu não só secar o cabelo, mas também salvar um novo penteado. Mas o dispositivo de Godefroy era muito estacionário, volumoso e inconveniente e, portanto, não recebia distribuição adequada. Ausente no primeiro secador de cabelo e fluxo de ar direcional.

Em 1911, o inventor de Chicago, Gabriel Kazanjyan, obteve a primeira patente para um secador de cabelo portátil. Na produção em massa, este dispositivo foi lançado apenas no início dos anos 20. Não era o modelo mais conveniente, cujo peso chegava a 2 quilos. Imagine um grande pote redondo com um cabo de madeira e um tubo de ferro preso ao lado. O dispositivo funcionou devido a um pequeno motor. A temperatura do ar fornecido através do tubo atingiu 90 ° C. Portanto, era difícil manter esse agregado e secar o cabelo. Foi possível sobreaquecer ou mesmo queimar os cabelos, além de receber um choque elétrico. Em meados do século passado, muitas mortes pelo uso de secadores de cabelo eram conhecidas nos Estados Unidos.

O século XX agradou a outra invenção. As donas de casa receberam um aspirador que as ajuda a lidar rapidamente com a limpeza da casa. Na década de 30, alguns modelos de aspiradores foram vendidos com um bocal especial em que o ar era soprado, e eles podiam secar seus cabelos. Mas esse milagre do pensamento de engenharia não se enraizou devido à temperatura insuficiente do fluxo de ar e à inconveniência do próprio processo de secagem. Secadores de cabelo em salões de cabeleireiros ainda se assemelhavam a invenções futuristas. Eles eram grandes e não muito convenientes, mas lidavam com suas funções.

Os desenvolvedores de secadores de cabelo deram nomes diferentes aos seus produtos. Entre eles estavam os modelos de Lorelei, Breeze e outros. O termo "secador de cabelo" criou raízes mais tarde. Na Alemanha, essa palavra significava um vento quente e seco soprando das montanhas. Em 1941, a marca Foen apareceu, e então começaram a chamar todos os eletrodomésticos projetados para secagem.

Os inventores dos secadores de cabelo trabalharam de três maneiras. Além de modelos manuais, que se tornaram mais compactos ao longo dos anos, os secadores de cabelo portáteis foram inventados em uma caixa com uma mangueira. Um capuz foi colocado na cabeça dele. Grandes tampas estacionárias, com a forma de capacetes, foram montadas em cabeleireiros e foram projetadas para secar e fixar o penteado finalizado. O tempo mostrou que o secador de cabelo de mão continua a ser o mais popular e popular, por isso seus análogos são lentamente eliminados.

Os secadores de cabelo manuais estão sendo cada vez mais aprimorados. Nos anos 30-40, eles tiveram a oportunidade de mudar a temperatura e aumentar a velocidade do fluxo de ar. A invenção de caixas de plástico reduziu o peso de um secador de cabelo em casa, que também jogou nas mãos dos usuários. Nos anos 70, foram desenvolvidas condições para a fabricação de secadores de cabelo seguros.

Assista ao vídeo: Passo a passo: aprenda a cachear os cabelos só com o secador (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário