Como limpar a caldeira de fuligem

Caldeiras de aquecimento são o coração do sistema de aquecimento. Sem eles, não se pode imaginar uma estadia confortável em qualquer lar. Mas as caldeiras, como qualquer outro dispositivo, exigem atenção. Periodicamente é necessário realizar manutenção. Um desses tipos de trabalho é a limpeza. A fuligem se acumula dentro da câmara de combustão, que precisa ser descartada. E como isso é feito melhor? Quais métodos os profissionais usam?

Como limpar a caldeira de fuligem

Ao usar qualquer combustível, os produtos de combustão permanecem. Alguns deles saem pela chaminé com fumaça. Mas no forno ou na câmara de combustão existem muitos deles. Se a fuligem acumulada não for removida, a capacidade da caldeira diminuirá gradualmente. A eficiência do dispositivo também começará a diminuir. E isso significa que o dinheiro gasto em combustível simplesmente "voará para o cano" sem nenhum benefício. Portanto, é necessário limpar periodicamente a caldeira dos produtos de combustão acumulados.

Como fazer isso? Há pouca escolha. Você pode confiar este trabalho a profissionais. Neste caso, a limpeza será realizada de forma eficiente. A desvantagem deste método é a necessidade de gastar fundos adicionais.

A segunda opção que os proprietários costumam escolher é fazer todo o trabalho por conta própria. Neste caso, uma vantagem na redução de custos. Mas há uma desvantagem. Para realizar a limpeza, muitas vezes é necessário desmontar o dispositivo, o que nem todos podem fazer.

Métodos para limpeza de caldeiras

Se o senhorio decidir realizar a manutenção do dispositivo de aquecimento do sistema de aquecimento por conta própria, então primeiro você precisa determinar o método que ele usará. Existem várias maneiras de limpar as caldeiras. Um método mecânico praticamente livre de custos pode ser usado. Desta forma, apenas recentemente, quase todo mundo usou. Com o desenvolvimento da tecnologia, outras opções surgiram. Hoje, a limpeza é realizada com produtos químicos ou dispositivos hidrodinâmicos.

Limpeza química

Preparações especiais são usadas aqui. A limpeza química pode ser realizada de duas maneiras:

  1. No primeiro caso, o agente é despejado diretamente no forno durante a combustão. Este método é adequado para caldeiras que funcionam com combustíveis líquidos e sólidos. Durante a combustão, são liberadas substâncias que destroem a fuligem e a removem com fumaça.
  2. Na segunda forma de realização, usar significa lavar todas as partes. Na maioria das vezes, preparações à base de ácido ou solventes são usados ​​para limpeza.

Importante! Ao trabalhar com produtos químicos, a segurança deve ser mantida em mente. Todas as operações são realizadas em luvas e óculos de proteção.

Limpeza mecânica

O caminho mais barato. Para limpeza, você não precisa comprar produtos especiais. Todas as manipulações são realizadas usando pincéis ou raspadores. Muitas vezes, as ferramentas necessárias já estão incluídas no pacote com a caldeira.

Ao realizar a limpeza mecânica, deve-se ter cuidado. Algumas partes podem ser sensíveis a riscos. Se a sua superfície estiver estragada, a caldeira logo exigirá reparos caros.

Limpeza hidrodinâmica

Não irá funcionar para remover a fuligem acumulada na caldeira desta forma sem equipamento adicional. Durante a limpeza hidrodinâmica, é utilizado um dispositivo especial com um depósito de água. Cria uma cabeça de alta pressão, que remove as acumulações nas paredes da caldeira.

Este método tem várias limitações. Primeiro, os recipientes que precisam ser limpos devem ter força suficiente. Caso contrário, as paredes podem ser danificadas. Em segundo lugar, deve haver aberturas de saída livres. A água sob pressão deve sair da caldeira para não "quebrá-la".

A limpeza hidrodinâmica é usada nos casos em que a espessura da acumulação é pequena. Se houver muita fuligem, esse método não é adequado. Ao mesmo tempo, a limpeza ocorre de forma rápida e eficiente.

Limpeza do impulsionador

Aqui, como no caso da limpeza hidrodinâmica, é necessário equipamento adicional. Este dispositivo é chamado de booster. O equipamento é uma bomba de água com capacidade. Além disso, para aumentar a eficiência, os reforços são equipados com aquecimento TEN.

Um método de limpeza semelhante pode ser considerado parte do método químico. Aqui, na maioria das vezes, substâncias agressivas são usadas em vez de água. Ácido clorídrico e fosfórico ou solventes são usados. Aquecimento adicional do líquido agressivo aumenta significativamente a eficiência do processamento.

O princípio da operação é simples. O impulsionador está ligado à caldeira e a todo o sistema de aquecimento. Quando o dispositivo é ligado, o fluido agressivo aquecido circula e corrói todos os depósitos que são descarregados no tanque.

Atenção! Como a lavagem é feita sob pressão, você deve escolher o reforço certo. É importante selecionar a classificação de potência ótima da bomba e o volume de tanque suficiente para o fluido de lavagem.

Quantas vezes você precisa limpar a caldeira

A manutenção de qualquer dispositivo deve ser realizada de acordo com o cronograma recomendado pelo fabricante. De acordo com as recomendações gerais, a caldeira do sistema de aquecimento deve ser limpa pelo menos uma vez a cada dois anos. Quase todos os dispositivos modernos são suficientes. Danos à caldeira durante o inverno podem levar a sérias conseqüências. Para evitar isso, os especialistas recomendam a limpeza antes de cada estação de aquecimento.

Assista ao vídeo: maquina incrivel que limpa a fuligem das caldeiras primeira ves no brasil (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário