Qual é a pressão na panela de pressão

Uma panela de pressão é uma invenção brilhante que há muito está firmemente estabelecida em nossa vida cotidiana. Ele permite que você cozinhe rapidamente qualquer prato, mesmo de digerir alimentos lentamente em condições normais de tratamento térmico, mantendo a maioria dos nutrientes e sabor.

Variedades de panelas de pressão

Agora existem muitas das suas variedades:

  • ter vários volumes - de 0,5 a 40 litros (os 3-5 litros mais ótimos);
  • mecânica para cozinhar no fogão;
  • elétrico com um dispositivo de aquecimento e painel de controle;
  • caracterizada por materiais corporais e complexidade de design.

Mas todos eles trabalham com o mesmo princípio - em um recipiente hermeticamente fechado sob a influência de alta pressão obtida do vapor ao aquecer a água, o regime de temperatura aumenta até um nível que excede o ponto de ebulição de 100 ° C sob condições normais. Pode chegar até 120С, como resultado de que cozinhar é muito mais rápido.

Importante! Panelas de pressão modernas são feitas de diferentes materiais (alumínio, aço inoxidável, revestimento de Teflon). Em alumínio, não se recomenda cozinhar pratos salgados ou ácidos, desde quando o metal é oxidado com a liberação de substâncias nocivas.

Pressão da panela de pressão

O ponto de ebulição de um líquido depende do nível da pressão atmosférica. In vivo e suprimento de oxigênio, é impossível aumentar a temperatura de um líquido acima de 100 ° C. E nas regiões de alta montanha, onde a pressão atmosférica é baixa, a água ferve mesmo a temperaturas mais baixas (por quilômetro de altitude mais baixa em 4 ° C), o que prolonga significativamente o prazo de tratamento térmico dos produtos.

Em condições sem acesso ao oxigênio, cria-se uma pressão na tampa do recipiente hermeticamente fechada, o que afeta o aumento da temperatura - a cada 10 mmHg há um aumento de cerca de 0,3 ° C. Com base nessa lei da física, inventou-se uma panela de pressão que acelera significativamente a preparação dos produtos.

Importante! É melhor escolher panelas de pressão com juntas herméticas na junção da tigela e tampa e protegê-las contra danos. A menor deformação irá quebrar o aperto e tornar os pratos inutilizáveis. Isto é especialmente verdadeiro para panelas de pressão sem juntas feitas de borracha especial.

Dependente da temperatura

Cada modelo tem duas condições de temperatura:

  1. A uma pressão de 0,3 bar, a temperatura máxima de cozimento será de até 109C. Este modo permite cozinhar produtos com uma estrutura macia - legumes, peixe, aves.
  2. O segundo modo a uma pressão de 0,7 bar dá uma temperatura de 166C (em alguns modelos até 120C). Isso permite cozinhar rapidamente carne, feijão e outros alimentos lentamente digeridos.

Ajuda! Para comparação - em um fogão lento, o arroz é cozido por 40 minutos, e em uma panela de pressão 12 minutos, para cozinhar frango em um fogão lento leva cerca de uma hora, e em uma panela de pressão 15 minutos, jellied carne em um fogão lento leva 2-3 horas e em uma panela de pressão apenas 40 minutos.

Que pressão a válvula tem na panela de pressão?

As panelas de pressão são equipadas para operação segura com válvulas de segurança nas tampas - principal e de emergência (alguns modelos possuem até dois sobressalentes). As válvulas regulam o alívio de excesso de pressão. Se isso não for feito, a unidade pode explodir no nível máximo.

Modelos mecânicos que exigem um manuseio mais cuidadoso - ao aquecer um fogão a gás ou elétrico, é necessário garantir que eles não sobreaqueçam. As modernas com válvulas de proteção são mais seguras - quando a pressão dentro da panela aumenta até o nível máximo permitido, a válvula principal é ativada e o vapor é liberado. A emergência é definida para um nível mais alto de pressão e funciona em situações críticas quando a principal falha. Panelas de pressão elétricas têm controle automático de temperatura.

Qual a pressão máxima que uma panela de pressão pode suportar?

Devido à alta pressão na panela de pressão, as seguintes medidas são tomadas para a segurança:

  • Válvulas de vapor em excesso;
  • fechaduras mecânicas nas tampas para proteger contra abertura acidental;
  • Dispositivos eletrónicos para ajustar a pressão;
  • A tampa não pode ser aberta imediatamente após o desligamento - você precisa aguardar até que a pressão diminua ou aumente o processo com água fria.

Dependendo dos modelos, a pressão máxima permitida pode ser diferente - de 1 a 4,5 bar. De acordo com os comentários dos clientes, há momentos em que os tanques explodem a 2,5 bar. Isso leva a ferimentos, queimaduras, danos aos objetos ao redor. Portanto, use panelas de pressão com extrema cautela. Cada um deles é acompanhado por um manual de operação, que indica o nível máximo admissível.

Mesmo os modelos que estão bem equipados com dispositivos de proteção podem funcionar mal se forem usados ​​incorretamente - quando as válvulas estiverem entupidas, se a tampa for aberta enquanto a panela de pressão ainda estiver quente (respingos quentes são produzidos e causam queimaduras).

Deixe O Seu Comentário