Qual chaminé é melhor para uma caldeira de combustível sólido

Uma parte integrante de um sistema de aquecimento autônomo é uma chaminé. O projeto adequado e a instalação adequada do tubo para a remoção de produtos de combustão evitarão o aparecimento de um odor desagradável de monóxido de carbono durante a queima da lenha.

Qual deve ser a chaminé de uma caldeira de combustível sólido

O objetivo principal da chaminé é remover os gases de escape após a queima de madeira no forno. A capacidade de remover produtos de combustão é caracterizada por um calado natural, que cria uma chaminé devido à rarefação do ar quando a altura muda do local de entrada de gases combustíveis para o nível de emissão para a atmosfera. A mudança na pressão atmosférica entre os pontos inferior e superior do tubo é medida em Pascal. Esta característica depende do valor da altura e diâmetro do canal de saída de gás.

Para o bom funcionamento do equipamento de combustível sólido, os fabricantes de caldeiras indicam o valor de vácuo para os modelos que estão sendo vendidos. Dependendo da capacidade da unidade de aquecimento, os requisitos para a mudança de chaminé: quanto maior a produtividade, maior o vácuo. A fim de salvar o consumidor de cálculos complicados do comprimento e diâmetro da chaminé, os fabricantes de caldeiras indicam o diâmetro ea altura recomendados do canal para a remoção de produtos de combustão.

ATENÇÃO! Com o fabrico independente de uma caldeira de aquecimento, o tamanho da chaminé é semelhante ao dos análogos industriais em termos de potência.

Os principais requisitos para a chaminé são a correspondência entre o comprimento e a seção transversal do canal para criar o rascunho necessário. A forma da seção transversal também afeta a qualidade da tração, mas em menor grau. O material do canal deve suportar altas temperaturas e não corroer. O condensado formado dentro do tubo tem propriedades destrutivas.

É possível fazer uma chaminé para uma caldeira de combustível sólido com suas próprias mãos

A instalação de um canal simples não requer altas qualificações. É importante observar a montagem correta e monitorar a estanqueidade das juntas dos elementos de montagem da estrutura.

Uma chaminé complexa, composta por canais horizontais revestidos com tijolos, concebidos para utilizar o calor dos produtos de combustão para fins de aquecimento, exigirá o envolvimento de um fabricante de fogões experiente. Um estudo independente das características das chaminés de tijolo de alvenaria permitirá que você conclua o trabalho, mas levará uma grande quantidade de tempo.

A instalação de uma chaminé de canos de metal não levará muito tempo e permitirá que você remova completamente os produtos de combustão com a seleção correta de diâmetro e altura. Fabricantes de equipamentos de aquecimento oferecem uma ampla seleção de produtos de metal para a remoção de produtos de combustão. Eles têm vários tamanhos e prendedores convenientes.

IMPORTANTE! Ao montar as conexões, o elemento superior da chaminé é inserido no fundo para que o condensado flua pela superfície interna do canal!

De que material você precisa para fazer uma chaminé de

As chaminés modernas são feitas de:

  • amianto;
  • vidro;
  • cerâmica;
  • tijolo;
  • metal.

Chaminés de asbestina há muito que são utilizados para a remoção de produtos de combustão. No início do século XXI, pesquisadores revelaram os efeitos nocivos desse material na saúde humana quando aquecidos. Dado o baixo custo, os tubos de amianto estão em demanda até hoje. Eles estão conectados às caldeiras através de adaptadores de metal.

Chaminés de vidro tem um custo muito alto. Tubos de cerâmica são difíceis de instalar. Ambos os materiais raramente são usados ​​para remover gases de exaustão, mas devido ao fato de a superfície interna ser muito lisa, existem pessoas que querem construir uma chaminé.

Chaminés de tijolo tradicionalmente utilizado na construção de fornos. Para conectar a estrutura de tijolos à caldeira, transições de metal e elementos de conexão são usados.

A presença de condensado no interior da chaminé torna ineficaz o uso de tubos de aço. Eles se desgastam rapidamente. Um material comum para dutos de combustão é aço inoxidável resistente ao calor. Os sistemas deste material são equipados com todos os tipos de adaptadores, espiras e fixadores, que permitem a instalação rápida e eficiente de tubos para a remoção de produtos de combustão. Uma superfície interior lisa contribui para uma boa tracção e torna a manutenção do sistema conveniente. As propriedades resistentes ao calor do material podem suportar altas temperaturas ao usar carvão.

Que conhecimento sobre a chaminé é necessário para fazer você mesmo

Para a execução independente de trabalhos na montagem do canal de exaustão de fumaça, é necessário entender que um fluxo de ar deve passar pelo orifício de trabalho, garantindo o modo de combustão necessário do equipamento de combustível sólido. Esse fluxo é medido em metros cúbicos. m / hora. A necessidade de alterar a magnitude do movimento do ar quente deve-se às características térmicas da caldeira.

Quanto maior a saída da caldeira, maior a quantidade de fluxo de ar que passa pela chaminé. Em outras palavras, o calado é diretamente proporcional ao poder do equipamento de aquecimento. Normalmente, tabelas especiais são usadas para determinar o diâmetro e altura do duto de exaustão de fumaça ou parâmetros semelhantes são recomendados pelos fabricantes de caldeiras.

AJUDA! O SNiPami fornece o cálculo do equipamento de aquecimento de calefação para o gás de exaustão. O cálculo é devido à grande quantidade de dados iniciais da caldeira, materiais da chaminé e se resume a determinar o vácuo expresso em Pascal. Tal cálculo não fornece uma definição clara do tamanho do tubo.

Quais ferramentas serão necessárias

Para realizar o trabalho de instalação na instalação do canal de chaminé, você precisará de:

  • dispositivos de medição;
  • ferramenta de serralheiro;
  • broca, broca de martelo;
  • moedor;
  • corda
  • blocos de madeira.

IMPORTANTE! Ao instalar o canal de combustão, a conexão dos elementos metálicos é realizada usando espaçadores de madeira. Martelo é proibido no final do tubo.

Como fazer um desenho de chaminé

Antes de montar o duto de combustão, é necessário fazer um esboço e certificar-se de que o projeto esteja selecionado corretamente. O desenho mostra uma vista lateral da casa e desenha um tubo de escape de gás.

Quando a distância da cumeeira ao tubo é inferior a 1,5 m, a chaminé é projetada acima da linha superior do teto em 50 cm Ao mudar a posição da chaminé para 3 m, a parte superior é instalada ao nível da cumeeira. E com uma distância maior, desenhe uma linha tangente ao longo do ponto superior do tubo e do teto. A inclinação da linha desenhada deve ter um desvio do horizonte de não mais de 10 graus.

Além do esboço da casa com a exibição de um tubo para o gás de escape aplicado, eles desenham um desenho da passagem do canal através do telhado, sobrepondo pisos e conectando ao equipamento de aquecimento. Pode ser o mesmo ou outro desenho. A conexão da caldeira com a chaminé é realizada em um ângulo direito ou obtuso na direção dos produtos de combustão.

ATENÇÃO! A conexão de tubos através de um ângulo agudo interromperá o calado natural e não permitirá que o sistema de exaustão de fumaça funcione normalmente. O cheiro de queimado estará constantemente presente na casa, e para se livrar dele, a conexão terá que ser refeita.

O desenho indica a altura e o diâmetro do canal para gases de escape.

Como calcular a altura da chaminé para uma caldeira de combustível sólido

Ao calcular o valor da altura do tubo (Wr), é utilizada uma fórmula especial que leva em consideração:

  • potência da caldeira, por exemplo, MK = 30 kW;
  • impulso estático necessário, St = 23 Pa (para caldeiras domésticas com capacidade de 25-30 kW);
  • temperatura dos gases de escape, Tg = 530 K (para lenha);
  • temperatura ambiente, T0 = 290 K (para latitudes médias).

A fórmula usa os coeficientes calculados 3459 e 1.1, que são valores constantes.

Wr = St * Tg * Para / 3459 * (Tg-1.1 * Para) = 23 * 530 * 290/3459 * (530-1.1 * 290) = 3535100/3459 * 211 = 3535100/729849 = 4, 84 m

O valor obtido é calculado para os valores aceitos de impulso estático e temperatura de combustão. Todos os cálculos são feitos em Kelvin.

ATENÇÃO! Para calcular os parâmetros do tubo da caldeira a carvão, a temperatura dos produtos de combustão é tomada 200-400 graus mais alta (dependendo do tipo de combustível sólido).

Diâmetro da chaminé para caldeira de combustível sólido

O diâmetro dos canais para os gases de escape não é inferior ao tamanho do tubo de saída do equipamento de aquecimento. É impossível reduzir ou estreitar a seção transversal dos tubos - isso prejudica a tração e interfere no processo de combustão. Um aumento no tamanho da passagem é aceitável, mas com um pequeno salto.

ATENÇÃO! Quando a caldeira é fabricada sozinha, o diâmetro do bocal é feito do mesmo tamanho que o dos análogos de fabricantes industriais de equipamentos de aquecimento. O modelo de unidades produzidas em massa é selecionado de acordo com a potência ou similaridade do tamanho do forno e do volume do invólucro de água.

Como fazer uma chaminé para uma caldeira de combustível sólido: instruções passo a passo

A presença de habilidades em trabalhar com ferramentas de metal e poder permitirá que você instale facilmente chaminés com suas próprias mãos. Considere a possibilidade de auto-montagem de um canal de metal para a remoção de produtos de combustão.

  • Primeiro de tudo, todos os elementos constituintes são preparados: curvas, transições, cabos de extensão e fixadores.
  • Corte um buraco no telhado e teto com um moedor e instale um grampo de montagem na parte inferior do telhado e sob o teto.
  • O tubo superior da chaminé é montado no local projetado, tendo previamente instalado um guarda-chuva de proteção e um refletor de água sobre ele.
  • Recolha o número necessário de tubos (comprimento normal para elementos individuais) do medidor, desde a superfície do telhado até ao tecto. Conecte-se com o elemento superior e aperte sob o teto. Ao realizar a instalação perto da parede, cada seção de um metro de comprimento da chaminé é fixada com um grampo.
  • Depois disso, os tubos são montados com um tee, que é projetado para ser conectado a uma caldeira ou cabo de extensão. Em seguida, insira a parte superior no sino de conexão do canal da chaminé sob o teto e junte-se ao sino horizontal da caldeira com a estrutura montada. Usando espaçadores de madeira, bata com força as juntas do sistema de combustão. Depois de verificar a rigidez do ajuste dos elementos individuais, os grampos fixam a estrutura montada.

ATENÇÃO! Antes de fazer furos para a instalação de braçadeiras, é necessário pré-montar os elementos da chaminé para a precisão dos orifícios de perfuração.

A distância das seções horizontais não deve ser maior que 1 metro. Se o comprimento das seções conectadas do tubo for maior, use os elementos de montagem inclinados.

  • As cavidades ao redor dos tubos, na interseção com o telhado e o teto, para estanqueidade, sopram espuma.

IMPORTANTE! Use apenas espuma de montagem resistente ao calor. A temperatura dos gases dentro dos canais atinge 400 graus.

  • Depois de concluir o trabalho, verifique o aperto do teto e, especialmente, o telhado. A água não deve vazar sob o defletor de água e infiltrar-se pelos poros do orifício de montagem.

A chaminé está pronta para operação. Podemos dizer com confiança que o uso de aço inoxidável resistente ao calor é a melhor solução para a construção de um sistema de chaminé. A conformidade com todos os requisitos, incluindo a segurança contra incêndio, permitirá o uso do projeto montado por um longo período de tempo.

Deixe O Seu Comentário