Suporte de TV hdr - o que é isso

O progresso científico e tecnológico a cada ano oferece aos consumidores comuns cada vez mais novos modelos de equipamentos domésticos. Parecia que mais recentemente em todos os apartamentos havia televisores padrão com um tubo de raios. Hoje, os painéis LCD e os sistemas oi-digitais já estão experimentando o seu pôr do sol, seguido por TVs 4K com telas ligeiramente curvadas. Mas TVs com resolução HDR se tornaram uma tendência real do ano passado. Vamos descobrir o que significa HDR e porque precisamos de um efeito similar.

Suporte HDR

Em exposições modernas, onde novos itens dos principais fabricantes de equipamentos de TV são apresentados ao público, especialistas e conhecedores da inovação concentram-se na qualidade da imagem transmitida: contraste, brilho, precisão de cor. Acima de tudo, TVs de alta definição que suportam o modo HDR se encontram.

O que é o HDR?

A introdução generalizada desta tecnologia na transmissão televisiva começou em 2016, e hoje, dois anos depois, está se tornando cada vez mais popular. Do inglês, a abreviação HDR se traduz como "faixa dinâmica estendida". O objetivo principal desta função é a imagem mais confiável da realidade circundante. Do ponto de vista técnico, os dois componentes mais importantes de uma imagem de tela são a precisão do contraste e da cor.

  • Em contraste, significa-se o intervalo máximo de proporções das partes mais escuras e mais brilhantes do quadro.
  • Precisão de cores implica o realismo da cor transmitida para a tela.

A combinação desses dois componentes determina a qualidade geral da imagem resultante.

AJUDA O termo "alcance estendido", neste caso, refere-se à iluminação de pico de locais claros e a uma escuridão mais densa nas partes escuras da imagem.

Simplificando, a tela da TV "preto é mais preto e branco é mais branco", a imagem parece mais volumosa. Eles estão se aproximando da percepção natural do mundo ao nosso redor com a visão humana.

A primeira aplicação está em fotografia

Mais cedo, antes da TV, uma tecnologia semelhante já encontrou sua aplicação na fotografia.. A partir de vários fotogramas com diferentes exposições, formou-se uma fotografia digital, simulando uma gama alargada de percepções.

Normalmente, quatro quadros idênticos são levados para isso, cada um mais leve que o outro. Todos eles são então montados, fundindo-se em uma imagem. Este processo pode ser realizado de forma manual e automática, usando programas especiais incorporados no dispositivo digital. Devido a esse efeito, a foto muitas vezes parecia irrealista, detalhada demais. Era mais como uma pintura do que uma foto digital.

Efeito visual

Como exemplo, você pode comparar a ultra-moderna TV 4K e o painel plano usual, mas com a função de uma ampla gama de dinâmicas.

Para o olho humano, a imagem na segunda tela ficará mais realista. E isso é apesar da maior resolução na TV de uma série de receptores 4K. Há quatro vezes mais pixels neles do que no padrão “full HR di” feito há cinco anos.

IMPORTANTE! A função HDR, que permite obter uma imagem a cores mais contrastante, "mais profunda" e mais natural, parece sempre melhor do que outros truques técnicos modernos.

Consiga o efeito visual desejado e permite o brilho saturado das cores. Além da gradação aumentada de luz e sombra, os receptores HDR aumentaram a cobertura das faixas de cores. TEssas TVs não são capazes apenas de exibir cores primárias de maneira de alta qualidade. Eles podem ser uma ordem de magnitude melhor separados e exibidos na tela com todos os seus tons. Devido a isso, a paleta geral de cores exibidas aumenta significativamente.

AJUDA Ao contrário da fotografia, a imagem de vídeo não parece irrealista para o espectador, como se passasse por muitos filtros digitais.

Pelo contrário, é percebido com muito mais naturalidade e realismo.

A essência da tecnologia

A tecnologia HDR - “high speaker range” - é uma combinação de dois componentes integrais: um dispositivo de TV de transmissão / recepção e conteúdo.

Contrariamente à opinião dos não iniciados, Um aparelho de TV de alcance estendido é a mais simples dessas duas partes. A TV só deve ser capaz de destacar certas áreas da tela com cores, torná-las mais brilhantes do que os análogos que não estão equipados com uma função HDR.

Conteúdo Requerido por Tecnologia

As coisas são muito mais complicadas com o conteúdo. Ele deve ter a capacidade de suportar a função de HR di-ar e, sem isso, não haverá imagem "dinâmica estendida". Nos últimos dois anos, muitos programas e filmes já foram filmados em um formato capaz de suportar HDR. No entanto, seu número em relação ao conteúdo comum ainda é insignificante.

REFERÊNCIA. Mesmo em conteúdo previamente capturado, uma função HDR pode ser adicionada sem problemas. Neste caso, você não precisa fazer nenhuma inclusão especial no material de vídeo finalizado.

O principal problema da transferência de conteúdo para uma TV é, na verdade, a transferência de dados de informação. Ao mesmo tempo, o material de vídeo é compactado e transmitido.

Ao receber dados normais, uma TV equipada com uma faixa dinâmica estendida verá e reproduzirá apenas uma imagem padrão. E somente conteúdo de vídeo especial será transmitido na tela em qualidade HDR real. Somente com ele a televisão poderá receber metadados especiais que fornecem instruções ao equipamento sobre como exibir este ou aquele quadro.

Requisitos do Receptor

Além dos requisitos de conteúdo, para obter uma imagem de alta qualidade Existem condições adicionais para equipar um televisor e um descodificador digital.

Ambos devem ter saída HDMI.. Sua versão deve ser maior que 2.0 e, se necessário, pode ser atualizada programaticamente para 2.0a.

Apesar da pequena quantidade de conteúdo de vídeo usando essa função de imagem aprimorada, seu número está crescendo constantemente. Além disso, várias empresas que trabalham na área de desenvolvimento de software oferecem aos usuários aplicativos especiais. Eles são capazes de converter automaticamente o vídeo comum em conteúdo de alta qualidade.

TVs HDR

As principais empresas de equipamentos de televisão do mundo têm produzido televisores com suporte HDR embutido há vários anos. No entanto Ainda não há consenso entre os fabricantes quanto à padronização dessa função.

A este respeito, hoje existem receptores de TV com dois tipos de formatos à venda.

  • HDR-10. Nele Metadados recebidos são totalmente anexados ao arquivo de vídeo. Essa técnica é mais comum hoje no mercado global.
  • Visão Dolby. Neste formato cada quadro de imagem é processado separadamente. Até agora apenas TVs da empresa sul-coreana LG trabalham.

Desde este ano, no entanto, o primeiro passo foi dado para padronizar o equipamento de recepção. Empresas de manufatura concordaram em certificar TVs HCH como UHD-Premium. Além disso, capaz de trabalhar em formato de alta qualidade e equipamentos feitos em formato 4K blue-ray.

Visão geral do modelo

No mercado doméstico, existem os seguintes modelos de displays HDR.

  • Sul-coreano LG apresentou o painel UD99 em 32 polegadas e vale a pena 70 mil rublos.
  • Dell lançou um modelo UP2718Q por 130.000 mil rublos.
  • Samsung LU28E590DS - uma opção bastante orçamento, custando apenas 23 mil rublos. com suporte para HDR-10.
  • Televisões de Sony. Verdade, o custo do "japonês" não é de forma alguma orçamentária e chega a cerca de 130 mil rublos.

Em conclusão, deve-se notar que A tecnologia HR di-ar é de longe a melhor maneira de obter a imagem mais nítida e saturada na tela. Portanto, podemos dizer sem exagero que além do alcance dinâmico estendido é o futuro.

Deixe O Seu Comentário