Como pintar linóleo

As pessoas têm usado o linóleo como piso há mais de doze anos. Devido ao seu baixo preço, variedade de espécies e fácil processo de instalação, conquistou facilmente o mercado. Até hoje, é uma grande demanda.

No entanto, com o tempo, qualquer revestimento se torna inutilizável. Scuffs, spots, padrão desagradável - pode haver muitas razões para o desejo de renovar a situação. Mas por que tomar medidas drásticas na forma de substituir o linóleo, se ele pode simplesmente ser pintado?

O que acontece linóleo na composição

No total, existem cinco tipos deste revestimento de acabamento, separados por um material aglutinante:

  • Natural É feito sem mistura de química, exclusivamente a partir de materiais naturais.
  • Policloreto de vinila. É criado a partir de produtos petrolíferos, em particular a partir de um polímero de cloreto de vinilo, um plástico amplamente utilizado no mundo moderno.
  • Reline ou linóleo de borracha. Em sua produção, vários tipos de borracha são usados.
  • Coloxilina (também conhecida como nitrocelulose). A base deste tipo é celulose.
  • Alquídico (também conhecido como glifálico). É semelhante em composição ao natural, mas também à base de tecidos de juta.

Diferentes tipos de revestimentos têm propriedades diferentes devido à sua composição. Espécies naturais são resistentes ao desgaste, duráveis, mas caras e são adequadas somente para salas secas. O PVC é mais barato, suas características dependem da base e espessura, mas tem um cheiro perceptível e se estende ao longo do tempo. O tipo de nitrocelulose é resistente à umidade, mas é muito facilmente inflamável, e a borracha transporta substâncias voláteis prejudiciais.

AJUDA! A capacidade de pintar o revestimento também depende da composição. Nem toda tinta caberá em qualquer superfície. Devido a consumíveis indevidamente selecionados, há uma opinião de que é completamente inútil pintar linóleo. Mas isso não é assim.

É possível pintar linóleo

O mito de que nenhuma pintura dura muito tempo no linóleo existe desde os tempos da URSS. Houve tal estereótipo por três razões:

  • Variedade extremamente escassa de tintas e vernizes, deficiência de consumíveis em geral.
  • Uma rara oportunidade de preparar adequadamente o chão antes do trabalho.
  • Baixa qualidade dos recursos disponíveis.

Na verdade, esse revestimento é bastante adequado para colorir, se tudo for feito corretamente. Consumíveis corretamente selecionados e uma adesão estrita à tecnologia - esse é todo o segredo da tinta que fica no chão por um longo tempo.

Não se preocupe com a viabilidade de tal evento. Diga o que quiser, mas o trabalho de instalação requer mais tempo e esforço do que simplesmente pintar o chão. Além disso, o dono da casa também pode armar-se com um rolo, economizando no trabalho dos trabalhadores.

IMPORTANTE! Se você não está confiante em suas habilidades - é melhor não fazer reparos sozinho, mesmo que seja exclusivamente cosmético. Mesmo para colorir, você precisa ter as habilidades mínimas necessárias.

Como pintar linóleo

A seleção dos materiais certos é quase metade do sucesso de todo o trabalho. A tinta ideal para esse trabalho deveria ter:

  • Alta aderência a planos com baixa rugosidade.
  • Boa resistência a danos mecânicos, isto é, à abrasão.
  • O menor teor possível de solventes orgânicos, porque eles podem contribuir para a corrosão da superfície sob a tinta.

Felizmente, quatro parâmetros de consumíveis correspondem a estes parâmetros: esmalte, borracha clorada alquídica e pentaptálico alquídico, plástico líquido e, claro, tintas a óleo.

Tintas a óleo são a opção mais barata e mais acessível. Entre outros, eles têm a maior adesão e, portanto, não serão lavados. No entanto, a camada só pode ser atualizada com a mesma composição, porque outros revestimentos simplesmente não ficarão em cima do óleo. Além disso, ao trabalhar com eles, você precisa ter cuidado, porque a composição é tóxica.

Os esmaltes são altamente resistentes à umidade e também muito mais duráveis. Eles não são tão baratos quanto a tinta normal, mas na maioria das vezes é melhor pagar um pouco pela qualidade. Além disso, o esmalte seca mais rápido e não cheira a fumaça venenosa.

O chamado plástico líquido será um dos melhores materiais em termos de qualidade. É durável, resistente a danos. No entanto, ao mesmo tempo, o plástico endurece por muito tempo e não é barato.

Regras para pintura de linóleo

No entanto, boa pintura é apenas metade do sucesso. Sem o conhecimento de todas as nuances técnicas do trabalho de pintura do linóleo, até mesmo a melhor tinta será descascada muitas vezes mais rápido do que deveria. O procedimento correto deve ser o seguinte:

  • Limpe o chão o mais completamente possível. Lembre-se de que graxa, poeira e sujeira ficam firmes na superfície, então você precisa esfregá-la em boa consciência. Se o chão foi adicionalmente coberto com cera - você também deve se livrar dele.
  • Além disso, se tintas a óleo ou tintas pentátidas alquídicas forem usadas, a superfície deve ser preparada. É importante aplicar o primer a uma superfície seca e limpa.
  • E finalmente, a superfície pode começar a ser pintada.

A melhor ferramenta para pintar é uma pistola de pintura. Na ausência deste, você pode usar o rolo, no caso mais extremo - com a escova de mão.

Deixe O Seu Comentário