História de monitores

O monitor é um dos principais componentes de um computador pessoal. De fato, sem ele, é impossível obter as informações necessárias de multimídia, digital, gráfico e texto da unidade de sistema.

E se os recursos de trabalho e a lentidão dos primeiros computadores permitissem processar informações usando dispositivos de impressão especiais, então, com o desenvolvimento de unidades de sistema, isso se tornaria impossível. Para encontrar uma saída para a situação, as informações começaram a ser alimentadas pelos osciloscópios. Como uma pessoa recebe a maior parte da informação através dos olhos, essa tecnologia exigiu seu desenvolvimento. E muitas empresas começaram a desenvolvê-lo, tornando os monitores convenientes e confortáveis.

Agora no mercado há um grande número de uma ampla variedade de modelos de exibição que são notavelmente diferentes de seus predecessores. Eles diferem em diagonal, resolução e preço, permitindo ao usuário escolher a melhor opção para si.

Se os primeiros osciloscópios foram usados ​​para verificar o funcionamento correto de todos os circuitos de um computador pessoal, então, em meados do século XX, o tubo de raios catódicos já era usado para obter informações gráficas. Após um curto período de tempo, um dos cientistas da Universidade da Inglaterra escreveu os primeiros jogos de damas. Computador "Mark - 1" usou este programa, jogando damas, e toda a informação foi exibida na tela. Claro, isso não é considerado um avanço na indústria digital, no entanto, tornou-se a base para o futuro desenvolvimento de monitores.

Um avanço foi o surgimento na América do computador "Whirlwind". Os militares dos EUA começaram a usar o monitor para obter informações sobre a movimentação de alvos aéreos. Radares instalados no país exibiram as informações recebidas sobre a localização da aeronave na forma de uma letra T e um ponto. Durante esse período, os osciloscópios começaram a perder sua relevância, porque apenas sua tela foi usada.

AJUDA! Os militares, os primeiros, perceberam a importância da invenção, que permitia rastrear o movimento dos alvos. E no desenvolvimento desta área da ciência começou a investir pesadamente.

Gradualmente, graças ao financiamento para o estudo e desenvolvimento de tecnologia, os computadores se tornaram multiusuários. E já em meados dos anos 70 do século XX, aparelhos mais compactos vieram substituir as enormes máquinas de computação. Eles se tornaram disponíveis não apenas para os militares, mas também começaram a ser vendidos ao público.

O alcance de sua missão se expandiu. Além do trabalho, começaram a ser usados ​​para entretenimento e jogos, que passaram a exigir uma boa exibição gráfica das informações. Ninguém queria investir ainda mais no desenvolvimento desta tecnologia, porque era completamente nova e estava apenas começando sua formação. No entanto, uma maneira de sair da situação foi encontrada.

Naquela época, já havia dispositivos que poderiam fornecer uma boa imagem e eram difundidos. Esses aparelhos eram televisores. Eles já conseguiram percorrer um longo caminho de desenvolvimento, livraram-se da lente e sua tela ficou grande. Os fabricantes não reinventaram a roda, mas simplesmente conectaram os computadores às televisões. Portanto, havia pequenos monitores monocromáticos montados a partir dos mesmos componentes que os receptores de TV. A conexão foi realizada de duas maneiras. No primeiro caso, diretamente, e o computador agiu como um prefixo.

No segundo, usando um cabo coaxial, um receptor de TV sem sintonizador também era usado aqui. Esta solução para o problema foi adequada para todos os usuários. Afinal, não havia necessidade de comprar nada, e todos tinham televisores. No entanto, este conjunto não durou muito tempo. Já que as TVs distorciam muito a imagem. Eles também tinham grandes dimensões e peso. Portanto, os desenvolvedores tiveram que procurar novas opções. E depois de algum tempo, os fabricantes começaram a usar a tecnologia de cristal líquido.

IMPORTANTE! A tecnologia em si era conhecida desde o século 19, no entanto, não foi usada. E apenas a aparência dos computadores pessoais deu-lhe uma segunda vida e impulsionou o desenvolvimento dos monitores.

Agora monitores LCD difundidos. Eles consistem em várias camadas entre as quais os transistores estão localizados. A imagem é formada usando três cores primárias - verde, azul e vermelho. Eles têm várias características básicas:

  • Tempo de resposta. Mostra a que velocidade cada pixel muda sua cor para o desejado. Quanto maior o tempo de resposta, pior a imagem.
  • Contraste A proporção de cores brancas e pretas em relação umas às outras. Quanto maior este valor, mais saturada a imagem será;
  • Renderização de cores. Caracteriza a integridade da exibição de cores que o olho humano pode perceber.

AJUDA! Ao contrário dos modelos mais antigos, os novos monitores não têm essa característica como uma varredura de quadros. A imagem será transmitida enquanto a energia for fornecida ao dispositivo.

Monitores modernos são leves e compactos, e a tecnologia de cristal líquido usada tornou o consumo de energia mínimo. Eles são usados ​​em todas as áreas da vida, de casa para o espaço.

Não muito tempo atrás, um grupo de cientistas do Japão apresentou na exposição internacional de tecnologias digitais um monitor capaz de transmitir odores. Isto é feito usando grânulos especiais, que evaporam sob a influência da temperatura e reproduzem o aroma.

E a Sony demonstrou um monitor futurista, cuja imagem é mostrada a alguns centímetros de sua superfície. Não se pode surpreender ninguém com os monitores flexíveis que são usados ​​em smartphones e tablets. E recentemente, cientistas anunciaram o desenvolvimento de dispositivos totalmente transparentes.

A tecnologia moderna não fica parada. E agora, em vez de enormes monitores com características limitadas, usamos monitores leves que exibem imagens de alta qualidade.

Deixe O Seu Comentário