Por que a broca não perfura concreto

O concreto é chamado de pedra artificial por sua alta resistência. De particular dificuldade para a perfuração é o concreto pesado, que inclui uma grande carga natural - brita ou cascalho.

Por que a broca não perfura concreto: as razões

Foi a partir do concreto que foram construídas as estruturas que serviram de base para a construção de casas pré-fabricadas do edifício Khrushchev. Estas casas e hoje permanecem o principal tipo de habitação em muitas cidades da Rússia.

Modernos arranha-céus são construídos principalmente em tecnologia de estrutura monolítica, quando inicialmente é criada a gaiola de reforço do edifício, que é então despejada com o mesmo concreto pesado. Sua composição também inclui: enchimento fino - areia, aglomerante - cimento e água. A força do material depende da qualidade de todos os componentes e da quantidade de cimento.

Ajuda! Uma característica do concreto é o rápido aumento da força por 28 dias e, em seguida, um ajuste lento ao longo de vários anos.

Portanto, o problema de perfurar buracos no concreto enfrentado por quase todos os moradores das cidades.

O que deveria ser uma broca

Para perfurar furos no concreto, a melhor ferramenta é uma furadeira de impacto, projetada para trabalhar com superfícies altamente resistentes. Aumentou a potência e a função de sopro em comparação com uma furadeira convencional, o que facilita o trabalho. O diâmetro máximo do furo é de 120 mm.

Atenção! Para trabalhar com concreto celular leve de uma estrutura porosa, use uma broca não-tensionada ou uma chave de fenda.

Ao fazer furos de pequeno diâmetro de até 10 a 12 mm de profundidade, você pode usar uma furadeira de impacto que pode lidar facilmente com essa tarefa. Em modelos não acentuados ao trabalhar com concreto, o cartucho e o bocal se tornam rapidamente inutilizáveis. O diâmetro máximo do buraco ao trabalhar com uma broca - 13 mm.

Além de perfuradores em construção profissional para furos de grandes diâmetros em paredes de espessura considerável, são usadas brocas com coroas de diamante, equipadas com um sistema de refrigeração a água e um dispositivo de pressão. Os furos resultantes são de perfeita qualidade, e todo o lixo é um cilindro de concreto esculpido. Uma opção tão cara é inadequada para uso doméstico.

Como escolher uma broca

Para trabalhar efetivamente, você deve escolher a broca certa. Normal, caindo sobre escombros ou vergalhões, instantaneamente sem corte.

Brocas adequadas para estruturas de concreto:

  1. Com dica pobedit - a opção mais orçada e procurada para uso doméstico. Funciona sujeito à disponibilidade da função de choque. Tenha uma cauda SDS para instalação em uma furadeira com um mandril sem chave.Ao trabalhar com grés porcelanato, as pontas da ponta ficam rombas após perfurar 1-2 furos.
  2. Diamante revestido é a melhor opção. Eles podem funcionar sem uma função de choque, o custo é muito maior do que os vencedores. Frequentemente usado por artesãos profissionais quando é necessário um grande número de buracos.

Coroas de diamante - bicos circulares para furos de grandes diâmetros de 10-120 mm, por exemplo, sob o soquete ou tubo. Para trabalhar com um perfurador ou uma broca de martelo, você deve escolher uma coroa de diamante com uma broca de centralização, que evitará que ela escorregue. Coroas de borda tem uma estrutura abrasiva.

Ajuda! Uma característica especial das coroas de diamante é a perfuração de concreto armado sem conseqüências para a integridade da coroa quando se encontra com reforço.

As coroas de tungstênio são idênticas no desenho do diamante, mas com um custo mais modesto. Adequado, inclusive para paredes de concreto.

Como preparar a superfície antes do trabalho

Em primeiro lugar, é necessário definir claramente e marcar com um lápis de construção ou um pequeno entalhe (perfuração lenta através do modo ático) o local do futuro buraco. Um pequeno recesso facilita o início do trabalho, evitando que o bocal escorregue.

É importante! Você deve primeiro certificar-se de que nenhum cabo elétrico, suprimento de água, esgoto ou tubos de aquecimento passem pelo alcance da broca.

Depois de verificar o estado do perfurador e a integridade do bocal, execute as seguintes operações:

  1. Instale a broca no mandril até ouvir um clique.
  2. Traga um punção perpendicular à parede, comece a perfurar suavemente a baixa velocidade, pressionando levemente a ferramenta.
  3. Aumente gradualmente o impulso e entre no modo de choque. Para equipamentos de baixa potência, o tempo de operação não deve exceder 10 a 12 minutos.Durante operações de longo prazo, a broca deve ser periodicamente umedecida em água para evitar sua deformação, e o motor deve ser protegido de superaquecimento, fazendo pausas para resfriá-lo.
  4. Uma broca presa pode ser puxada para fora usando um bico de menor diâmetro, aumentando o diâmetro do furo ao redor da ponta presa.

O pó de concreto, que surgiu como resultado da perfuração, é facilmente coletado por um aspirador de pó.

Deixe O Seu Comentário