Densidade do papel fotográfico para impressoras jato de tinta

Apesar do fato de fabricantes e técnicos de reparo falarem com uma só voz sobre a importância de escolher consumíveis de alta qualidade para equipamentos de escritório, enfatizando sua importância na qualidade e trabalho duradouro das impressoras a jato de tinta, muitos ainda não prestam atenção suficiente a essa questão. Além disso, os "consumíveis" de qualidade afetam a impressão em si. Por exemplo, se você tirar papel fotográfico muito fino para uma impressora colorida, quando imprimir, as tintas serão mescladas e a imagem ficará borrada. Qual é a configuração ideal de densidade do papel?

Qual é a densidade do papel fotográfico?

O peso do papel é geralmente medido e indicado pelo fabricante em gramas por metro quadrado. Entre proprietários de impressoras há uma opinião bastante difundida não totalmente correta que quanto mais espessa a folha, mais alta sua densidade. Isso não é totalmente verdade, porque a densidade dos diferentes tipos de papel pode ser completamente diferente (por exemplo, se você comparar papel magnético com papel mate). A densidade do portador depende de:

  • Detalhe da Impressão
  • Durabilidade dos materiais obtidos
  • Durabilidade material
  • Absorção de tinta da impressora

É importante! Para dizer que quanto mais denso o material do transportador, melhor, seria errado, já que nem toda impressora consegue lidar com uma folha excessivamente densa.

Os parâmetros da densidade permitida do fabricante geralmente indicam na embalagem ou nas instruções para a impressora.

Se falamos de números específicos, a densidade do papel mate inferior a 100 g por metro quadrado não é adequada para imprimir imagens neste papel, uma vez que a tinta neste caso “limpa” toda a folha e a imagem corre o risco de ficar desfocada. É importante notar que esta regra é injusta para o papel brilhante, que, com a mesma densidade, é capaz de absorver virtualmente toda a camada de tinta. Como o parâmetro mais adequado para a impressão de fotos, os especialistas apontam para um material com uma densidade de cerca de 150 gramas por metro quadrado.

Como escolher o papel fotográfico para a impressora?

Como você sabe, os proprietários de impressoras coloridas que gostam de imprimir fotos neles, qualquer tipo de papel para imprimir imagens é muito mais caro do que o normal. Isso é explicado pelo fato de que, no processo de fabricação desse papel, foram utilizadas tecnologias especializadas e substâncias mais caras. Os especialistas concordam que a escolha do papel fotográfico deve, além do parâmetro principal acima descrito, basear-se nos seguintes critérios:

  • Resolução suportada. Esse parâmetro é medido no número de pontos por polegada e o detalhamento dos objetos localizados na foto depende dele.
  • Composição A partir deste parâmetro depende da taxa de secagem do material acabado, a sua predisposição para um determinado tipo de impressão.
  • Tipo de cobertura Basicamente, a escolha do tipo de revestimento - uma questão de gosto, mas cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo: o brilho é mais resistente a danos.
  • Tamanho Dependendo do tamanho da foto que será impresso com mais freqüência do que outros, o tamanho do papel também é selecionado.

É importante! Os fabricantes modernos oferecem aos seus clientes o chamado papel fotográfico "universal", no entanto, vale a pena lembrar que "universal" não significa "perfeito", e esse papel também tem suas desvantagens.

Com base nos critérios acima, cada proprietário de uma impressora colorida poderá escolher com sucesso um material adequado para impressão.

Deixe O Seu Comentário