Por que inserir uma colher em um champanhe aberto

Praticamente nenhum evento festivo está completo sem champanhe. O encanto especial desta bebida é dado por bolhas de gás, que agradavelmente espumam no vidro. Sem eles, toda a magia é perdida e o sabor deixa muito a desejar. Mas e se o jantar acabar, os convidados saírem e o vinho espumante estiver apenas meio bêbado? Em tais situações, anfitriãs experientes recorrem a um pequeno truque - use talheres como uma cortiça.

O que ajuda os talheres

Acontece que há uma pequena vida doméstica no caso da garrafa já estar aberta, mas por algum tempo ela precisa ser colocada na geladeira. Utensílios de mesa comuns podem ajudar a manter o olhar saturado mesmo por alguns dias: chás e colheres e garfos.

Como usar talheres

O principal é usar metal (e melhor - prata nobre) produtos. Então será capaz de criar um "engarrafamento"impedindo a exalação rápida.

É importante! É necessário abaixar em um pescoço de garrafa só a maçaneta de um garfo ou uma colher. É desejável assegurar que o metal não toque no próprio líquido, mas dele a uma distância de 1-2 cm.

Aliás uma faca para este propósito não funcionará, como, provavelmente, não será mantido e falhará dentro.

Por que o gás é armazenado?

É tudo sobre física. Fato bem conhecido: gás quente é mais leve que o frio denso. Consequentemente, quanto mais fria a garrafa e o líquido, menor o número de bolhas que se elevarão e desaparecerão. Mas o que o metal tem a ver com isso?

De fato, é um excelente material termicamente condutor. Acontece que na geladeira a colher de metal esfria rapidamente. E então ajuda a esfriar o champanheremovendo o calor dele.

É importante! O ar acima do pescoço parece formar uma cortiça real. Assim, talheres comuns desempenha um papel importante dos radiadores.

Opinião céptica

Na rede você pode encontrar um número de comentários muito diferentes sobre essas propriedades maravilhosas. Entre eles, há aqueles que refutam a viabilidade e realismo deste método de manter a saturação de bebidas carbonatadas.

Os céticos dizem que champanhe de verdade e um bom vinho espumante sem qualquer dispositivo adicional podem preservar o frescor por quase uma semana em uma garrafa aberta.

Experiência para verificar

Algumas pessoas até realizaram as suas próprias experiências em casa para verificar se a colher de metal era mágica em vez de cortiça.

Para este fim, especificamente abriu duas garrafas idênticas e bebeu deles a quantidade certa de fluido. Depois disso, a colher foi inserida pela primeira vez no pescoço, como na receita. E o segundo ficou sem tampas e engarrafamentos.

Testemunhas afirmam que um dia depois, o número de bolhas em ambos foi o mesmo. Portanto, os talheres não têm nada a ver com isso.

Alguém até tentou descrever o fenômeno com a ajuda da física. A pressão dentro do vaso é muito maior que a atmosférica. Portanto depois de remover o plugue, nenhum resfriamento ajudará. A diferença será apenas no grau de saturação com dióxido de carbono. Quanto maior, mais bolhas, que simplesmente desaparecerão por mais tempo. É por isso vinhos espumantes caros e de alta qualidade podem não fracassar por vários dias.

Explicações semelhantes parecem lógicas. Mas depois que todo o método existe por muito tempo. E milhares de pessoas não apenas continuam a aplicá-lo ativamente, mas continuam satisfeitas com o resultado.

Talvez, se apenas por este motivo, vale a pena dar uma chance a uma lenda e, independentemente, tentar "salvar" o champanhe dessa maneira?

Assista ao vídeo: Reportagem Voce em Dia - Como abrir corretamente o espumante! (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário